Por que a rastreabilidade de insumos é importante no seu processo?

7 jul, 2022 | Estoque, Indústria, Logística | 0 Comentários

Seja qual for o ramo ou o tamanho da indústria, a qualidade dos produtos finais é determinante para o sucesso. Mas é praticamente impossível manter um padrão de excelência sem rastreabilidade no processo. O monitoramento preciso e automático dos insumos pode evitar erros, retrabalho e prejuízos. E é aí que a tecnologia RFID, mais uma vez, está se tornando fundamental.

O sistema de identificação por radiofrequência (ou RFID, na sua sigla em inglês) é uma tecnologia cujas vantagens são cada vez mais reconhecidas nos mais diversos setores industriais. Além de ser fácil de usar, os projetos podem ser personalizados de acordo com as necessidades de cada produção.

Por outro lado, a velocidade de leitura para acompanhamento em tempo real, a flexibilidade de aplicações e a integração com outras plataformas oferecem uma solução completa em rastreabilidade.

 

Mas afinal, o que é rastreabilidade de insumos?

A rastreabilidade é uma solução de recuperação de histórico: ela precisa determinar com precisão a origem e todo o caminho percorrido pelo produto até chegar ao consumidor final. E isso é feito através da leitura dos números de identificação. 

Dessa forma é possível otimizar processos, garantir o padrão de qualidade e melhorar a entrega ao consumidor. Por isso, não é só na indústria que a rastreabilidade de insumos é essencial. Distribuidoras e transportadoras também têm um papel decisivo na experiência de compra.

 

Rastreabilidade também gera valor agregado

Por outro lado, a rastreabilidade também agrega valor ao produto já na prateleira. Cada vez mais o consumidor quer saber a procedência dos produtos, conhecer a marca e seus processos produtivos, saber o caminho da mercadoria até chegar às suas mãos. E a tecnologia RFID tem sido uma grande aliada nesse controle.

Assim, mais do que nunca a rastreabilidade é essencial em praticamente todos os segmentos. Vestuário, alimentos, bebidas e medicamentos são alguns dos mais impactados, mas estão longe de serem os únicos. No setor automobilístico, por exemplo, a rastreabilidade é praticamente uma questão de sobrevivência em casos de recall. 

A tecnologia RFID permite que os fabricantes tenham acesso imediato às unidades vendidas, assim como de todas as matérias-primas e insumos utilizados para identificar o erro e providenciar seu reparo. 

Por isso, mesmo em uma situação de recall a rastreabilidade agrega valor, ajudando a reverter o quadro negativo garantindo ao cliente uma solução rápida e eficiente.

 

Por que a RFID é a melhor solução?

A tecnologia RFID está revolucionando a área de identificação, garantindo eficiência do controle de produção até o gerenciamento logístico. Basicamente ele é feito através de um sistema composto por três elementos: etiquetas ou tags, leitores e antenas.

Assim, a tag contém um chip com todas as informações sobre determinado insumo ou matéria-prima. É possível armazenar uma quantidade imensa de dados bastante detalhados, gerando uma base completa. Além do chip há também na etiqueta uma pequena antena, que recebe e envia esses dados. 

As antenas são, na verdade, a base dessa comunicação sem fio. São projetadas para operar em faixas específicas de radiofrequência, permitindo diferentes distâncias e angulações de leituras.

Já os leitores fazem a comunicação com as antenas através da emissão de sinais. Dessa forma a tag é ativada, recebe os sinais e retransmite os dados dos insumos para um software instalado em um computador. A partir desse sistema é possível fazer um monitoramento completo conectando todos os elos da cadeia, garantindo a eficiência da rastreabilidade

 

Benefícios da rastreabilidade com RFID

A identificação do trabalho executado em cada etapa do processo de fabricação e a localização exata do produto na cadeia logística estão na base dos benefícios da rastreabilidade com RFID. Mas há muitos outros:

 

Melhoria dos processo internos

A busca constante por melhoria nos processos internos é fundamental para a busca da excelência nos padrões de qualidade e atendimento ao cliente. A rastreabilidade possibilita uma maior visibilidade dos problemas, identificando a etapa que está deficiente. 

 

Identificação do cumprimento de normas

A rastreabilidade também permite saber se as normas técnicas e de padrão de qualidade estão sendo devidamente cumpridas. O acesso ao histórico da produção é muito importante para que o gestor entenda se todas as orientações foram cumpridas.

A inspeção de qualidade no recebimento da matéria-prima pode ser feita a partir da leitura do código de rastreabilidade. O produto será identificado e relacionado à ficha técnica. Assim é possível aplicar mais facilmente um questionário de critérios estabelecidos previamente.

 

Melhor relacionamento com fornecedores

A rastreabilidade permite identificar também os melhores fornecedores de insumos. Com isso otimizar a triagem dos profissionais de acordo com critérios de qualidade, custo-benefício, avaliação de desempenho, etc.

