IoT: O que é, onde aplicar e quais as vantagens?

23 nov, 2021 | Tecnologia | 0 Comentários

Reading Time: 4 minutes

Internet das Coisas e IoT são termos que têm sido cada vez mais utilizados nesta era digital. Conheça seu significado, aplicações e vantagens neste artigo.

O que é IoT?

IoT é a sigla para Internet of Things, em inglês, e significa Internet das Coisas. Esse é o conceito usado para qualquer dispositivo que se conecte à internet. 

Isso inclui desde celulares a fones de ouvido, lâmpadas, geladeiras, máquinas de lavar, cafeteiras, itens vestíveis (wearables) ou qualquer aparelho com essa ligação com a web.

A Internet das Coisas também pode ser levada a carros e até a cidades inteiras.

Como surgiu a IoT?

Em 1999, o engenheiro Kevin Ashton foi a primeira pessoa a usar o termo Internet das Coisas, enquanto trabalhava na Procter & Gamble.

Então com 30 anos de idade, ele tentou convencer a empresa a usar etiquetas inteligentes RFID nos produtos da marca.

Esse termo foi usado em uma apresentação que ele fez aos diretores da companhia, mas não ficou popular imediatamente. 

Tanto o nome IoT quanto esse conceito em prática começou a ganhar força apenas há pouco mais de uma década, especialmente quando uma hashtag #IoT chegou aos trending topics do Twitter em 2009. 

Como funciona a Internet das Coisas?

Os smartphones desempenham um grande papel na Internet das Coisas. uma vez que muitos dispositivos IoT podem ser controlados por meio de um aplicativo em seu celular. 

Por exemplo, por meio de seu smartphone você pode programar a temperatura ideal do ar condicionado IoT ao chegar em sua casa. 

Os dispositivos IoT contêm hardwares e softwares que atuam nos dados coletados pelos sensores por meio de Machine Learning.

Machine Learging (aprendizado de máquina) é quando os computadores aprendem as coisas de maneira semelhante aos humanos — coletando dados ao seu redor — é isso o que torna os dispositivos IoT inteligentes. 

Dessa forma, uma geladeira conectada pode enviar um alerta em seu smartphone de que você está com pouco leite ou ovos assim que você passar perto de um supermercado. Incrível, não?

Por que a Internet das Coisas é importante?

A IoT permite o monitoramento de dados

Dispositivos IoT têm a capacidade de monitorar e enviar informações importantes e variadas para um banco de dados. 

Esses dados podem ser colocados em um dashboard para acompanhamento em tempo real das atualizações referentes aos dispositivos e o que eles rastreiam. 

A IoT ajuda na decisões

Por permitir a coleta de uma grande quantidade de dados em diferentes áreas, a IoT facilita e melhora a tomada de decisões.

Por exemplo, no varejo, produtos com etiquetas inteligentes RFID que estão próximos do vencimento podem ser facilmente identificados antes que haja um desperdício da mercadoria. 

A IoT é aliada da automação

A IoT poupa muitos esforços humanos. Da Indústria 4.0 às casas inteligentes, a Internet das Coisas facilita a automatização de diversos processos, como controle de acesso, luzes e eletrodomésticos.

A IoT traz economia de custos

Um exemplo simples é que se as luzes se apagam automaticamente no momento em que você sai da sala, isso trará muita economia na conta de luz.

A IoT melhora a qualidade de vida

No final, todos os benefícios listados acima levam a uma maior qualidade de vida.

Ter seus dispositivos monitorando e fazendo as coisas por você, desligando as luzes e ajudando a gerenciar tarefas importantes que demandem tempo ao fazer sozinho, certamente poupa você de muitas situações estressantes.

Além disso, aqueles que se exercitam regularmente podem usar vestíveis, como smartwatches, para monitorar a frequência cardíaca, temperatura corporal, hidratação e, assim, se manter em forma e saudável.

Como a internet das coisas proporciona segurança?

A segurança é uma das maiores preocupações na IoT, especialmente relacionada à ética, privacidade e responsabilidade dos dados. 

Com milhões de novos dispositivos conectados todos os dias, o número de ciberataques potenciais e reais cresce a cada dia. Com isso, a segurança passou a ser um dos itens essenciais na IoT.

Por outro lado, a própria IoT é uma tecnologia que colabora com a segurança da informação. Veja como:

  • Rastreabilidade: a Internet das Coisas permite o rastreamento dos ativos de uma empresa, por meio de etiquetas inteligentes RFID, por exemplo;
  • Eliminação de falhas humanas: como mencionado anteriormente, a IoT colabora a com a automação, o que reduz o risco de falhas humanas;
  • Prevenção de roubos: qualquer desvio no estoque ou no transporte pode ser identificado em tempo real com a IoT.

Quais são os exemplos de Internet das Coisas?

A Internet das Coisas tem várias aplicações. Veja a seguir, de forma resumida, como ela pode ser executada em três áreas:

1. Em casa

A Internet das Coisas é o principal recurso de uma casa totalmente inteligente e segura. A IoT conecta uma variedade de sensores, alarmes, câmeras, luzes e microfones para fornecer segurança 24 horas por dia, tudo sendo controlado a partir de seu smartphone. 

