Por que a rastreabilidade de insumos é importante no seu processo?

7 jul, 2022 | Estoque, Indústria, Logística | 0 Comentários

Reading Time: 3 minutes

Seja qual for o ramo ou o tamanho da indústria, a qualidade dos produtos finais é determinante para o sucesso. Mas é praticamente impossível manter um padrão de excelência sem rastreabilidade no processo. O monitoramento preciso e automático dos insumos pode evitar erros, retrabalho e prejuízos. E é aí que a tecnologia RFID, mais uma vez, está se tornando fundamental.

O sistema de identificação por radiofrequência (ou RFID, na sua sigla em inglês) é uma tecnologia cujas vantagens são cada vez mais reconhecidas nos mais diversos setores industriais. Além de ser fácil de usar, os projetos podem ser personalizados de acordo com as necessidades de cada produção.

Por outro lado, a velocidade de leitura para acompanhamento em tempo real, a flexibilidade de aplicações e a integração com outras plataformas oferecem uma solução completa em rastreabilidade.

 

Mas afinal, o que é rastreabilidade de insumos?

A rastreabilidade é uma solução de recuperação de histórico: ela precisa determinar com precisão a origem e todo o caminho percorrido pelo produto até chegar ao consumidor final. E isso é feito através da leitura dos números de identificação. 

Dessa forma é possível otimizar processos, garantir o padrão de qualidade e melhorar a entrega ao consumidor. Por isso, não é só na indústria que a rastreabilidade de insumos é essencial. Distribuidoras e transportadoras também têm um papel decisivo na experiência de compra.

 

Rastreabilidade também gera valor agregado

Por outro lado, a rastreabilidade também agrega valor ao produto já na prateleira. Cada vez mais o consumidor quer saber a procedência dos produtos, conhecer a marca e seus processos produtivos, saber o caminho da mercadoria até chegar às suas mãos. E a tecnologia RFID tem sido uma grande aliada nesse controle.

Assim, mais do que nunca a rastreabilidade é essencial em praticamente todos os segmentos. Vestuário, alimentos, bebidas e medicamentos são alguns dos mais impactados, mas estão longe de serem os únicos. No setor automobilístico, por exemplo, a rastreabilidade é praticamente uma questão de sobrevivência em casos de recall. 

A tecnologia RFID permite que os fabricantes tenham acesso imediato às unidades vendidas, assim como de todas as matérias-primas e insumos utilizados para identificar o erro e providenciar seu reparo. 

Por isso, mesmo em uma situação de recall a rastreabilidade agrega valor, ajudando a reverter o quadro negativo garantindo ao cliente uma solução rápida e eficiente.

 

Por que a RFID é a melhor solução?

A tecnologia RFID está revolucionando a área de identificação, garantindo eficiência do controle de produção até o gerenciamento logístico. Basicamente ele é feito através de um sistema composto por três elementos: etiquetas ou tags, leitores e antenas.

Assim, a tag contém um chip com todas as informações sobre determinado insumo ou matéria-prima. É possível armazenar uma quantidade imensa de dados bastante detalhados, gerando uma base completa. Além do chip há também na etiqueta uma pequena antena, que recebe e envia esses dados. 

As antenas são, na verdade, a base dessa comunicação sem fio. São projetadas para operar em faixas específicas de radiofrequência, permitindo diferentes distâncias e angulações de leituras.

Já os leitores fazem a comunicação com as antenas através da emissão de sinais. Dessa forma a tag é ativada, recebe os sinais e retransmite os dados dos insumos para um software instalado em um computador. A partir desse sistema é possível fazer um monitoramento completo conectando todos os elos da cadeia, garantindo a eficiência da rastreabilidade

 

Benefícios da rastreabilidade com RFID

A identificação do trabalho executado em cada etapa do processo de fabricação e a localização exata do produto na cadeia logística estão na base dos benefícios da rastreabilidade com RFID. Mas há muitos outros:

 

Melhoria dos processo internos

A busca constante por melhoria nos processos internos é fundamental para a busca da excelência nos padrões de qualidade e atendimento ao cliente. A rastreabilidade possibilita uma maior visibilidade dos problemas, identificando a etapa que está deficiente. 

 

Identificação do cumprimento de normas

A rastreabilidade também permite saber se as normas técnicas e de padrão de qualidade estão sendo devidamente cumpridas. O acesso ao histórico da produção é muito importante para que o gestor entenda se todas as orientações foram cumpridas.

A inspeção de qualidade no recebimento da matéria-prima pode ser feita a partir da leitura do código de rastreabilidade. O produto será identificado e relacionado à ficha técnica. Assim é possível aplicar mais facilmente um questionário de critérios estabelecidos previamente.

