Como a tecnologia RFID pode ser aplicada no IoT?

11 jan, 2022 | Tecnologia | 0 Comentários

Reading Time: 4 minutes

IoT, por sua vez, que é a sigla para Internet of Things, em inglês, e significa Internet das Coisas, é um conceito usado para qualquer dispositivo que se conecte à internet. 

Isso inclui desde celulares a fones de ouvido, lâmpadas, geladeiras, máquinas de lavar, cafeteiras, itens vestíveis (wearables) ou qualquer aparelho com essa ligação com a web.

A Internet das Coisas também pode ser levada a carros e até a cidades inteiras. Mais à frente, veremos um pouco mais sobre sua aplicação no varejo, na indústria e na logística.

A relação entre RFID e IoT acontece quando as etiquetas RFID são colocadas nos objetos conectados à internet. Assim, esses itens podem ser identificados ou monitorados por meio de um computador ou dispositivo móvel. 

Além disso, o estabelecimento de protocolos de comunicação específicos em tecnologia RFID capacita os leitores RFID a transferir sinais para qualquer dispositivo.

Portanto, a tecnologia RFID é a base da arquitetura IoT e todos os objetos ou coisas podem se tornar parte dessa estrutura por meio dessa tecnologia. Ou seja, o RFID permite que qualquer tipo de objeto seja conectado à internet e que eles se comuniquem entre si.

Como a tecnologia RFID pode facilitar esse processo

A tecnologia RFID é uma ferramenta muito importante para a aplicação da Internet das Coisas. Nos tópicos a seguir você vai ver como isso ocorre em três áreas principais: no varejo, na indústria e na logística.

Varejo

A combinação do RFID com a IoT permite uma visão em tempo real do estoque para os varejistas, melhorando diversos processos de operação. Além disso, possibilita identificar quando e de onde um produto saiu da loja.

Aliás, todos os dados relacionados a interação com itens são possíveis de acessar. Isso inclui, por exemplo, a compra ou não de uma peça de roupa que alguém experimentou no provador.

Quando um item deixa o estoque, o RFID aplicado ao IoT no varejo permite criar recomendações e alertas para que haja uma reposição no tempo certo.

No quesito organização, essas tecnologias ajudam os funcionários a repor no local correto um item abandonado por um cliente pela loja.

Em relação à segurança, essa é uma das maiores preocupações na IoT, especialmente relacionada à ética, privacidade e responsabilidade dos dados. 

Com milhões de novos dispositivos conectados todos os dias, o número de ciberataques potenciais e reais cresce a cada dia. Com isso, a segurança passou a ser um dos itens essenciais na IoT.

Por outro lado, a própria IoT é uma tecnologia que colabora com a segurança da informação. Veja como:

  • Rastreabilidade: a Internet das Coisas permite o rastreamento dos ativos de uma empresa, justamente por meio de etiquetas inteligentes RFID
  • Eliminação de falhas humanas: como mencionado anteriormente, a IoT colabora a com a automação, o que reduz o risco de falhas humanas
  • Prevenção de roubos: qualquer desvio no estoque ou no transporte pode ser identificado em tempo real com a IoT.

Por fim, os dados gerados pelo RFID na IoT são extremamente importantes para o departamento de marketing. Com eles, é possível entender o comportamento do consumidor e trazer novas experiências para os clientes.

Indústria 

Existem algumas indústrias que podem funcionar praticamente apenas com máquinas operando e com humanos dedicando mais tempo a tarefas estratégicas e no gerenciamento da planta. 

Com processos e produtos melhores, tempo e custos podem ser reduzidos e a margem de lucro aumentada. 

Tudo isso se dá especialmente pela implementação das tecnologias da Indústria 4.0, um conceito relacionado à Quarta Revolução Industrial, que inclui o RFID e IoT e possibilita a criação de um ecossistema totalmente conectado.

As etiquetas RFID na Indústria 4.0 permitem a leitura de um produto e reduzem o erro humano em diversas operações nesse setor, como o monitoramento, gestão, controle de armazenamento e também nas vendas.

Logística

Com RFID aplicado ao IoT na logística, é possível supervisionar todos os seus produtos em tempo real. Essas tecnologias não apenas ajudam no gerenciamento da cadeia de abastecimento, mas também gera informações para análises importantes.

Um scanner RFID instalado na porta de um depósito pode fornecer atualizações instantâneas de produtos que entram e saem. Além disso, seu sistema se integra ao sistema de rede sem fio e ao sistema de gerenciamento de estoque em tempo real.

Essas tecnologias trazem uma grande melhora tanto para a parte de manufatura, como também de estoque, transporte e entrega. Por ter acesso a dados em tempo real, as empresas podem se antecipar a quaisquer problemas para agir rapidamente.

Benefícios da integração RFID e IoT

Ao explicarmos sobre a relação entre RFID e IoT e trazer como essas tecnologias podem ser úteis no varejo, na indústria e na logística, você já pôde conhecer alguns de seus benefícios. 