2. Na saúde

Alguns dispositivos IoT possuem sensores que são projetados para serem usados ​​durante o dia para monitorar e transmitir indicadores de saúde em tempo real.

Entre esses indicadores estão: fadiga, apetite, movimento físico, níveis de oxigênio, pressão arterial, detecção de quedas e conformidade com a ingestão de medicamentos. 

Esse monitoramento da saúde em casa reduz o número de consultas médicas de emergência ou hospitais e ajuda os idosos ou pessoas com deficiência a terem uma vida mais independente.

3. No varejo e logística

Ao longo deste artigo, você viu alguns exemplos de como as etiquetas inteligentes RFID são um recurso de IoT que trazem diversos benefícios a uma empresa.

Essas tags de identificação por radiofrequência quando conectadas à internet podem levar informação em tempo real a um dispositivo de visualização, como um computador, tablet ou celular.

As etiquetas RFID podem ser de diversos formatos e materiais, como papel, adesivo, tecido, plástico, cartão, argola, silicone, vidro e epóxi.

A finalidade do RFID é semelhante aos códigos de barras, mas com um processo muito mais rápido, mais conveniente e praticamente livre de erros.

Conclusão

A Internet das Coisas tem aumentado cada vez mais sua presença em diferentes tipos de dispositivos. 

Neste artigo, você viu mais sobre o conceito de IoT, qual seu funcionamento e suas vantagens. Por fim, conferiu exemplos práticos de sua aplicação, como o RFID. O que acha de conhecer mais sobre essas etiquetas inteligentes? Clique aqui.

5/5 - (2 votes)

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Vantagens de aplicar a tecnologia RFID no armazenamento logístico

Reading Time: 3 minutes

Reading Time: 3 minutes A agilidade e eficiência nos centros de distribuição são essenciais para o seu bom funcionamento e a tecnologia RFID pode ajudar neste processo. As etiquetas RFID (Identificação por Radiofrequência) fazem a leitura dos códigos de identificação por meio de ondas de rádio, facilitando assim a sua leitura. Veja as principais vantagens da sua aplicação nos armazéns logísticos.

HACO RFID x código de barras: 5 motivos para aderir à nova tecnologia

A transformação digital está mudando definitivamente a forma de fazer negócios e a HACO RFID é uma parte importante desse processo, proporcionando mais segurança, agilidade, rastreabilidade e redução de custos.  Por isso, cada vez mais o varejo está trocando o antigo...
Inclusão digital - na imagem uma mulher branca trabalhando

Inclusão digital: como treinar colaboradores mais velhos?

Novas tecnologias não param de surgir a todo momento. E, com isso, há uma necessidade constante de reinvenção das próprias empresas para acompanhar as tendências do mercado e manter uma competitividade contínua através de ferramentas inovadoras. No entanto, nem sempre...

Logística: o que esperar desse mercado em 2023

O ano de 2023 promete começar recheado de desafios e no mundo da logística não é diferente. Dar suporte às demandas de um e-commerce cada vez mais forte e, ao mesmo tempo, humanizar o atendimento com soluções inteligentes e inovadoras são algumas delas. A vantagem é...
Tecnologia-das-Coisas.

Internet das Coisas – IOT: 6 novidades do gerenciamento de inventário

Aumentar a eficiência operacional com a Internet das Coisas (IoT) não é mais uma promessa do futuro. As soluções em IoT já são uma realidade corporativa com o uso de dados em tempo real. Em pouco tempo, aliás, a Internet das Coisas deverá ser nativa em um ambiente...
bloqueio RFID

Bloqueio RFID: entenda mais sobre esse conceito

Talvez você já tenha vivido dois lados de uma mesma situação por conta de um mesmo objeto: o seu cartão de banco. Um deles foi celebrar a facilidade de fazer pagamentos por aproximação. E o outro foi se preocupar com a facilidade de fazer pagamentos por aproximação -...

Benefícios da logística reversa: como fazer e monitorar

Um dos grandes desafios da sustentabilidade é o descarte correto dos materiais. E não só porte do comércio e das indústrias, mas também dos consumidores. No entanto, as empresas podem adotar a logística reversa, que minimiza o impacto dos detritos no meio ambiente ao...
haco rfid setores nao varejistas que se beneficiam dessa tecnologia

HACO RFID: 9 setores não varejistas que se beneficiam dessa tecnologia

A tecnologia RFID tem sido muito utilizada no varejo, principalmente na gestão de estoque. A substituição do código de barras pelo sistema traz tantos benefícios que já é considerada uma das principais estratégias para aumentar a competitividade no setor. Mas ele não...
Rastreabilidade de produtos

Rastreabilidade de produtos: da saída da fábrica até o PDV

A rastreabilidade de produtos é uma das formas mais importantes de controle logístico. O processo permite que uma empresa faça todo o caminho de determinado item, da saída da fábrica ao PDV. Assim, é possível acompanhar todo o trajeto do artigo, podendo, inclusive,...
O que considerar antes de adotar tecnologias na gestão de estoque

O que considerar antes de adotar tecnologias na gestão de estoque

Uma boa gestão de estoque é fundamental para a saúde financeira da empresa. O monitoramento eficiente da cadeia de suprimentos evita o desperdício, favorece o capital de giro, otimiza o espaço físico e ainda gera conhecimento da oferta e da procura. No entanto, nem...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This