Como a tecnologia RFID pode ser aplicada no IoT?

11 jan, 2022 | Tecnologia | 0 Comentários

IoT, por sua vez, que é a sigla para Internet of Things, em inglês, e significa Internet das Coisas, é um conceito usado para qualquer dispositivo que se conecte à internet. 

Isso inclui desde celulares a fones de ouvido, lâmpadas, geladeiras, máquinas de lavar, cafeteiras, itens vestíveis (wearables) ou qualquer aparelho com essa ligação com a web.

A Internet das Coisas também pode ser levada a carros e até a cidades inteiras. Mais à frente, veremos um pouco mais sobre sua aplicação no varejo, na indústria e na logística.

A relação entre RFID e IoT acontece quando as etiquetas RFID são colocadas nos objetos conectados à internet. Assim, esses itens podem ser identificados ou monitorados por meio de um computador ou dispositivo móvel. 

Além disso, o estabelecimento de protocolos de comunicação específicos em tecnologia RFID capacita os leitores RFID a transferir sinais para qualquer dispositivo.

Portanto, a tecnologia RFID é a base da arquitetura IoT e todos os objetos ou coisas podem se tornar parte dessa estrutura por meio dessa tecnologia. Ou seja, o RFID permite que qualquer tipo de objeto seja conectado à internet e que eles se comuniquem entre si.

Como a tecnologia RFID pode facilitar esse processo

A tecnologia RFID é uma ferramenta muito importante para a aplicação da Internet das Coisas. Nos tópicos a seguir você vai ver como isso ocorre em três áreas principais: no varejo, na indústria e na logística.

Varejo

A combinação do RFID com a IoT permite uma visão em tempo real do estoque para os varejistas, melhorando diversos processos de operação. Além disso, possibilita identificar quando e de onde um produto saiu da loja.

Aliás, todos os dados relacionados a interação com itens são possíveis de acessar. Isso inclui, por exemplo, a compra ou não de uma peça de roupa que alguém experimentou no provador.

Quando um item deixa o estoque, o RFID aplicado ao IoT no varejo permite criar recomendações e alertas para que haja uma reposição no tempo certo.

No quesito organização, essas tecnologias ajudam os funcionários a repor no local correto um item abandonado por um cliente pela loja.

Em relação à segurança, essa é uma das maiores preocupações na IoT, especialmente relacionada à ética, privacidade e responsabilidade dos dados. 

Com milhões de novos dispositivos conectados todos os dias, o número de ciberataques potenciais e reais cresce a cada dia. Com isso, a segurança passou a ser um dos itens essenciais na IoT.

Por outro lado, a própria IoT é uma tecnologia que colabora com a segurança da informação. Veja como:

  • Rastreabilidade: a Internet das Coisas permite o rastreamento dos ativos de uma empresa, justamente por meio de etiquetas inteligentes RFID
  • Eliminação de falhas humanas: como mencionado anteriormente, a IoT colabora a com a automação, o que reduz o risco de falhas humanas
  • Prevenção de roubos: qualquer desvio no estoque ou no transporte pode ser identificado em tempo real com a IoT.

Por fim, os dados gerados pelo RFID na IoT são extremamente importantes para o departamento de marketing. Com eles, é possível entender o comportamento do consumidor e trazer novas experiências para os clientes.

Indústria 

Existem algumas indústrias que podem funcionar praticamente apenas com máquinas operando e com humanos dedicando mais tempo a tarefas estratégicas e no gerenciamento da planta. 

Com processos e produtos melhores, tempo e custos podem ser reduzidos e a margem de lucro aumentada. 

Tudo isso se dá especialmente pela implementação das tecnologias da Indústria 4.0, um conceito relacionado à Quarta Revolução Industrial, que inclui o RFID e IoT e possibilita a criação de um ecossistema totalmente conectado.

As etiquetas RFID na Indústria 4.0 permitem a leitura de um produto e reduzem o erro humano em diversas operações nesse setor, como o monitoramento, gestão, controle de armazenamento e também nas vendas.

Logística

Com RFID aplicado ao IoT na logística, é possível supervisionar todos os seus produtos em tempo real. Essas tecnologias não apenas ajudam no gerenciamento da cadeia de abastecimento, mas também gera informações para análises importantes.

Um scanner RFID instalado na porta de um depósito pode fornecer atualizações instantâneas de produtos que entram e saem. Além disso, seu sistema se integra ao sistema de rede sem fio e ao sistema de gerenciamento de estoque em tempo real.

Essas tecnologias trazem uma grande melhora tanto para a parte de manufatura, como também de estoque, transporte e entrega. Por ter acesso a dados em tempo real, as empresas podem se antecipar a quaisquer problemas para agir rapidamente.

Benefícios da integração RFID e IoT

Ao explicarmos sobre a relação entre RFID e IoT e trazer como essas tecnologias podem ser úteis no varejo, na indústria e na logística, você já pôde conhecer alguns de seus benefícios. 

