Como o RFID pode ajudar na rastreabilidade de produtos

7 jan, 2022 | Estoque, Logística | 0 Comentários

Reading Time: 4 minutes

O RFID para rastreabilidade de produtos é uma tecnologia cada vez mais indispensável para segurança e até para cumprir a lei. Entenda mais sobre essa relação neste artigo!

A importância do rastreamento de produtos

O rastreamento de produtos é uma atividade de interação remota essencial para a segurança das mercadorias e para a qualidade dos itens.

Por meio da tecnologia RFID — Radio-Frequency Identification (Identificação por Radiofrequência, em português), o rastreamento inclui não apenas os produtos durante os transportes na cadeia produtiva e logística, mas também os veículos e a equipe.

Com isso, é possível observar e registrar qualquer ocorrência durante as movimentações em que o produto passa, incluindo horários e tempo das paradas e até situações referentes ao veículo e ao trânsito.

Em especial, o RFID é uma tecnologia muito importante para o rastreamento de produtos caso ocorra algum tipo de roubo ou desvio. Mesmo que a carga seja interceptada por criminosos, ela sempre terá sua localização identificada.

Além da segurança, veja outras áreas em que o rastreamento de produtos é importante:

  • Integridade do produto: certos itens, especialmente medicamentos e alimentos, precisam que sua qualidade seja preservada, evitando qualquer tipo de alteração por conta de fatores como validade e temperatura. Com produtos confiáveis, uma marca ganha mais credibilidade com os consumidores
  • Produtividade: a rastreabilidade é uma aliada da gestão de qualidade e da logística. Por meio da tecnologia RFID, por exemplo, é possível atingir uma excelente redução de custos e de tempo
  • Falhas humanas: se por um lado o rastreamento de produtos é importante para aumentar a segurança, integridade e produtividade, por outro ele também evita que o produto passe falhas involuntárias ou mesmo fraudes intencionais.

Qual a diferença entre o RFID e o código de barras na logística?

Antes de fazermos um comparativo entre RFID e código de barras, entenda o conceito de cada uma das duas tecnologias:

  • RFID: usa ondas de rádio para transmitir informações de etiquetas que possuem um sensor conectado a uma antena para um leitor RFID. Cada sensor normalmente contém identificadores exclusivos e um leitor pode escanear simultaneamente mais de 100 tags e não requer visibilidade da linha. Isso torna a automatização mais fácil em certos processos que, de outra forma, exigiriam tempo e recursos extras e estariam sujeitos a erro humano.
  • Código de barras: envolve o uso de um feixe de luz para ler as linhas pretas e brancas de um código de barras. O scanner inclui um sensor que cria um sinal da luz refletida e um decodificador traduz o sinal em texto e o envia para um computador ou banco de dados. Os leitores de código de barras exigem linha de visão e devem visualizar cada código de barras, um de cada vez, para capturar os dados.

Talvez só pela descrição você já tenha percebido as vantagens do RFID em relação ao código de barras. 

Resumindo, a tecnologia de identificação por radiofrequência dá mais acuracidade ao rastreamento, permitindo digitalizar vários itens de uma vez, tem mais durabilidade, por poder lidar com a exposição ao sol e à chuva, além de dar mais segurança.

Embora a finalidade do RFID seja semelhante aos códigos de barras, essa tecnologia tem um processo muito mais rápido, mais conveniente e praticamente livre de erros.

O RFID traz agilidade e precisão em operações de rastreamento e armazenagem na logística e também em outros setores, como varejo, segurança, trânsito e até esportes.

É bom lembrar que uma tecnologia nova torna a antiga obsoleta. O digital substituiu o analógico. Da mesma forma, as etiquetas inteligentes RFID está substituindo o código de barras e os processos manuais.

Como a tecnologia RFID pode facilitar o rastreamento

Já abordamos a importância do rastreamento de produtos e alguns aspectos de como o RFID é uma tecnologia aliada. Agora, veja mais detalhes sobre como ela facilita o rastreamento.

Rastreamento em tempo real

Gerenciar o estoque manualmente é um trabalho demorado, tedioso e passível a erros. O RFID, por sua vez, tem tornado o processo automatizado e transparente. Em muitos locais, leitores RFID têm escaneado e rastreado todo estoque de uma só vez.

Um scanner RFID instalado na porta de um depósito pode fornecer atualizações instantâneas de produtos que entram e saem. Além disso, seu sistema se integra ao sistema de rede sem fio e ao sistema de gerenciamento de estoque em tempo real.

Controle de estoque

A tecnologia RFID é especialmente útil no rastreamento quando usada no controle de estoque. Conheça algumas vantagens:

  • Não é preciso abrir a embalagem do produto para a leitura dos dados contidos na etiqueta RFID.
  • No mesmo dia do recebimento dos produtos, é possível dar entrada no setor de estoque e colocá-las à venda. Centenas de etiquetas são lidas simultaneamente, diminuindo o tempo de todos esses procedimentos.
  • O sistema RFID pode alertar quando a mercadoria está próxima do vencimento, evitando perdas e desperdícios
  • Quando existem mais antenas de radiofrequência no setor de estoque, o sistema RFID permite o registro de toda a movimentação de cada mercadoria. 
  • A etiqueta RFID é mais segura contra perda de informações ou itens desencontrados, em comparação a outros sistemas.

Gerenciamento de cadeia de abastecimento

O RFID permite que o fluxo da cadeia de abastecimento seja rastreado e fornece mais dados sobre ​​com equipamentos de manufatura, gerenciamento de ativos e processos.

