Entenda as normativas GS1 em relação as etiquetas RFID

9 ago, 2022 | GS1, Normativa, Portal RFID, RFID | 0 Comentários

Reading Time: 3 minutes

A tecnologia de identificação por radiofrequência, mais conhecida por sua sigla em inglês RFID, já é uma tendência consolidada. Afinal, otimizar o reconhecimento e a rastreabilidade dos itens é a melhor estratégia para melhorar a performance nos negócios. Mas as etiquetas RFID também precisam seguir critérios de geração do Código Eletrônico do Produto (EPC), determinados pelas normativas GS1.

O que são as normativas GS1

A tecnologia RFID identifica automaticamente os produtos de forma remota através das ondas de rádio. Os dados são coletados/recuperados e armazenados no sistema instantaneamente. Desse modo é possível ter uma visão em tempo real de todo o caminho percorrido por cada item.

Entretanto, para isso é preciso que seja gerado um padrão de identificação único, que funciona como uma identidade exclusiva para cada produto.

Esse código único de identificação, por sua vez, é garantido pelo GTIN (Número Global de Item Comercial), cuja numeração é controlada e padronizada exclusivamente pelo sistema GS1, um conjunto de padrões utilizados em mais de 150 países.

Dessa forma, o EPC é um padrão GS1 que gera uma serialização lida  eletronicamente em um PDV, por exemplo.

Fundada há quase quatro décadas, a GS1 é uma entidade sem fins lucrativos. O principal padrão criado pela instituição para trocar informações de forma segura e universal em uma cadeia de suprimentos foi o código de barras.

 

GS1 possibilita que sistemas sejam complementares

As normativas GS1 também se aplicam às etiquetas RFID, apesar de ser considerado uma evolução do barcode devido à otimização dos processos e a capacidade de armazenamento muito maior, sua forma de leitura é semelhante à do código de barras.

Dessa forma, o EPC, que é o código padronizado pelo GS1, fica inserido no chip que se encontra dentro da etiqueta RFID.

Inclusive, os dois sistemas – código de barras e etiquetas RFID – podem ser utilizados de forma combinada, caso seja a melhor estratégia para a empresa. É o que acontece com a Decathlon, por exemplo, que usa os dois sistemas de forma complementar.

Todos os produtos que são da empresa utilizam etiqueta RFID, mas no caixa a leitura é feita pelo código de barras que também estão nas mercadorias. Assim, a mesma informação é coletada de ambas as formas. Isso é possível porque o padrão GS1 é o mesmo, garantindo a interoperabilidade entre os dois sistemas.

Uma das vantagens é a flexibilidade oferecida pelas etiquetas RFID. Enquanto o código de barras precisa de uma leitura próxima, a distância de leitura das tags pode chegar a vários metros.

As variantes são o tipo de material em que estão aplicadas, a potência das antenas, leitor e outras configurações do sistema RFID, que pode ser totalmente personalizado de acordo com as necessidades de cada modelo de negócio.

 

Benefícios das etiquetas RFID

A normativa GS1 possibilita uma combinação estratégica de tecnologias, mas os benefícios das etiquetas RFID vão muito mais além.

Um deles é a redução de custos com a mão de obra das leituras manuais. Um inventário ou controle de estoque, por exemplo, pode ser feito por apenas uma pessoa, em um tempo muito menor do que manualmente.

Além disso, a precisão também é maior, com rastreabilidade garantida. Há economia de tempo e de retrabalho, sem falar na redução de roubos, desvios e perdas.

A quantidade de dados armazenados em cada etiqueta RFID é muito maior do que no código de barras. Assim, é possível guardar muito mais informações sobre cada item.

O controle pode ser feito em tempo real, já que os dados são enviados instantaneamente pelos dispositivos para o sistema central.

Da mesma forma, não há necessidade de reetiquetamento e releitura dos produtos, otimizando o trabalho das equipes.

 

Mais segurança e confiabilidade nos processos

O sistema RFID permite que os processos sejam automatizados, otimizando rotinas e gerando maior credibilidade nos resultados.

Dessa forma, as etiquetas RFID utilizam o GS1 para fornecer um reconhecimento muito mais detalhado dos produtos do que o código de barras.

