Rastreabilidade de produtos: da saída da fábrica até o PDV

13 set, 2022 | Estoque, RFID, Tecnologia, Varejo | 0 Comentários

Reading Time: 3 minutes

A rastreabilidade de produtos é uma das formas mais importantes de controle logístico. O processo permite que uma empresa faça todo o caminho de determinado item, da saída da fábrica ao PDV. Assim, é possível acompanhar todo o trajeto do artigo, podendo, inclusive, resolver problemas detectados mesmo depois da venda.

É o caso do recall de algumas montadoras, por exemplo, que pedem que os consumidores de determinados lotes retornem à concessionária para trocar um elemento em que foi constatada alguma irregularidade.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Por que a rastreabilidade de produtos é tão importante?

Assim, a rastreabilidade de produtos permite que você saiba exatamente o que foi vendido para quem, onde e quando. E isso serve tanto para itens comercializados nacional ou internacionalmente, quanto bens de consumo ou insumos utilizados em qualquer tipo de indústria.

Por outro lado, a rastreabilidade de produtos também possibilita um maior controle de qualidade dentro da própria empresa. Ao saber exatamente em que etapa do processo produtivo o item se encontra, é possível evitar, identificar e corrigir falhas.

Dessa forma, você reduz tempo e custos de produção. E, ao melhorar todo o processo produtivo, seu negócio ganha também mais competitividade no mercado.

 

Riscos são minimizados

Além disso, outra vantagem é a redução de riscos relacionados a perdas e furtos. Ao acompanhar o trajeto dos itens durante a logística de transporte fica mais fácil encontrar itens desviados por engano ou má fé.

Ao mesmo tempo, há produtos que precisam ter sua integridade preservada a qualquer custo. É o caso de itens como os farmacêuticos e alimentícios, cuja qualidade no armazenamento e transporte precisa ser assegurada aos clientes, intermediários ou finais.

Por isso é tão importante ter um sistema que permita a rastreabilidade de produtos com facilidade e clareza. Até porque ela empresta mais transparência e segurança nas relações entre fornecedores, empresas e consumidores finais, qualidades essenciais no mercado atual.

 

Como criar uma rastreabilidade eficiente na sua empresa?

O primeiro passo para criar um sistema de rastreabilidade eficiente é determinar o mecanismo de controle. Hoje a tecnologia de identificação por radiofrequência (RFID) é uma das modernas, seguras e utilizadas em todos os setores produtivos.

A tecnologia RFID captura, identifica, monitora e armazena as informações ao longo de toda a cadeia produtiva e a saída da fábrica até o ponto de venda. Mas apesar de ser parecido com o sistema de código de barras, o RFID é bem mais completo e abrangente.

As informações são transmitidas através das ondas de rádio das etiquetas (tags) que possuem um chip conectado a uma antena para um leitor RFID.

Uma das muitas vantagens do sistema é a multiplicidade de leituras simultâneas sem que seja necessário visualizar a linha com o código de cada item. Essa automatização evita o gasto de tempo, recursos e mão de obra, além de erros humanos.

Cada projeto é personalizado para as dimensões e características da empresa e seus objetivos. Para isso há vários tipos de etiquetas para os mais diversos materiais, alcances diferentes da distância de leitura, frequência e capacidade das antenas.

Assim, do varejo ao trânsito, dos esportes às indústrias, do setor de logística às empresas de todos os tipos, a RFID está revolucionando o controle de qualidade na produção, distribuição e venda, melhorando a gestão de produtos.

 

Processos devem ser integrados

Outro passo importante da rastreabilidade de produtos é a integração dos processos. Se não houver diálogo entre todos os setores não é possível fazer um acompanhamento consistente. Então é preciso eliminar os gargalos que podem gerar conflitos de informações.

A tecnologia RFID permite uma integração perfeita entre todas as etapas, com uma arquitetura feita exclusivamente para cada tipo de negócio e suas necessidades.

Dessa forma é possível melhorar a eficiência dos processos internos, mas também traçar um caminho seguro depois que o produto sai da fábrica até o consumidor com uma base de informações atualizada em tempo real.

Afinal, quanto mais rapidamente os dados são inseridos no sistema, maior a eficiência e assertividade da rastreabilidade de produtos.

