Definitivamente, a tecnologia no varejo veio para elevar a experiência de compras dos clientes e a competitividade das empresas.
Mas o que há de novo nesse segmento e por que é tão importante investir em tecnologia nas lojas?
Vamos conversar sobre este assunto agora mesmo!
O que é o Varejo 4.0?
Pode ser que ao pesquisar sobre tecnologia no varejo, você tenha se deparado com este termo: Varejo 4.0. Eles estão intimamente ligados.
O Varejo 4.0 é o resultado da chamada Indústria 4.0 – a Quarta Revolução Industrial a qual estamos vivenciando.
Se nas fábricas, essa revolução é caracterizada pela introdução de tecnologias para automatizar os processos produtivos, no varejo isso também ocorre.
O Varejo 4.0, portanto, é a introdução da tecnologia que automatiza, agiliza e faz crescer o varejo e a experiência de compra.
Indo mais além, podemos dizer que investir em tecnologia não apenas moderniza a sua loja, mas vai de encontro a uma nova exigência do consumidor.
Preço e produto são essenciais para a atração e fidelização, mas eles já não são suficientes.
Os clientes querem se sentir especiais, terem conforto, querem comprar com agilidade. Eles querem ter uma experiência rica durante toda a jornada de compra.
Por isso, a tecnologia é estratégica, já que fornece ferramentas que ajudam em todo o processo de atendimento, escolha dos produtos, avaliações, compra e pós-venda – mesmo se a sua loja for totalmente física.
Quais as vantagens da tecnologia no varejo?
Até aqui, já deu para ter uma ideia do quão importante tem sido a introdução da tecnologia no varejo, certo?
Mas agora vamos falar das vantagens ainda mais palpáveis para o seu negócio:
Aumento das vendas
Quando você investe em tecnologia no varejo, passa a contar com ferramentas que ajudam no aumento das vendas.
Um exemplo claro: no CRM da loja é possível analisar o perfil dos maiores compradores, traçar suas características, segmentar e, assim, criar estratégias para mantê-los fiéis.
Com a tecnologia, você consegue fazer uma pesquisa mais detalhada sobre o perfil comprador da sua loja. Assim, você atinge o público certo e aumenta a experiência de compras dele.
Produtividade alta
Várias ferramentas tecnológicas substituem operações manuais e que demandavam um tempo considerável.
Com isso, a sua equipe fica liberada para focar em outras tarefas essenciais, deixando que a tecnologia faça os processos repetitivos. Isso também diminui os erros e retrabalhos.
Processos automatizados e otimizados
Integração dos dados, registro automático de informações, automatização de atividades, análise estratégica, pré-atendimento … São muitos procedimentos que podem ser otimizados com a tecnologia no varejo.
E com tantos dados sendo analisados em tempo real, a tomada de decisão fica mais assertiva, fazendo com que sua empresa cresça de verdade.
Quais as principais tendências da tecnologia no varejo?
Algumas dessas tendências já estão fortes no varejo, enquanto outras estão em franco crescimento.
Vamos a elas:
Cloud computing
A computação em nuvem proporciona a migração de data centers inteiros – ou apenas os softwares dos computadores – para o ambiente virtual, eliminando espaço na loja e também na memória das máquinas.
E no ambiente em nuvem, os dados são seguros, possuem alta disponibilidade e proporcionam um trabalho integrado (e mobile) entre os diferentes setores do varejo.
Heatmap
O mapa de calor já é uma tecnologia presente no varejo, mas que vem se solidificando ultimamente.
Câmeras que captam a presença mais ou menos intensa nas diferentes prateleiras ajudam a compreender o comportamento dos seus clientes na loja.
Quais prateleiras ou seções eles mais frequentam? Que produtos mais compram? Onde estão seções são as menos visitadas?
As respostas ajudam muito na hora de tomar as melhores decisões e aperfeiçoar a experiência de compras.
Pagamento sem contato
O pagamento sem o uso de dinheiro físico e até mesmo do cartão é uma forte tendência da tecnologia do varejo.
Impulsionada pela pandemia e pelo surgimento do Pix, esses meios de pagamento tecnológicos agilizam o fechamento das vendas e diminuem o tempo de atendimento, tornando as transações mais seguras.
Big Data
As ferramentas de Big Data ajudam no cruzamento do enorme volume de dados de uma loja: pedidos, balanços financeiros, vendas, orçamentos, resultados de campanhas de marketing, etc.
Isso gera insights para o crescimento do varejo tanto internamente quanto externamente. Até porque, é possível detectar diferentes padrões de comportamento dos clientes, hábitos de compra, se preparar para as sazonalidades e as tendências e tudo o que é essencial para se posicionar no mercado.
Etiquetas RFID
As etiquetas RFID vieram para revolucionar a tecnologia no varejo e substituir o código de barras.
Elas contêm um microchip interno, que armazena os dados, além de uma antena que capta o sinal de radiofrequência para a identificação da mercadoria.
Centenas de etiquetas podem ser lidas simultaneamente, otimizando a logística, o controle do estoque e diminuindo o tempo das filas no caixa.
Além disso, o sistema RFID também proporciona outros dois serviços na loja.
O primeiro deles é o Self-checkout, onde o cliente nem precisa passar pelo caixa, pois a etiqueta RFID detecta o produto no sistema e o pagamento pode ser feito de forma automatizada, sem a necessidade de um atendente.
Já o segundo merece um capítulo à parte: o provador inteligente.
Provador inteligente
O provador inteligente é uma revolução da tecnologia no varejo, graças ao sistema RFID.
Nele, o espelho possui uma tecnologia touchscreen e um leitor RFID, que quando entra em contato com a etiqueta do produto, uma tela é acionada no vidro, mostrando uma série de recursos:
- Descrição do produto;
- Preço;
- Dicas de acessórios e outros itens complementares;
- Ajuste na iluminação do provador;
- Escolha da música ambiente;
- Opção de incluir mais itens no carrinho;
- Self-checkout.
Bom, existem outras tendências da tecnologia no varejo, mas as que citamos neste artigo certamente já farão a diferença no atendimento ao cliente da sua loja.
E se você não sabe por onde começar a implementar tanta coisa, eis a dica: começa pela tecnologia RFID.
A mudança começará de dentro – logística, estoque, inventário, distribuição, etc. – para fora, melhorando a experiência do cliente. Afinal, esse é o objetivo do Varejo 4.0.
No próximo post, confira tudo o que você precisa saber sobre o sistema RFID.
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