Logo Haco RFID
  • Blog
  • Site
  • Somos Haco RFID
  • O que é o RFID?
  • Produtos
  • Contato

Varejo digital: saiba como o RFID otimiza as vendas

7 out, 2021 | RFID, Varejo | 0 Comentários

Reading Time: 4 minutes

Se o varejo digital vem revolucionando a forma como adquirimos produtos, o uso da tecnologia RFID por parte das empresas certamente é um passo a mais nessa transformação.

Afinal, o sistema RFID consegue otimizar a gestão de estoque do varejo digital, além de promover outras vantagens que aumentam as chances de vendas.

Vamos entender melhor sobre este assunto agora mesmo! 

Conteúdo ocultar
1 O que é varejo digital?
2 Quais os benefícios do varejo digital?
2.1 O varejo digital é escalável
2.2 Você vende 24 horas por dia no varejo digital
2.3 O varejo digital está incluído na tendência do omnichannel
2.4 O varejo digital tem menos custos operacionais
3 Como o RFID otimiza os processos do varejo digital?
3.1 O RFID é ideal para o controle do estoque do varejo digital
3.2 O RFID agiliza o check-out dos produtos
3.3 As etiquetas RFID ajudam no giro de estoque
4 Conclusão: precisa implementar a tecnologia RFID no varejo digital?

O que é varejo digital?

O varejo digital, ou varejo online, nada mais é do que a venda de produtos e serviços diretamente ao consumidor final por meios digitais. 

Na prática, as empresas podem ter seu varejo totalmente digital por meio das lojas virtuais e marketplaces, ou, ainda, terem lojas virtuais e também pontos de vendas físicos. 

Nos últimos tempos, o varejo digital teve um crescimento acima da média. Aliás, muito por conta da crise gerada pela pandemia de coronavírus. 

Muitas lojas tradicionalmente físicas tiveram que migrar para a internet, ao mesmo tempo em que e-commerces foram criados do zero.

Segundo dados da Neotrust, apenas no primeiro trimestre de 2021, o varejo digital teve um crescimento de mais de 70% em relação ao mesmo período do ano anterior.  

Essa é uma prova da força desse tipo de empreendimento, não é mesmo? Porém, é preciso ter em mãos ferramentas igualmente tecnológicas para otimizar os processos, deixando a experiência do cliente mais simples e satisfatória. 

Por isso, continue lendo para entender como o sistema RFID entra nessa história.

Quais os benefícios do varejo digital?  

Além de proporcionar praticidade aos clientes na hora de adquirir produtos e serviços, vamos relembrar algumas vantagens do varejo digital para as empresas:

O varejo digital é escalável

Ao oferecer produtos pela internet, não há limites para expandir o número de clientes. 

Mesmo que, à princípio, você comece vendendo os produtos a nível local ou regional, essa forma de comercialização te permite expandir o negócio de forma sustentável. Você não precisará investir em determinados itens, como o aluguel de pontos físicos, por exemplo. 

Você vende 24 horas por dia no varejo digital

Outra grande vantagem de vender pela internet é que as vendas ocorrem de forma passiva. Os clientes poderão fazer as compras em qualquer dia e horário, sem que a sua equipe esteja de prontidão.

É claro que isso não se aplica à entrega dos produtos, mas já é uma vantagem importante para a praticidade dos clientes e o aumento das suas vendas. 

O varejo digital está incluído na tendência do omnichannel

Omnichannel é a integração e convergência de diversos canais de vendas, o que é uma forte tendência no varejo. 

Isso porque os clientes praticamente não diferenciam mais o mundo online do offline em termos de compras – afinal, a integração desses dois mundos está cada vez mais presente.

Por isso é que lojas físicas também podem migrar para a internet sem abrirem mão de suas vendas presenciais, mas como uma forma de expandir seus negócios e facilitar a vida dos clientes. 

E com a tecnologia, ponto físico e digital ficam totalmente integrados, facilitando a gestão da empresa.

O varejo digital tem menos custos operacionais

Como dissemos, gastos com aluguel de pontos físicos, compra de equipamentos específicos e outras despesas são dispensáveis no varejo digital.