Para entender em detalhes sobre as vantagens da integração RFID e IoT, confira a lista a seguir:

  • geração de dados — mais auxílio na tomada de decisões, armazenamento de informações na nuvem;
  • mais flexibilidade e inteligência nos processos de varejo, indústria e logística;
  • controle sobre datas de validade;
  • alertas sobre itens perdidos;
  • controle de estoque e devoluções aprimorado;
  • verificação de prateleiras remotamente, incluindo produtos em partes de difícil acesso (como em locais altos);
  • redução no tempo total do ciclo do pedido até sua entrega;
  • leitura de várias etiquetas de uma só vez;
  • mais velocidade na localização de materiais;
  • mais segurança contra roubos, falhas, fraudes e adulterações com a gravação de códigos exclusivos;

 

Qual a relação entre o RFID e IoT?

  • A tecnologia RFID é um sistema de controle e gerenciamento de produtos que usa sinais de radiofrequência para identificar e capturar etiquetas anexadas a objetos e armazenar os dados.
  • A finalidade do RFID é semelhante aos códigos de barras, mas com um processo muito mais rápido, mais conveniente e praticamente livre de erros.
  • menos necessidade de mão de obra para gerenciar os itens.

Como aplicar o RFID e o IoT em sua empresa

Conhecer mais detalhes sobre o RFID, seu funcionamento e suas vantagens é um bom começo para entender como essa tecnologia pode ser útil para seu negócio. 

Além disso, estar por dentro da capacidade da IoT em seu segmento pode lhe trazer grandes vantagens competitivas e aprimoramentos.

Este artigo trouxe informações importantes sobre essas duas tecnologias, suas relações e os benefícios de seu uso integrado.

Agora que você pôde conferir todo o potencial do RFID e do IoT, o que acha de ter uma consultoria personalizada para as necessidades de sua empresa? Entre em contato com a Haco RFID e agende uma conversa com um especialista.

4.7/5 - (10 votes)

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

etiquetas RFID

Entenda as normativas GS1 em relação as etiquetas RFID

A tecnologia de identificação por radiofrequência, mais conhecida por sua sigla em inglês RFID, já é uma tendência consolidada. Afinal, otimizar o reconhecimento e a rastreabilidade dos itens é a melhor estratégia para melhorar a performance nos negócios. Mas as...
Pontos importantes das etiquetas RFID

Pontos importantes das etiquetas RFID

Já pensou em dar um passo além do código de barras e alavancar seus negócios com muito mais segurança e eficiência? Se a resposta é sim, está na hora de investir nas etiquetas RFID - a identificação por radiofrequência, na sigla em inglês. Elas estão revolucionando os...
rastreabilidade de insumos e importante no seu processo

Por que a rastreabilidade de insumos é importante no seu processo?

Seja qual for o ramo ou o tamanho da indústria, a qualidade dos produtos finais é determinante para o sucesso. Mas é praticamente impossível manter um padrão de excelência sem rastreabilidade no processo. O monitoramento preciso e automático dos insumos pode evitar...
tiquetas RFID para varejo tudo sobre angulo de leitura da irradiacao

Etiquetas RFID para varejo: tudo sobre ângulo de leitura da irradiação

Durante muitos anos os códigos de barras foram a tecnologia dominante no varejo. No entanto, esse cenário está mudando rapidamente com a crescente utilização das etiquetas RFID. A solução oferece muito mais eficiência operacional e benefícios. E uma de suas grandes...
Descarte de etiquetas RFID

Descarte de etiquetas RFID

Quem já conhece a quantidade de funcionalidades das etiquetas RFID pode acrescentar mais duas à lista: o gerenciamento do ciclo de vida de um produto e a indicação da melhor forma de reciclagem ao final da vida útil.  Hoje, a tecnologia é considerada essencial na...
sinais-de-que-você-precisa-otimizar-os-processos-do-seu-negócio

4 sinais de que você precisa otimizar processos do seu negócio

Otimizar os processos da empresa não é uma alternativa, é uma necessidade a qualquer organização. Mas em uma época em que a transformação digital rege os novos rumos dos negócios, muitos procedimentos estão se tornando rapidamente obsoletos. É preciso saber a hora de...
Etiquetas-RFID-e-Metaverso-uma-tecnologia-invalida-a-outra

Etiquetas RFID e metaverso: uma tecnologia invalida a outra?

Etiquetas RFID e metaverso são dois assuntos do momento quando o tema é tecnologia. E não tem como ser diferente em um momento em que os ambientes de negócios estão cada vez mais digitais. O metaverso ainda está dando seus primeiros passos, mas os lucros milionários...
RFID qual a frequencia ideal para a sua aplicação

RFID: qual a frequência ideal para a sua aplicação

Quem está antenado com as novas tecnologias e busca melhores inovações para seu negócio com certeza já ouviu falar na tecnologia RFID.  A solução tem tantas aplicabilidades que pode ser utilizada em praticamente qualquer área: do controle de estoque à identificação de...
tags rfid

Como configurar as tags RFID e definir a zona de leitura

As tags RFID estão entre as soluções mais modernas dovarejo. Basta umaetiqueta para armazenar uma grande quantidade de dados e ler à distância informações valiosas para o controle deestoque einventário, mas também do fluxo e acesso de pessoas e veículos aos mais...
pessoa usando uma pulseira de acesso com leitora rfid

O uso do RFID para a gestão e o controle de acesso de pessoas em diversos locais

Muito se tem falado sobre o uso da RFID no varejo, já que a tecnologia é uma das formas mais eficientes, práticas e seguras de identificar e controlar mercadorias. No entanto, outra funcionalidade se destaca entre as empresas: identificar e controlar o acesso de...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This