Quando usados ​​corretamente, os dados gerados podem ajudar a otimizar essas áreas da cadeia de abastecimento por meio da automação.

RFID pode ser integrado em várias tarefas da cadeia de abastecimento para otimização de várias áreas. Com a tecnologia RFID, muitos processos que normalmente levam várias horas para serem concluídos podem levar apenas alguns minutos.

Ter informações geradas a partir da integração RFID permite uma tomada de decisão mais rápida e informada que permite aumentar a qualidade do gerenciamento da cadeia de abastecimento.

Rastreabilidade na cadeia de medicamentos já é lei

Por fim, é bom saber que, na cadeia de medicamentos, a rastreabilidade se tornou uma lei no Brasil.

Em 2009, foi criado o Sistema Nacional de Controle de Medicamentos (SNCM) por meio de uma lei, com o objetivo de acompanhar os medicamentos em toda a cadeia produtiva, desde a fabricação até o consumo pela população. 

Uma alteração nessa lei feita em 2016 definiu prazos para regulamentação, realização de testes, validação e implementação da rastreabilidade no Brasil. Isso deve ser feito até 28 de abril de 2022. 

A lei traz não só uma obrigação, mas também benefícios de aplicar a rastreabilidade, como maior segurança dos pacientes e profissionais em relação aos remédios utilizados. Ou seja, é algo que melhora a saúde pública.

Melhore sua rastreabilidade de produtos com RFID

Agora que você pôde entender um pouco mais sobre a importância da rastreabilidade e sua relação com a tecnologia RFID, o que acha de ter uma consultoria especializada para descobrir soluções personalizadas para seu negócio?

A Haco RFID está à disposição para atender às suas necessidades. Entre em contato e acerte na sua decisão.

4.2/5 - (9 votes)

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Vantagens de aplicar a tecnologia RFID no armazenamento logístico

Reading Time: 3 minutes

Reading Time: 3 minutes A agilidade e eficiência nos centros de distribuição são essenciais para o seu bom funcionamento e a tecnologia RFID pode ajudar neste processo. As etiquetas RFID (Identificação por Radiofrequência) fazem a leitura dos códigos de identificação por meio de ondas de rádio, facilitando assim a sua leitura. Veja as principais vantagens da sua aplicação nos armazéns logísticos.

HACO RFID x código de barras: 5 motivos para aderir à nova tecnologia

A transformação digital está mudando definitivamente a forma de fazer negócios e a HACO RFID é uma parte importante desse processo, proporcionando mais segurança, agilidade, rastreabilidade e redução de custos.  Por isso, cada vez mais o varejo está trocando o antigo...
Inclusão digital - na imagem uma mulher branca trabalhando

Inclusão digital: como treinar colaboradores mais velhos?

Novas tecnologias não param de surgir a todo momento. E, com isso, há uma necessidade constante de reinvenção das próprias empresas para acompanhar as tendências do mercado e manter uma competitividade contínua através de ferramentas inovadoras. No entanto, nem sempre...

Logística: o que esperar desse mercado em 2023

O ano de 2023 promete começar recheado de desafios e no mundo da logística não é diferente. Dar suporte às demandas de um e-commerce cada vez mais forte e, ao mesmo tempo, humanizar o atendimento com soluções inteligentes e inovadoras são algumas delas. A vantagem é...
Tecnologia-das-Coisas.

Internet das Coisas – IOT: 6 novidades do gerenciamento de inventário

Aumentar a eficiência operacional com a Internet das Coisas (IoT) não é mais uma promessa do futuro. As soluções em IoT já são uma realidade corporativa com o uso de dados em tempo real. Em pouco tempo, aliás, a Internet das Coisas deverá ser nativa em um ambiente...
bloqueio RFID

Bloqueio RFID: entenda mais sobre esse conceito

Talvez você já tenha vivido dois lados de uma mesma situação por conta de um mesmo objeto: o seu cartão de banco. Um deles foi celebrar a facilidade de fazer pagamentos por aproximação. E o outro foi se preocupar com a facilidade de fazer pagamentos por aproximação -...

Benefícios da logística reversa: como fazer e monitorar

Um dos grandes desafios da sustentabilidade é o descarte correto dos materiais. E não só porte do comércio e das indústrias, mas também dos consumidores. No entanto, as empresas podem adotar a logística reversa, que minimiza o impacto dos detritos no meio ambiente ao...
haco rfid setores nao varejistas que se beneficiam dessa tecnologia

HACO RFID: 9 setores não varejistas que se beneficiam dessa tecnologia

A tecnologia RFID tem sido muito utilizada no varejo, principalmente na gestão de estoque. A substituição do código de barras pelo sistema traz tantos benefícios que já é considerada uma das principais estratégias para aumentar a competitividade no setor. Mas ele não...
Rastreabilidade de produtos

Rastreabilidade de produtos: da saída da fábrica até o PDV

A rastreabilidade de produtos é uma das formas mais importantes de controle logístico. O processo permite que uma empresa faça todo o caminho de determinado item, da saída da fábrica ao PDV. Assim, é possível acompanhar todo o trajeto do artigo, podendo, inclusive,...
O que considerar antes de adotar tecnologias na gestão de estoque

O que considerar antes de adotar tecnologias na gestão de estoque

Uma boa gestão de estoque é fundamental para a saúde financeira da empresa. O monitoramento eficiente da cadeia de suprimentos evita o desperdício, favorece o capital de giro, otimiza o espaço físico e ainda gera conhecimento da oferta e da procura. No entanto, nem...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This