Em relação ao espaço físico, o investimento se dará basicamente na logística de estoque e distribuição das mercadorias. Aliás, é aqui que o RFID entra para ajudar nesse procedimento, conforme veremos a seguir. 

Como o RFID otimiza os processos do varejo digital?

A tecnologia RFID é uma das soluções ideais para o varejo digital. Você sabe como ela funciona?

RFID é a sigla traduzida de Identificação por Radiofrequência. Isso quer dizer, na prática, utilizar etiquetas com essa tecnologia para a identificação dos produtos em tempo real.

Uma etiqueta RFID é composta por um microchip onde são gravados os dados da mercadoria. Além disso, a própria etiqueta também conta com uma pequena antena que capta o sinal de radiofrequência.

Então, quando a mercadoria com a etiqueta RFID passa por um leitor RFID – que pode ser portátil ou de tamanho maior – os dados do microchip são enviados ao computador conectado ao sistema de gestão.

O RFID apresenta mais benefícios do que o código de barras para o varejo digital por alguns motivos, tais como:

  • cada produto recebe uma identificação exclusiva;
  • várias etiquetas RFID podem ser lidas ao mesmo tempo (aliás, centenas delas);
  • o tempo de contagem das mercadorias em um estoque fica mais rápido e à prova de erros, pois não ocorre leitura duplicada.

Por isso, vale a pena investir nas etiquetas RFID para os seus produtos no varejo digital. Vamos falar sobre algumas aplicabilidades do sistema:

O RFID é ideal para o controle do estoque do varejo digital

A logística do estoque ganha novos patamares com as etiquetas RFID. 

Além de proporcionar a contagem das mercadorias de forma mais rápida e segura, todo o trajeto do produto pode ser monitorado até chegar ao cliente final.

O inventário da empresa também passa a ter alta acuracidade, já que a contagem também pode ser feita por meio do sistema RFID. 

O RFID agiliza o check-out dos produtos

Como a leitura dos dados das etiquetas RIFD é feita de forma simultânea e muito rápida, o procedimento de saída das mercadorias vendidas também fica muito mais ágil.

Aliás, saiba que as etiquetas RFID podem ser lidas até mesmo se estiverem dentro de embalagens de diferentes materiais. Isso facilita muito a rotina de contagem do estoque e também da chegada e saída dos produtos. 

As etiquetas RFID ajudam no giro de estoque

Fica muito mais fácil controlar a entrada e saída de mercadorias do estoque no varejo digital, tanto por conta do tempo reduzido de contagem quanto da exclusividade de identificação de cada produto.

Além disso, saiba que no microchip interno da etiqueta, você consegue gravar muitos dados sobre os produtos. E isso ajuda muito na hora de saber quais deles estão prestes a vencer o prazo de validade, no caso de itens perecíveis.

Na hora da própria contagem do estoque, você consegue saber quais produtos estão para vencer, fazendo com que você consiga tomar decisões importantes para a saída deles (como uma promoção, por exemplo). 

Conclusão: precisa implementar a tecnologia RFID no varejo digital?

A Haco é pioneira no estudo e no desenvolvimento do sistema RFID no Brasil. Temos a expertise de produzir as melhores etiquetas de acordo com as necessidades das empresas físicas e digitais.

Além disso, também ajudamos em todo o processo de implementação do sistema na rotina de logística do seu negócio.

Confira no vídeo abaixo o case de sucesso da Havan, que contou com a Haco para implementar o sistema RFID em seu estoque e outros departamentos:


E então? Quer conhecer mais sobre como a tecnologia RFID pode ajudar em seu negócio de varejo digital? Entre em contato com a nossa equipe agora mesmo!

