Provador inteligente: Saiba o que é e como implementar em sua loja

11 nov, 2021 | RFID, Varejo | 0 Comentários

Aquele futuro que parecia distante, enfim, chegou para as lojas. O provador inteligente já é uma realidade que pode ser implementada para aumentar a experiência do cliente e as vendas.

Entenda como essa tecnologia funciona!

O que é um provador inteligente?

O provador inteligente, também chamado de provador virtual, espelho interativo e espelho inteligente, é uma tecnologia de interação entre o cliente e a loja.

Na prática, ao entrar na área do provador com um produto, a etiqueta contida nele entra em contato com o vidro do espelho, surgindo uma tela touchscreen.

O cliente passa a ter acesso a várias opções, que dependerão da customização da loja, tais como:

  • Preço e características do produto;
  • Outras opções de cores e tamanhos do mesmo produto;
  • Dicas de combinações de roupas e acessórios;
  • Ajuste de iluminação;
  • Escolha de música para ouvir;
  • Solicitar outras peças para provar;
  • Adicionar outros produtos no carrinho de compras;
  • Finalizar o pagamento sem precisar se dirigir ao caixa.

Interessante, não é mesmo?

O que antes parecia coisa de outro mundo, agora está acessível. Mais adiante aqui neste post, você vai descobrir que a tecnologia por trás desse provador inteligente é muito simples. 

Quais as vantagens de investir em provadores inteligentes na loja?

A palavra-chave é: experiência de compra

As pessoas estão tão acostumadas com o ambiente digital, com o universo das compras on-line, que levar essa experiência para as lojas físicas faz com que aumente a satisfação na hora da compra. 

Afinal, o provador inteligente oferece um atendimento complementar que facilita na hora de escolher as peças e até concluir o pagamento de forma rápida sem ficar muito tempo na fila do caixa. 

Além disso, o provador virtual também integra a loja física e a on-line. O cliente pode optar por experimentar o produto na loja e finalizar a compra no e-commerce. Ou, ainda, comprar na loja virtual e retirar o produto na loja física. 

O provador inteligente também pode aumentar o ticket médio das compras. Isso porque ele oferece produtos e acessórios complementares aos que o cliente está experimentando, incentivando a compra desses itens. 

E se para o cliente, existe tanta vantagem, imagine para os próprios lojistas?

O provador virtual aumenta a eficiência e a produtividade da equipe de vendedores, já que o espelho interativo ajuda a complementar o processo de atendimento – é possível configurar para que o cliente solicite a presença do vendedor se precisar, por exemplo. 

Além disso, a própria ferramenta também é complementar na hora da gestão das vendas

Afinal, se o provador inteligente é tecnológico, ele fornece dados estratégicos (e criptografados) para as empresas.

Dados como os produtos mais clicados, os tamanhos, quais áreas da tela o cliente mais interagiu, etc., são fundamentais para que a loja saiba:

  • Medir a taxa de conversão;
  • Como personalizar as ofertas com base nos itens de maior e de menor saída;
  • Como reabastecer o estoque de forma mais otimizada;
  • Planejar as ações de marketing;
  • Identificar melhor o perfil do cliente que acessa o provador inteligente;
  • Quantas pessoas utilizaram o espelho interativo.

Qual é a tecnologia por trás do provador inteligente?

A tecnologia RFID – Identificação por Radiofrequência – é a que está por trás do provador inteligente. 

No momento em que o cliente entra com o produto no provador, o espelho interativo reconhece a peça pelo sensor que está embutido na etiqueta RFID

Uma etiqueta RFID é composta por:

  • Um microchip interno que armazena os dados sobre o produto;
  • Uma antena de 3 a 4 polegadas que capta o sinal de radiofrequência;
  • O revestimento externo, que pode ter diferentes materiais (papel, adesivo, plástico, silicone, epóxi, etc.).

Portanto, o provador inteligente possui um sistema de leitura do sinal de radiofrequência, que ao entrar em contato com a etiqueta, envia os dados ao software instalado no espelho virtual e os transforma em informações para os clientes.

Para que o sistema funcione, será necessário:

  • A instalação de radiofrequência na loja;
  • As etiquetas RFID nos produtos;
  • Leitores RFID nos provadores;
  • Software para a leitura dos dados das etiquetas;
  • Espelho com a tecnologia desenvolvida para a interatividade touchscreen. 

Dá uma olhada no vídeo abaixo que explica melhor sobre o funcionamento das etiquetas RFID:

 

Aliás, a tecnologia RFID pode ser implementada em outros setores em sua empresa, incluindo a logística do estoque.

Centenas de etiquetas RFID podem ser lidas simultaneamente e a dezenas de metros do leitor, facilitando a contagem e reduzindo muito o tempo destinado a essa atividade – ao contrário dos tradicionais código de barras, que precisam ser lidos um a um a uma distância pequena do leitor.

A alta acuracidade de estoque e de inventário são os principais benefícios do sistema, já que você passa a contar com uma identificação rápida e eficiente de todos os produtos, facilitando a integração do estoque da loja física e da virtual.

Saiba mais: Como fazer controle de estoque utilizando a tecnologia RFID.

