Logística: o que esperar desse mercado em 2023

22 nov, 2022 | Estoque, Logística, RFID, Tecnologia | 0 Comentários

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O ano de 2023 promete começar recheado de desafios e no mundo da logística não é diferente. Dar suporte às demandas de um e-commerce cada vez mais forte e, ao mesmo tempo, humanizar o atendimento com soluções inteligentes e inovadoras são algumas delas. A vantagem é que a transformação digital e as novidades tecnológicas tornam o setor cada vez mais eficiente.

Hoje, a conexão entre todos os processos logísticos consegue simplificar tarefas complexas, dão mais segurança e rapidez a cada etapa e reduzem os custos e os erros com mão de obra humana.

Por isso, basicamente, a maioria das tendências relacionadas à logística incluem um bom investimento em tecnologia. E nem tanto em termos de valores, já que muitos projetos, como os de RFID – a identificação por radiofrequência – podem ser totalmente personalizados, significando um excelente custo-benefício.

Mas na mudança da cultura corporativa para criar uma operacionalidade logística competitiva baseada em inovações e altamente agregadora de valor.

Por isso é importante alinhar as expectativas da empresa às grandes tendências em logística para 2023 e garantir o lugar da sua empresa no mercado.

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Logística será uma das áreas mais valorizadas em 2023

Um bom termômetro de qualquer setor é dar uma olhada no ranking do mercado de trabalho. O Guia Salarial 2023 da Robert Half, por exemplo, mostra que a logística é considerada uma das áreas que estão mantendo um aquecimento considerável, assim como as de Supply Chain e Compras.

Mas faz um alerta: para as empresas que querem se manter em evidência, a palavra de ordem é se reinventar. Afinal, globalmente a área da logística está em seu ápice graças à movimentação gigantesca do e-commerce mundial.

Para se ter uma ideia, de acordo com as projeções da Transparency Market Research o mercado global da logística deverá valer R$15,5 trilhões em 2023, movimentando mais de 92 bilhões de toneladas de mercadorias.

 

Uso da tecnologia será cada vez mais forte

E claro que tudo isso tem a ver com a maior transformação digital que se poderia imaginar. A todo momento as inovações tecnológicas dão origem a novos modelos de negócios criados tanto por gigantes como a Amazon, como startups que pipocam ao redor do mundo.

Mas se essa mudança sem precedentes foi causada pela pandemia da Covid-19, por outro lado não se encerrou com ela. Muito pelo contrário, apenas ganha cada vez mais força a cada dia, fazendo com que as empresas se atualizem para garantir a competitividade.

Como ilustração, vale lembrar os dados do International Data Corporation (IDC). Segundo eles, em 2023, 25% das organizações enviarão cargas usando uma plataforma de ecossistema independente habilitada para SaaS (Software as a Service). E quem está antenado com as tendências sabe que isso significa muito mais eficiência e redução de custos.

 

Logística como Serviço (LaaS)

Tudo indica também que 2023 será o ano em que a Logística como Serviço (LaaS) se consolidará de vez. É um caminho sem volta, já que se tornou vital para as empresas e tem custos altos – o que acarreta na terceirização em massa das operações logísticas.

É a saída mais lógica e econômica para manter a competitividade sem precisar criar soluções de logística usando seus próprios recursos. E isso acaba abrindo um campo imenso tanto para as empresas que já atuam no setor quanto para os novos modelos que estão surgindo.

 

Logística Verde

A sustentabilidade é uma exigência crescente em todas as áreas, inclusive na logística. Reduzir o impacto dos processos no meio ambiente é um desafio, mas as inovações têm sido importantes para a implantação da chamada Logística Verde.

Os smart lockers, por exemplo, são uma solução nesse sentido por possibilitarem a consolidação de cargas. Dessa forma, chegam a reduzir em até 95% a emissão de gases de efeito estufa por pacote transportado na última milha. Mas é claro que isso demanda um controle muito bem organizado da carga em toda a sua trajetória.

Assim, a ideia é redesenhar os processos de forma a melhorar a biosfera em toda a cadeia logística, do armazenamento à distribuição e o transporte.

Algumas dessas iniciativas estão previstas no Programa de Logística Verde Brasil (PLVB):

  • Gerenciamento de frotas para diminuir a poluição e evitar acidentes que afetem o solo, rios, ar e outros recursos naturais;
  • Rastreio e retorno dos resíduos para a cadeia produtiva por meio de coletas, como na logística reversa;
  • Compensação ambiental, seja por créditos de carbono ou retorno de embalagens;
  • Melhora na eficiência de rotas para diminuir o tempo de transporte;
  • Reciclagem e reutilização de produtos que seriam descartados.

 

Maior controle do estoque

A gestão de estoque e inventário sempre foi um desafio. Dele depende a velocidade da entrega, a redução de perdas, desvios e roubos, desperdício, tempo, pessoal e por aí vai.

Mas o momento é de diversificação dos canais de venda. O novo consumidor não quer apenas a loja física, muito pelo contrário. Ele exige atendimento por aplicativos, redes sociais, WhatsApp, comprar online e retirar na loja, enfim, muito mais flexibilidade e canais à sua disposição.

Claro que isso significa um aumento considerável nas vendas, mas também da necessidade de um controle de estoque muito mais eficiente. Com uma etiqueta RFID em cada item, por exemplo, é possível ter controle absoluto e em tempo real de todas as etapas da mercadoria.

É uma rastreabilidade completa, do momento em que entra no estoque ao que é entregue na casa do consumidor final. E não só evita desperdício de funcionários, de tempo e evita erros de contagem, desvio de trajetos ou roubos. Ao saber exatamente onde está cada item a logística é agilizada, melhorando a experiência do cliente.

Mas também permite o acesso a dados valiosos sobre sazonalidade das vendas e padrões de consumo, por exemplo.

 

Logística inteligente através da IoT

O ano de 2023 também deve ser o da expansão da internet das coisas (IoT) na logística. Basicamente ela consiste na integração de objetos, máquinas e aparelhos eletrônicos pela internet para que sejam controlados através de dispositivos como o smartphone.

Assim, com a IoT é possível automatizar rotinas e monitorar remotamente os processos em tempo real. É a chamada Logística Inteligente, que facilita o controle das etapas e simplifica a identificação dos status das mercadorias através da integração com os sensores e etiquetas da tecnologia RFID, por exemplo.

Preparar sua empresa para os desafios e oportunidades da logística em 2023 é essencial para garantir a competitividade no mercado. E se você prestar atenção, a tecnologia RFID se encaixa em praticamente todas as tendências, levando mais segurança, redução de custos e eficiência com rastreabilidade para seus produtos.

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