Provador inteligente: Saiba o que é e como implementar em sua loja

11 nov, 2021 | RFID, Varejo | 0 Comentários

Reading Time: 4 minutes

Aquele futuro que parecia distante, enfim, chegou para as lojas. O provador inteligente já é uma realidade que pode ser implementada para aumentar a experiência do cliente e as vendas.

Entenda como essa tecnologia funciona!

O que é um provador inteligente?

O provador inteligente, também chamado de provador virtual, espelho interativo e espelho inteligente, é uma tecnologia de interação entre o cliente e a loja.

Na prática, ao entrar na área do provador com um produto, a etiqueta contida nele entra em contato com o vidro do espelho, surgindo uma tela touchscreen.

O cliente passa a ter acesso a várias opções, que dependerão da customização da loja, tais como:

  • Preço e características do produto;
  • Outras opções de cores e tamanhos do mesmo produto;
  • Dicas de combinações de roupas e acessórios;
  • Ajuste de iluminação;
  • Escolha de música para ouvir;
  • Solicitar outras peças para provar;
  • Adicionar outros produtos no carrinho de compras;
  • Finalizar o pagamento sem precisar se dirigir ao caixa.

Interessante, não é mesmo?

O que antes parecia coisa de outro mundo, agora está acessível. Mais adiante aqui neste post, você vai descobrir que a tecnologia por trás desse provador inteligente é muito simples. 

Quais as vantagens de investir em provadores inteligentes na loja?

A palavra-chave é: experiência de compra

As pessoas estão tão acostumadas com o ambiente digital, com o universo das compras on-line, que levar essa experiência para as lojas físicas faz com que aumente a satisfação na hora da compra. 

Afinal, o provador inteligente oferece um atendimento complementar que facilita na hora de escolher as peças e até concluir o pagamento de forma rápida sem ficar muito tempo na fila do caixa. 

Além disso, o provador virtual também integra a loja física e a on-line. O cliente pode optar por experimentar o produto na loja e finalizar a compra no e-commerce. Ou, ainda, comprar na loja virtual e retirar o produto na loja física. 

O provador inteligente também pode aumentar o ticket médio das compras. Isso porque ele oferece produtos e acessórios complementares aos que o cliente está experimentando, incentivando a compra desses itens. 

E se para o cliente, existe tanta vantagem, imagine para os próprios lojistas?

O provador virtual aumenta a eficiência e a produtividade da equipe de vendedores, já que o espelho interativo ajuda a complementar o processo de atendimento – é possível configurar para que o cliente solicite a presença do vendedor se precisar, por exemplo. 

Além disso, a própria ferramenta também é complementar na hora da gestão das vendas

Afinal, se o provador inteligente é tecnológico, ele fornece dados estratégicos (e criptografados) para as empresas.

Dados como os produtos mais clicados, os tamanhos, quais áreas da tela o cliente mais interagiu, etc., são fundamentais para que a loja saiba:

  • Medir a taxa de conversão;
  • Como personalizar as ofertas com base nos itens de maior e de menor saída;
  • Como reabastecer o estoque de forma mais otimizada;
  • Planejar as ações de marketing;
  • Identificar melhor o perfil do cliente que acessa o provador inteligente;
  • Quantas pessoas utilizaram o espelho interativo.

Qual é a tecnologia por trás do provador inteligente?

A tecnologia RFID – Identificação por Radiofrequência – é a que está por trás do provador inteligente. 

No momento em que o cliente entra com o produto no provador, o espelho interativo reconhece a peça pelo sensor que está embutido na etiqueta RFID

Uma etiqueta RFID é composta por:

  • Um microchip interno que armazena os dados sobre o produto;
  • Uma antena de 3 a 4 polegadas que capta o sinal de radiofrequência;
  • O revestimento externo, que pode ter diferentes materiais (papel, adesivo, plástico, silicone, epóxi, etc.).

Portanto, o provador inteligente possui um sistema de leitura do sinal de radiofrequência, que ao entrar em contato com a etiqueta, envia os dados ao software instalado no espelho virtual e os transforma em informações para os clientes.

Para que o sistema funcione, será necessário:

  • A instalação de radiofrequência na loja;
  • As etiquetas RFID nos produtos;
  • Leitores RFID nos provadores;
  • Software para a leitura dos dados das etiquetas;
  • Espelho com a tecnologia desenvolvida para a interatividade touchscreen. 

Dá uma olhada no vídeo abaixo que explica melhor sobre o funcionamento das etiquetas RFID:

 

Aliás, a tecnologia RFID pode ser implementada em outros setores em sua empresa, incluindo a logística do estoque.

Centenas de etiquetas RFID podem ser lidas simultaneamente e a dezenas de metros do leitor, facilitando a contagem e reduzindo muito o tempo destinado a essa atividade – ao contrário dos tradicionais código de barras, que precisam ser lidos um a um a uma distância pequena do leitor.

A alta acuracidade de estoque e de inventário são os principais benefícios do sistema, já que você passa a contar com uma identificação rápida e eficiente de todos os produtos, facilitando a integração do estoque da loja física e da virtual.