Maior conexão com o consumidor final

Segundo pesquisa da Point of Purchase Advertising Institute (Popai), 85% dos brasileiros optam pela compra no ponto de venda (PDV). Para a marca, essa deve ser a hora de aumentar a conexão com o consumidor final usando a rastreabilidade para contar a história do produto.

Dessa forma o consumidor se sente empoderado para tomar sua decisão baseado em informações reais. A rastreabilidade ajuda você a aumentar a transparência da empresa e a credibilidade da marca no mercado.

Enfim, a tecnologia RFID é a maior aliada para implantar uma rastreabilidade eficiente de insumos, gerando melhoria nos processos internos, garantia do padrão de qualidade e maior proximidade com o consumidor final.

Aproveite para saber mais sobre a tecnologia acompanhando o Blog da Haco RFID e descubra muitas outras formas de beneficiar sua empresa!

5/5 - (4 votes)

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

etiquetas RFID

Entenda as normativas GS1 em relação as etiquetas RFID

A tecnologia de identificação por radiofrequência, mais conhecida por sua sigla em inglês RFID, já é uma tendência consolidada. Afinal, otimizar o reconhecimento e a rastreabilidade dos itens é a melhor estratégia para melhorar a performance nos negócios. Mas as...
Pontos importantes das etiquetas RFID

Pontos importantes das etiquetas RFID

Já pensou em dar um passo além do código de barras e alavancar seus negócios com muito mais segurança e eficiência? Se a resposta é sim, está na hora de investir nas etiquetas RFID - a identificação por radiofrequência, na sigla em inglês. Elas estão revolucionando os...
tiquetas RFID para varejo tudo sobre angulo de leitura da irradiacao

Etiquetas RFID para varejo: tudo sobre ângulo de leitura da irradiação

Durante muitos anos os códigos de barras foram a tecnologia dominante no varejo. No entanto, esse cenário está mudando rapidamente com a crescente utilização das etiquetas RFID. A solução oferece muito mais eficiência operacional e benefícios. E uma de suas grandes...
Descarte de etiquetas RFID

Descarte de etiquetas RFID

Quem já conhece a quantidade de funcionalidades das etiquetas RFID pode acrescentar mais duas à lista: o gerenciamento do ciclo de vida de um produto e a indicação da melhor forma de reciclagem ao final da vida útil.  Hoje, a tecnologia é considerada essencial na...
sinais-de-que-você-precisa-otimizar-os-processos-do-seu-negócio

4 sinais de que você precisa otimizar processos do seu negócio

Otimizar os processos da empresa não é uma alternativa, é uma necessidade a qualquer organização. Mas em uma época em que a transformação digital rege os novos rumos dos negócios, muitos procedimentos estão se tornando rapidamente obsoletos. É preciso saber a hora de...
Etiquetas-RFID-e-Metaverso-uma-tecnologia-invalida-a-outra

Etiquetas RFID e metaverso: uma tecnologia invalida a outra?

Etiquetas RFID e metaverso são dois assuntos do momento quando o tema é tecnologia. E não tem como ser diferente em um momento em que os ambientes de negócios estão cada vez mais digitais. O metaverso ainda está dando seus primeiros passos, mas os lucros milionários...
RFID qual a frequencia ideal para a sua aplicação

RFID: qual a frequência ideal para a sua aplicação

Quem está antenado com as novas tecnologias e busca melhores inovações para seu negócio com certeza já ouviu falar na tecnologia RFID.  A solução tem tantas aplicabilidades que pode ser utilizada em praticamente qualquer área: do controle de estoque à identificação de...
tags rfid

Como configurar as tags RFID e definir a zona de leitura

As tags RFID estão entre as soluções mais modernas dovarejo. Basta umaetiqueta para armazenar uma grande quantidade de dados e ler à distância informações valiosas para o controle deestoque einventário, mas também do fluxo e acesso de pessoas e veículos aos mais...
pessoa usando uma pulseira de acesso com leitora rfid

O uso do RFID para a gestão e o controle de acesso de pessoas em diversos locais

Muito se tem falado sobre o uso da RFID no varejo, já que a tecnologia é uma das formas mais eficientes, práticas e seguras de identificar e controlar mercadorias. No entanto, outra funcionalidade se destaca entre as empresas: identificar e controlar o acesso de...
Etiquetas RFID - Sequência de etiquetas RFID impressas

Saiba o que pode interferir na leitura das etiquetas RFID

As etiquetas RFID são o que há de mais moderno e eficiente para controle de mercadorias e inventários. Mas não somente: a cada dia novas funcionalidades são agregadas ao sistema de identificação por radiofrequência. No entanto, é preciso atenção para evitar problemas,...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This