Como ter mais visibilidade da marca no varejo com a tecnologia RFID

21 dez, 2021 | Processos empresariais, Varejo | 0 Comentários

A tecnologia RFID pode ser uma grande aliada para aumentar a visibilidade da marca no varejo. Quer saber como? Leia este artigo até o fim e descubra!

O que é visibilidade da marca?

Quem não é visto não é lembrado já diria o ditado. Mas mais do que simplesmente fazer uma empresa aparecer, a visibilidade da marca é uma área do marketing que se concentra em fazer um negócio se destacar no mercado, especialmente em relação à concorrência.

As estratégias de visibilidade da marca visam criar brand awareness, isto é, melhorar a  percepção da marca — quando uma empresa é reconhecida pelos consumidores como referência em certo segmento.

Outro ponto é relacionado com fortalecimento de marca. Mesmo quando uma marca já é conhecida em determinado mercado, ainda há espaço para melhoria. Por exemplo, uma marca fortalecida amplia suas conexões com os consumidores.

A visibilidade da marca pode ser trabalhada tanto na própria loja física, quanto no varejo digital. A identidade, a presença da marca e a experiência do consumidor são um dos principais fatores que colaboram para isso.

Em relação à experiência do consumidor, a tecnologia é uma das principais ferramentas que pode ajudar na visibilidade da marca — vamos ver detalhes sobre isso mais abaixo.

Como a visibilidade da marca pode impactar na receita do seu varejo?

A primeira forma como a visibilidade da marca impacta de forma positiva na receita de um varejo é por fazer sua empresa ganhar uma fatia maior do mercado. Isto é, aumentar a preferência dos consumidores.

Por exemplo, como esforço para ter mais visibilidade da marca, sua empresa passa a implementar tecnologias que melhoram tanto o produto quanto a experiência de compra, oferecendo preços mais competitivos, mais disponibilidade em estoque e agilidade.

O resultado disso? Os consumidores vão se sentir satisfeitos com a compra, vão querer retornar a seu negócio, indicar sua loja a outras pessoas e até podem querer gastar mais. Assim, suas vendas e receitas podem aumentar. 

Como melhorar a visibilidade da marca?

Agora que você conheceu mais sobre o conceito de visibilidade da marca, é o momento de saber como colocar suas estratégias em prática. Os parágrafos a seguir trazem sete pontos que você pode seguir. Confira!

Conheça a fundo o seu cliente

Um dos principais passos para conhecer bem seu cliente é por fazer estudos de público-alvo e persona. Para isso, reúna informações sobre seus clientes, faça perguntas a eles e analise os dados coletados.  

Algumas informações relevantes podem ser saber a faixa etária dos clientes, onde trabalham, seus hábitos de consumo de mídia e sua renda mensal. Esse é o momento para também fazer pesquisa de satisfação com seus consumidores.

Invista na experiência dos clientes

Para proporcionar uma boa experiência de consumo, invista em um ambiente agradável, em uma loja limpa e organizada e em um bom atendimento.

Você também pode criar um sistema de pagamento sem fila para seus clientes no PDV, ao adotar a tecnologia RFID (Radio Frequency Identification).

Dessa forma, quando o cliente estiver pronto para o pagamento, basta ele se dirigir a um dos pontos com cestas disponíveis com tag RFID. 

O leitor embutido calcula automaticamente o valor total a ser pago, bastando o consumidor passar o cartão no terminal ao lado da cesta.

O checkout pode ficar assim até 60% mais rápido do que no método tradicional, liberando os vendedores para prestarem um melhor atendimento durante a escolha dos produtos.

Não venda produtos, resolva problemas

É claro que a venda de produtos é o que vai sustentar o seu varejo. Mas há alguns passos antes que fazem aumentar a visibilidade da marca para, só então, depois crescer o faturamento.

Uma estratégia de marketing muito eficaz, especialmente nesta era digital, é o marketing de conteúdo. Com ele, sua empresa não só atrai audiência para mais perto de seus produtos, mas também se torna uma autoridade no segmento em que atua no mercado.

Por exemplo, um pet shop pode produzir conteúdo relevante para resolver dúvidas sobre cuidados com animais de estimação. Ao procurar pelo assunto no Google, um usuário vai encontrar o site dessa marca.

Os conteúdos não precisam promover diretamente a venda de um produto, mas devem ter o objetivo de solucionar problemas. Além do próprio site da empresa, eles podem ser distribuídos em redes sociais, e-mail e até de forma impressa.

Invista em estratégias digitais

Falando em meios digitais, além de resolver problemas por seus canais, como mencionamos, existem outras estratégias que podem ser utilizadas.

Além de criar um plano de marketing de conteúdo, há também outras formas importantes de executar uma estratégia digital.

Visibilidade da marca e presença digital são dois conceitos totalmente ligados. Ter um bom site, landing pages, plataforma de e-commerce, bom atendimento online e investir em anúncios são outras maneiras de aumentar sua exposição na internet.

Procure o seu diferencial

Valorize os pontos fortes de seu varejo. Transforme o que sua marca tem de único no diferencial pela qual ela é lembrado.

Se você adotou RFID em sua loja, certamente estará à frente da maioria da concorrência. Amplie o potencial de retorno do investimento feito nessas etiquetas para mostrar os benefícios de comprar em seu comércio.

Não só valorize as características em si do RFID, mas também os benefícios que um cliente pode ter, como: 

  • acesso à quantidade de mercadoria disponível em tempo real
  • possibilidade de pagamento sem fila
  • vendedores com maior disponibilidade
  • experiência conectada entre online e offline
  • provadores inteligentes
  • maior acurácia dos estoques.

Conte com a tecnologia como aliada

Por fim, a tecnologia no varejo é um dos principais recursos que você deve aproveitar para aumentar a visibilidade de sua marca. 

Ferramentas de informações integradas, como o RFID, têm grande impacto nesse objetivo. 

Já vimos sobre como essas tags inteligentes podem ajudar na implementação de algumas experiências de compra inovadoras, mas as vantagens do RFID vão além da visibilidade da marca. 

Com essa tecnologia, os varejistas podem, em média, aumentar suas receitas em 5 a 10%, dependendo do negócio. Isso além de um aumento de margem de até 1% e capital de giro entre 10 e 15% menor, devido aos níveis de estoque totalmente otimizados.

Como a Haco RFID pode ajudar

A tecnologia RFID no varejo é uma excelente forma de aumentar a visibilidade de sua marca. 

Além disso, agilidade, acuracidade, redução de tempo, redução de custos e outras vantagens também são consequência da implementação dessas etiquetas inteligentes. 

A Haco RFID tem a expertise para ajudar você nessa jornada de transformação digital, com produtos e projetos personalizados para cada necessidade. Afinal, somos os pioneiros nessa tecnologia no Brasil. Confira nossas soluções:

  • Produtos: etiquetas RFID costuráveis e adesivas para varejo, cama, mesa e banho, vestuário, maquiagem, ótica, joalheria, cosméticos, medicamentos, entre outros segmentos
  • Projetos: implementação de portais, leitores portáteis e softwares que colocam fim no trabalho manual e individual de leitura de códigos de barras no varejo, indústria e logística. 

Quer ter uma consultoria personalizada? Entre em contato conosco.

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