 

Melhor relacionamento com fornecedores

A rastreabilidade permite identificar também os melhores fornecedores de insumos. Com isso otimizar a triagem dos profissionais de acordo com critérios de qualidade, custo-benefício, avaliação de desempenho, etc.

Maior conexão com o consumidor final

Segundo pesquisa da Point of Purchase Advertising Institute (Popai), 85% dos brasileiros optam pela compra no ponto de venda (PDV). Para a marca, essa deve ser a hora de aumentar a conexão com o consumidor final usando a rastreabilidade para contar a história do produto.

Dessa forma o consumidor se sente empoderado para tomar sua decisão baseado em informações reais. A rastreabilidade ajuda você a aumentar a transparência da empresa e a credibilidade da marca no mercado.

Enfim, a tecnologia RFID é a maior aliada para implantar uma rastreabilidade eficiente de insumos, gerando melhoria nos processos internos, garantia do padrão de qualidade e maior proximidade com o consumidor final.

Aproveite para saber mais sobre a tecnologia acompanhando o Blog da Haco RFID e descubra muitas outras formas de beneficiar sua empresa!

5/5 - (4 votes)

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Vantagens de aplicar a tecnologia RFID no armazenamento logístico

Reading Time: 3 minutes

Reading Time: 3 minutes A agilidade e eficiência nos centros de distribuição são essenciais para o seu bom funcionamento e a tecnologia RFID pode ajudar neste processo. As etiquetas RFID (Identificação por Radiofrequência) fazem a leitura dos códigos de identificação por meio de ondas de rádio, facilitando assim a sua leitura. Veja as principais vantagens da sua aplicação nos armazéns logísticos.

HACO RFID x código de barras: 5 motivos para aderir à nova tecnologia

A transformação digital está mudando definitivamente a forma de fazer negócios e a HACO RFID é uma parte importante desse processo, proporcionando mais segurança, agilidade, rastreabilidade e redução de custos.  Por isso, cada vez mais o varejo está trocando o antigo...
Inclusão digital - na imagem uma mulher branca trabalhando

Inclusão digital: como treinar colaboradores mais velhos?

Novas tecnologias não param de surgir a todo momento. E, com isso, há uma necessidade constante de reinvenção das próprias empresas para acompanhar as tendências do mercado e manter uma competitividade contínua através de ferramentas inovadoras. No entanto, nem sempre...

Logística: o que esperar desse mercado em 2023

O ano de 2023 promete começar recheado de desafios e no mundo da logística não é diferente. Dar suporte às demandas de um e-commerce cada vez mais forte e, ao mesmo tempo, humanizar o atendimento com soluções inteligentes e inovadoras são algumas delas. A vantagem é...
Tecnologia-das-Coisas.

Internet das Coisas – IOT: 6 novidades do gerenciamento de inventário

Aumentar a eficiência operacional com a Internet das Coisas (IoT) não é mais uma promessa do futuro. As soluções em IoT já são uma realidade corporativa com o uso de dados em tempo real. Em pouco tempo, aliás, a Internet das Coisas deverá ser nativa em um ambiente...
bloqueio RFID

Bloqueio RFID: entenda mais sobre esse conceito

Talvez você já tenha vivido dois lados de uma mesma situação por conta de um mesmo objeto: o seu cartão de banco. Um deles foi celebrar a facilidade de fazer pagamentos por aproximação. E o outro foi se preocupar com a facilidade de fazer pagamentos por aproximação -...

Benefícios da logística reversa: como fazer e monitorar

Um dos grandes desafios da sustentabilidade é o descarte correto dos materiais. E não só porte do comércio e das indústrias, mas também dos consumidores. No entanto, as empresas podem adotar a logística reversa, que minimiza o impacto dos detritos no meio ambiente ao...
haco rfid setores nao varejistas que se beneficiam dessa tecnologia

HACO RFID: 9 setores não varejistas que se beneficiam dessa tecnologia

A tecnologia RFID tem sido muito utilizada no varejo, principalmente na gestão de estoque. A substituição do código de barras pelo sistema traz tantos benefícios que já é considerada uma das principais estratégias para aumentar a competitividade no setor. Mas ele não...
Rastreabilidade de produtos

Rastreabilidade de produtos: da saída da fábrica até o PDV

A rastreabilidade de produtos é uma das formas mais importantes de controle logístico. O processo permite que uma empresa faça todo o caminho de determinado item, da saída da fábrica ao PDV. Assim, é possível acompanhar todo o trajeto do artigo, podendo, inclusive,...
O que considerar antes de adotar tecnologias na gestão de estoque

O que considerar antes de adotar tecnologias na gestão de estoque

Uma boa gestão de estoque é fundamental para a saúde financeira da empresa. O monitoramento eficiente da cadeia de suprimentos evita o desperdício, favorece o capital de giro, otimiza o espaço físico e ainda gera conhecimento da oferta e da procura. No entanto, nem...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This