A integração com as equipes também é muito importante. A tecnologia RFID é de fácil aprendizado e manuseio, mas é necessário que haja uma cultura de união para a alimentação da estratégia.

Aproveite para garantir a melhor rastreabilidade de produtos com soluções personalizadas para o seu negócio.

Venha falar com a equipe de consultores da Haco RFID e tome a melhor decisão para a sua empresa!

compartilhamento

4.7/5 - (7 votes)

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Vantagens de aplicar a tecnologia RFID no armazenamento logístico

Reading Time: 3 minutes

Reading Time: 3 minutes A agilidade e eficiência nos centros de distribuição são essenciais para o seu bom funcionamento e a tecnologia RFID pode ajudar neste processo. As etiquetas RFID (Identificação por Radiofrequência) fazem a leitura dos códigos de identificação por meio de ondas de rádio, facilitando assim a sua leitura. Veja as principais vantagens da sua aplicação nos armazéns logísticos.

HACO RFID x código de barras: 5 motivos para aderir à nova tecnologia

A transformação digital está mudando definitivamente a forma de fazer negócios e a HACO RFID é uma parte importante desse processo, proporcionando mais segurança, agilidade, rastreabilidade e redução de custos.  Por isso, cada vez mais o varejo está trocando o antigo...
Inclusão digital - na imagem uma mulher branca trabalhando

Inclusão digital: como treinar colaboradores mais velhos?

Novas tecnologias não param de surgir a todo momento. E, com isso, há uma necessidade constante de reinvenção das próprias empresas para acompanhar as tendências do mercado e manter uma competitividade contínua através de ferramentas inovadoras. No entanto, nem sempre...

Logística: o que esperar desse mercado em 2023

O ano de 2023 promete começar recheado de desafios e no mundo da logística não é diferente. Dar suporte às demandas de um e-commerce cada vez mais forte e, ao mesmo tempo, humanizar o atendimento com soluções inteligentes e inovadoras são algumas delas. A vantagem é...
Tecnologia-das-Coisas.

Internet das Coisas – IOT: 6 novidades do gerenciamento de inventário

Aumentar a eficiência operacional com a Internet das Coisas (IoT) não é mais uma promessa do futuro. As soluções em IoT já são uma realidade corporativa com o uso de dados em tempo real. Em pouco tempo, aliás, a Internet das Coisas deverá ser nativa em um ambiente...
bloqueio RFID

Bloqueio RFID: entenda mais sobre esse conceito

Talvez você já tenha vivido dois lados de uma mesma situação por conta de um mesmo objeto: o seu cartão de banco. Um deles foi celebrar a facilidade de fazer pagamentos por aproximação. E o outro foi se preocupar com a facilidade de fazer pagamentos por aproximação -...

Benefícios da logística reversa: como fazer e monitorar

Um dos grandes desafios da sustentabilidade é o descarte correto dos materiais. E não só porte do comércio e das indústrias, mas também dos consumidores. No entanto, as empresas podem adotar a logística reversa, que minimiza o impacto dos detritos no meio ambiente ao...
haco rfid setores nao varejistas que se beneficiam dessa tecnologia

HACO RFID: 9 setores não varejistas que se beneficiam dessa tecnologia

A tecnologia RFID tem sido muito utilizada no varejo, principalmente na gestão de estoque. A substituição do código de barras pelo sistema traz tantos benefícios que já é considerada uma das principais estratégias para aumentar a competitividade no setor. Mas ele não...
O que considerar antes de adotar tecnologias na gestão de estoque

O que considerar antes de adotar tecnologias na gestão de estoque

Uma boa gestão de estoque é fundamental para a saúde financeira da empresa. O monitoramento eficiente da cadeia de suprimentos evita o desperdício, favorece o capital de giro, otimiza o espaço físico e ainda gera conhecimento da oferta e da procura. No entanto, nem...
etiquetas RFID

Entenda as normativas GS1 em relação as etiquetas RFID

A tecnologia de identificação por radiofrequência, mais conhecida por sua sigla em inglês RFID, já é uma tendência consolidada. Afinal, otimizar o reconhecimento e a rastreabilidade dos itens é a melhor estratégia para melhorar a performance nos negócios. Mas as...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This