Para entender em detalhes sobre as vantagens da integração RFID e IoT, confira a lista a seguir:

  • geração de dados — mais auxílio na tomada de decisões, armazenamento de informações na nuvem;
  • mais flexibilidade e inteligência nos processos de varejo, indústria e logística;
  • controle sobre datas de validade;
  • alertas sobre itens perdidos;
  • controle de estoque e devoluções aprimorado;
  • verificação de prateleiras remotamente, incluindo produtos em partes de difícil acesso (como em locais altos);
  • redução no tempo total do ciclo do pedido até sua entrega;
  • leitura de várias etiquetas de uma só vez;
  • mais velocidade na localização de materiais;
  • mais segurança contra roubos, falhas, fraudes e adulterações com a gravação de códigos exclusivos;

 

Qual a relação entre o RFID e IoT?

  • A tecnologia RFID é um sistema de controle e gerenciamento de produtos que usa sinais de radiofrequência para identificar e capturar etiquetas anexadas a objetos e armazenar os dados.
  • A finalidade do RFID é semelhante aos códigos de barras, mas com um processo muito mais rápido, mais conveniente e praticamente livre de erros.
  • menos necessidade de mão de obra para gerenciar os itens.

Como aplicar o RFID e o IoT em sua empresa

Conhecer mais detalhes sobre o RFID, seu funcionamento e suas vantagens é um bom começo para entender como essa tecnologia pode ser útil para seu negócio. 

Além disso, estar por dentro da capacidade da IoT em seu segmento pode lhe trazer grandes vantagens competitivas e aprimoramentos.

Este artigo trouxe informações importantes sobre essas duas tecnologias, suas relações e os benefícios de seu uso integrado.

Agora que você pôde conferir todo o potencial do RFID e do IoT, o que acha de ter uma consultoria personalizada para as necessidades de sua empresa? Entre em contato com a Haco RFID e agende uma conversa com um especialista.

4.7/5 - (10 votes)

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Vantagens de aplicar a tecnologia RFID no armazenamento logístico

Reading Time: 3 minutes

Reading Time: 3 minutes A agilidade e eficiência nos centros de distribuição são essenciais para o seu bom funcionamento e a tecnologia RFID pode ajudar neste processo. As etiquetas RFID (Identificação por Radiofrequência) fazem a leitura dos códigos de identificação por meio de ondas de rádio, facilitando assim a sua leitura. Veja as principais vantagens da sua aplicação nos armazéns logísticos.

HACO RFID x código de barras: 5 motivos para aderir à nova tecnologia

A transformação digital está mudando definitivamente a forma de fazer negócios e a HACO RFID é uma parte importante desse processo, proporcionando mais segurança, agilidade, rastreabilidade e redução de custos.  Por isso, cada vez mais o varejo está trocando o antigo...
Inclusão digital - na imagem uma mulher branca trabalhando

Inclusão digital: como treinar colaboradores mais velhos?

Novas tecnologias não param de surgir a todo momento. E, com isso, há uma necessidade constante de reinvenção das próprias empresas para acompanhar as tendências do mercado e manter uma competitividade contínua através de ferramentas inovadoras. No entanto, nem sempre...

Logística: o que esperar desse mercado em 2023

O ano de 2023 promete começar recheado de desafios e no mundo da logística não é diferente. Dar suporte às demandas de um e-commerce cada vez mais forte e, ao mesmo tempo, humanizar o atendimento com soluções inteligentes e inovadoras são algumas delas. A vantagem é...
Tecnologia-das-Coisas.

Internet das Coisas – IOT: 6 novidades do gerenciamento de inventário

Aumentar a eficiência operacional com a Internet das Coisas (IoT) não é mais uma promessa do futuro. As soluções em IoT já são uma realidade corporativa com o uso de dados em tempo real. Em pouco tempo, aliás, a Internet das Coisas deverá ser nativa em um ambiente...
bloqueio RFID

Bloqueio RFID: entenda mais sobre esse conceito

Talvez você já tenha vivido dois lados de uma mesma situação por conta de um mesmo objeto: o seu cartão de banco. Um deles foi celebrar a facilidade de fazer pagamentos por aproximação. E o outro foi se preocupar com a facilidade de fazer pagamentos por aproximação -...

Benefícios da logística reversa: como fazer e monitorar

Um dos grandes desafios da sustentabilidade é o descarte correto dos materiais. E não só porte do comércio e das indústrias, mas também dos consumidores. No entanto, as empresas podem adotar a logística reversa, que minimiza o impacto dos detritos no meio ambiente ao...
haco rfid setores nao varejistas que se beneficiam dessa tecnologia

HACO RFID: 9 setores não varejistas que se beneficiam dessa tecnologia

A tecnologia RFID tem sido muito utilizada no varejo, principalmente na gestão de estoque. A substituição do código de barras pelo sistema traz tantos benefícios que já é considerada uma das principais estratégias para aumentar a competitividade no setor. Mas ele não...
Rastreabilidade de produtos

Rastreabilidade de produtos: da saída da fábrica até o PDV

A rastreabilidade de produtos é uma das formas mais importantes de controle logístico. O processo permite que uma empresa faça todo o caminho de determinado item, da saída da fábrica ao PDV. Assim, é possível acompanhar todo o trajeto do artigo, podendo, inclusive,...
O que considerar antes de adotar tecnologias na gestão de estoque

O que considerar antes de adotar tecnologias na gestão de estoque

Uma boa gestão de estoque é fundamental para a saúde financeira da empresa. O monitoramento eficiente da cadeia de suprimentos evita o desperdício, favorece o capital de giro, otimiza o espaço físico e ainda gera conhecimento da oferta e da procura. No entanto, nem...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This