5/5 - (3 votos)

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

RFID x Código de Barras: Entenda as Diferenças e Vantagens

Quando falamos em tecnologias para identificação de produtos, o debate sobre RFID x código de barras é constante. Ambos são amplamente utilizados, mas cada um tem suas particularidades e vantagens. O que é RFID e como ele se diferencia do código de barras? O RFID x...
Leia mais

Inventário de estoque: o que é, como fazer e os benefícios do RFID

Com o fim de ano chegando, deixar o inventário de estoque em dia é essencial para evitar desorganização, prejuízos e melhorar a gestão da empresa. A seguir, veja o que é, como funciona e como a tecnologia RFID pode otimizar esse processo. O que é inventário de...
Leia mais

Tecnologia na logística: benefícios e soluções que transformam empresas e indústrias

A tecnologia na logística veio para simplificar processos e trazer mais eficiência ao nosso dia a dia. Muito além de softwares que otimizam operações, soluções como as etiquetas inteligentes RFID tornam os fluxos logísticos mais ágeis e precisos, reduzindo erros e...
Leia mais

RFID e NFC: Entenda a diferença

RFID ou NFC? Conheça as principais diferenças e descubra como aplicar a tecnologia na moda. A tecnologia e a moda andam lado a lado. Um exemplo disso são as soluções de identificação por radiofrequência, como o RFID e NFC. Ambas são utilizadas para o rastreamento,...
Leia mais

RFID: O que é?

Uma dúvida comum sobre a tecnologia RFID: o que é, como funciona, por que usar e quanto custa implementar esta tecnologia nas empresas. Você sabia que essa tecnologia está revolucionando a forma como empresas gerenciam os seus estoques? Neste artigo, vamos...
Leia mais

Vantagens de aplicar a tecnologia RFID no armazenamento logístico

Reading Time: 3 minutesReading Time: 3 minutes A agilidade e eficiência nos centros de distribuição são essenciais para o seu bom funcionamento e a tecnologia RFID pode ajudar neste processo. As etiquetas RFID (Identificação por Radiofrequência) fazem a leitura dos códigos de identificação por meio de ondas de rádio, facilitando assim a sua leitura. Veja as principais vantagens da sua aplicação nos armazéns logísticos.

Leia mais
Inclusão digital - na imagem uma mulher branca trabalhando

Inclusão digital: como treinar colaboradores mais velhos?

Novas tecnologias não param de surgir a todo momento. E, com isso, há uma necessidade constante de reinvenção das próprias empresas para acompanhar as tendências do mercado e manter uma competitividade contínua através de ferramentas inovadoras. No entanto, nem sempre...
Leia mais

Logística: o que esperar desse mercado em 2023

O ano de 2023 promete começar recheado de desafios e no mundo da logística não é diferente. Dar suporte às demandas de um e-commerce cada vez mais forte e, ao mesmo tempo, humanizar o atendimento com soluções inteligentes e inovadoras são algumas delas. A vantagem é...
Leia mais
Tecnologia-das-Coisas.

Internet das Coisas – IOT: 6 novidades do gerenciamento de inventário

Aumentar a eficiência operacional com a Internet das Coisas (IoT) não é mais uma promessa do futuro. As soluções em IoT já são uma realidade corporativa com o uso de dados em tempo real. Em pouco tempo, aliás, a Internet das Coisas deverá ser nativa em um ambiente...
Leia mais
bloqueio RFID

Bloqueio RFID: entenda mais sobre esse conceito

Talvez você já tenha vivido dois lados de uma mesma situação por conta de um mesmo objeto: o seu cartão de banco. Um deles foi celebrar a facilidade de fazer pagamentos por aproximação. E o outro foi se preocupar com a facilidade de fazer pagamentos por aproximação -...
Leia mais

0 comentários

Enviar um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Institucional

Somos Haco RFID
O que é RFID
Cases

Atendimento

Perguntas Frequentes
Política de Privacidade
Termos de uso
Política de Devolução e troca

Produtos

Varejo
Indústria
Logística
Produtos Especiais

Contato

+55 (47) 2102-6109
comercial.rfid@haco.com.br

Logo Haco RFID Branca
Haco © 2025 - Todos os direitos reservados.
  • Seguir
  • Seguir
  • Seguir
  • Seguir

Pin It on Pinterest

Share This
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • LinkedIn
  • Like