Há mais controle sobre as movimentações e muito mais efetividade e confiabilidade no monitoramento dos itens ao longo de toda a cadeia produtiva.

Com isso, praticamente não há limites para as aplicações da tecnologia RFID com as normativas GS1 nas mais diversas áreas.

Aproveite para conhecer algumas dessas aplicações nos cases de sucesso da Haco RFID!

 

4.6/5 - (7 votes)

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Vantagens de aplicar a tecnologia RFID no armazenamento logístico

Reading Time: 3 minutes

Reading Time: 3 minutes A agilidade e eficiência nos centros de distribuição são essenciais para o seu bom funcionamento e a tecnologia RFID pode ajudar neste processo. As etiquetas RFID (Identificação por Radiofrequência) fazem a leitura dos códigos de identificação por meio de ondas de rádio, facilitando assim a sua leitura. Veja as principais vantagens da sua aplicação nos armazéns logísticos.

HACO RFID x código de barras: 5 motivos para aderir à nova tecnologia

A transformação digital está mudando definitivamente a forma de fazer negócios e a HACO RFID é uma parte importante desse processo, proporcionando mais segurança, agilidade, rastreabilidade e redução de custos.  Por isso, cada vez mais o varejo está trocando o antigo...
Inclusão digital - na imagem uma mulher branca trabalhando

Inclusão digital: como treinar colaboradores mais velhos?

Novas tecnologias não param de surgir a todo momento. E, com isso, há uma necessidade constante de reinvenção das próprias empresas para acompanhar as tendências do mercado e manter uma competitividade contínua através de ferramentas inovadoras. No entanto, nem sempre...

Logística: o que esperar desse mercado em 2023

O ano de 2023 promete começar recheado de desafios e no mundo da logística não é diferente. Dar suporte às demandas de um e-commerce cada vez mais forte e, ao mesmo tempo, humanizar o atendimento com soluções inteligentes e inovadoras são algumas delas. A vantagem é...
Tecnologia-das-Coisas.

Internet das Coisas – IOT: 6 novidades do gerenciamento de inventário

Aumentar a eficiência operacional com a Internet das Coisas (IoT) não é mais uma promessa do futuro. As soluções em IoT já são uma realidade corporativa com o uso de dados em tempo real. Em pouco tempo, aliás, a Internet das Coisas deverá ser nativa em um ambiente...
bloqueio RFID

Bloqueio RFID: entenda mais sobre esse conceito

Talvez você já tenha vivido dois lados de uma mesma situação por conta de um mesmo objeto: o seu cartão de banco. Um deles foi celebrar a facilidade de fazer pagamentos por aproximação. E o outro foi se preocupar com a facilidade de fazer pagamentos por aproximação -...

Benefícios da logística reversa: como fazer e monitorar

Um dos grandes desafios da sustentabilidade é o descarte correto dos materiais. E não só porte do comércio e das indústrias, mas também dos consumidores. No entanto, as empresas podem adotar a logística reversa, que minimiza o impacto dos detritos no meio ambiente ao...
haco rfid setores nao varejistas que se beneficiam dessa tecnologia

HACO RFID: 9 setores não varejistas que se beneficiam dessa tecnologia

A tecnologia RFID tem sido muito utilizada no varejo, principalmente na gestão de estoque. A substituição do código de barras pelo sistema traz tantos benefícios que já é considerada uma das principais estratégias para aumentar a competitividade no setor. Mas ele não...
Rastreabilidade de produtos

Rastreabilidade de produtos: da saída da fábrica até o PDV

A rastreabilidade de produtos é uma das formas mais importantes de controle logístico. O processo permite que uma empresa faça todo o caminho de determinado item, da saída da fábrica ao PDV. Assim, é possível acompanhar todo o trajeto do artigo, podendo, inclusive,...
O que considerar antes de adotar tecnologias na gestão de estoque

O que considerar antes de adotar tecnologias na gestão de estoque

Uma boa gestão de estoque é fundamental para a saúde financeira da empresa. O monitoramento eficiente da cadeia de suprimentos evita o desperdício, favorece o capital de giro, otimiza o espaço físico e ainda gera conhecimento da oferta e da procura. No entanto, nem...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This