Como implementar o provador inteligente na loja?

O primeiro passo é investir na tecnologia RFID, já que as etiquetas são as peças fundamentais para a comunicação entre os produtos e o provador inteligente.

Na prática, é preciso contar com uma empresa que consiga fazer um projeto de implementação dos provadores inteligentes com as etiquetas RFID.

Nesse projeto, a empresa responsável precisa avaliar toda a infraestrutura e os processos operacionais da loja para definir:

  • Os tipos de etiquetas RFID;
  • O alcance da frequência;
  • O tipo de leitor RFID;
  • Os sistemas de gestão da tecnologia nos computadores.

Nesse caso, você pode contar com a expertise da Haco. Somos pioneiros nos estudos dessa tecnologia aqui no Brasil e temos as melhores soluções para empresas de todos os portes e segmentos.

Assista no vídeo abaixo o nosso case de sucesso da Havan, que implementou a tecnologia RFID em diversos departamentos e vem colhendo excelentes resultados:

E então? Pronto para revolucionar a sua loja e a experiência de compras dos seus clientes com o provador inteligente? 

O próximo passo é preencher o nosso formulário para que a nossa equipe entre em contato com você. Podemos tirar todas as suas dúvidas e enviar um orçamento sem compromisso. 

Conte com a Haco!

5/5 - (1 vote)

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

etiquetas RFID

Entenda as normativas GS1 em relação as etiquetas RFID

A tecnologia de identificação por radiofrequência, mais conhecida por sua sigla em inglês RFID, já é uma tendência consolidada. Afinal, otimizar o reconhecimento e a rastreabilidade dos itens é a melhor estratégia para melhorar a performance nos negócios. Mas as...
Pontos importantes das etiquetas RFID

Pontos importantes das etiquetas RFID

Já pensou em dar um passo além do código de barras e alavancar seus negócios com muito mais segurança e eficiência? Se a resposta é sim, está na hora de investir nas etiquetas RFID - a identificação por radiofrequência, na sigla em inglês. Elas estão revolucionando os...
rastreabilidade de insumos e importante no seu processo

Por que a rastreabilidade de insumos é importante no seu processo?

Seja qual for o ramo ou o tamanho da indústria, a qualidade dos produtos finais é determinante para o sucesso. Mas é praticamente impossível manter um padrão de excelência sem rastreabilidade no processo. O monitoramento preciso e automático dos insumos pode evitar...
tiquetas RFID para varejo tudo sobre angulo de leitura da irradiacao

Etiquetas RFID para varejo: tudo sobre ângulo de leitura da irradiação

Durante muitos anos os códigos de barras foram a tecnologia dominante no varejo. No entanto, esse cenário está mudando rapidamente com a crescente utilização das etiquetas RFID. A solução oferece muito mais eficiência operacional e benefícios. E uma de suas grandes...
Descarte de etiquetas RFID

Descarte de etiquetas RFID

Quem já conhece a quantidade de funcionalidades das etiquetas RFID pode acrescentar mais duas à lista: o gerenciamento do ciclo de vida de um produto e a indicação da melhor forma de reciclagem ao final da vida útil.  Hoje, a tecnologia é considerada essencial na...
sinais-de-que-você-precisa-otimizar-os-processos-do-seu-negócio

4 sinais de que você precisa otimizar processos do seu negócio

Otimizar os processos da empresa não é uma alternativa, é uma necessidade a qualquer organização. Mas em uma época em que a transformação digital rege os novos rumos dos negócios, muitos procedimentos estão se tornando rapidamente obsoletos. É preciso saber a hora de...
Etiquetas-RFID-e-Metaverso-uma-tecnologia-invalida-a-outra

Etiquetas RFID e metaverso: uma tecnologia invalida a outra?

Etiquetas RFID e metaverso são dois assuntos do momento quando o tema é tecnologia. E não tem como ser diferente em um momento em que os ambientes de negócios estão cada vez mais digitais. O metaverso ainda está dando seus primeiros passos, mas os lucros milionários...
RFID qual a frequencia ideal para a sua aplicação

RFID: qual a frequência ideal para a sua aplicação

Quem está antenado com as novas tecnologias e busca melhores inovações para seu negócio com certeza já ouviu falar na tecnologia RFID.  A solução tem tantas aplicabilidades que pode ser utilizada em praticamente qualquer área: do controle de estoque à identificação de...
tags rfid

Como configurar as tags RFID e definir a zona de leitura

As tags RFID estão entre as soluções mais modernas dovarejo. Basta umaetiqueta para armazenar uma grande quantidade de dados e ler à distância informações valiosas para o controle deestoque einventário, mas também do fluxo e acesso de pessoas e veículos aos mais...
pessoa usando uma pulseira de acesso com leitora rfid

O uso do RFID para a gestão e o controle de acesso de pessoas em diversos locais

Muito se tem falado sobre o uso da RFID no varejo, já que a tecnologia é uma das formas mais eficientes, práticas e seguras de identificar e controlar mercadorias. No entanto, outra funcionalidade se destaca entre as empresas: identificar e controlar o acesso de...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This