Saiba mais: Como fazer controle de estoque utilizando a tecnologia RFID.

Como implementar o provador inteligente na loja?

O primeiro passo é investir na tecnologia RFID, já que as etiquetas são as peças fundamentais para a comunicação entre os produtos e o provador inteligente.

Na prática, é preciso contar com uma empresa que consiga fazer um projeto de implementação dos provadores inteligentes com as etiquetas RFID.

Nesse projeto, a empresa responsável precisa avaliar toda a infraestrutura e os processos operacionais da loja para definir:

  • Os tipos de etiquetas RFID;
  • O alcance da frequência;
  • O tipo de leitor RFID;
  • Os sistemas de gestão da tecnologia nos computadores.

Nesse caso, você pode contar com a expertise da Haco. Somos pioneiros nos estudos dessa tecnologia aqui no Brasil e temos as melhores soluções para empresas de todos os portes e segmentos.

Assista no vídeo abaixo o nosso case de sucesso da Havan, que implementou a tecnologia RFID em diversos departamentos e vem colhendo excelentes resultados:

E então? Pronto para revolucionar a sua loja e a experiência de compras dos seus clientes com o provador inteligente? 

O próximo passo é preencher o nosso formulário para que a nossa equipe entre em contato com você. Podemos tirar todas as suas dúvidas e enviar um orçamento sem compromisso. 

Conte com a Haco!

5/5 - (1 vote)

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Vantagens de aplicar a tecnologia RFID no armazenamento logístico

Reading Time: 3 minutes

Reading Time: 3 minutes A agilidade e eficiência nos centros de distribuição são essenciais para o seu bom funcionamento e a tecnologia RFID pode ajudar neste processo. As etiquetas RFID (Identificação por Radiofrequência) fazem a leitura dos códigos de identificação por meio de ondas de rádio, facilitando assim a sua leitura. Veja as principais vantagens da sua aplicação nos armazéns logísticos.

HACO RFID x código de barras: 5 motivos para aderir à nova tecnologia

A transformação digital está mudando definitivamente a forma de fazer negócios e a HACO RFID é uma parte importante desse processo, proporcionando mais segurança, agilidade, rastreabilidade e redução de custos.  Por isso, cada vez mais o varejo está trocando o antigo...
Inclusão digital - na imagem uma mulher branca trabalhando

Inclusão digital: como treinar colaboradores mais velhos?

Novas tecnologias não param de surgir a todo momento. E, com isso, há uma necessidade constante de reinvenção das próprias empresas para acompanhar as tendências do mercado e manter uma competitividade contínua através de ferramentas inovadoras. No entanto, nem sempre...

Logística: o que esperar desse mercado em 2023

O ano de 2023 promete começar recheado de desafios e no mundo da logística não é diferente. Dar suporte às demandas de um e-commerce cada vez mais forte e, ao mesmo tempo, humanizar o atendimento com soluções inteligentes e inovadoras são algumas delas. A vantagem é...
Tecnologia-das-Coisas.

Internet das Coisas – IOT: 6 novidades do gerenciamento de inventário

Aumentar a eficiência operacional com a Internet das Coisas (IoT) não é mais uma promessa do futuro. As soluções em IoT já são uma realidade corporativa com o uso de dados em tempo real. Em pouco tempo, aliás, a Internet das Coisas deverá ser nativa em um ambiente...
bloqueio RFID

Bloqueio RFID: entenda mais sobre esse conceito

Talvez você já tenha vivido dois lados de uma mesma situação por conta de um mesmo objeto: o seu cartão de banco. Um deles foi celebrar a facilidade de fazer pagamentos por aproximação. E o outro foi se preocupar com a facilidade de fazer pagamentos por aproximação -...

Benefícios da logística reversa: como fazer e monitorar

Um dos grandes desafios da sustentabilidade é o descarte correto dos materiais. E não só porte do comércio e das indústrias, mas também dos consumidores. No entanto, as empresas podem adotar a logística reversa, que minimiza o impacto dos detritos no meio ambiente ao...
haco rfid setores nao varejistas que se beneficiam dessa tecnologia

HACO RFID: 9 setores não varejistas que se beneficiam dessa tecnologia

A tecnologia RFID tem sido muito utilizada no varejo, principalmente na gestão de estoque. A substituição do código de barras pelo sistema traz tantos benefícios que já é considerada uma das principais estratégias para aumentar a competitividade no setor. Mas ele não...
Rastreabilidade de produtos

Rastreabilidade de produtos: da saída da fábrica até o PDV

A rastreabilidade de produtos é uma das formas mais importantes de controle logístico. O processo permite que uma empresa faça todo o caminho de determinado item, da saída da fábrica ao PDV. Assim, é possível acompanhar todo o trajeto do artigo, podendo, inclusive,...
O que considerar antes de adotar tecnologias na gestão de estoque

O que considerar antes de adotar tecnologias na gestão de estoque

Uma boa gestão de estoque é fundamental para a saúde financeira da empresa. O monitoramento eficiente da cadeia de suprimentos evita o desperdício, favorece o capital de giro, otimiza o espaço físico e ainda gera conhecimento da oferta e da procura. No entanto, nem...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This