Como o RFID pode auxiliar em campanhas de marketing

22 fev, 2022 | RFID | 0 Comentários

Reading Time: 2 minutes

As etiquetas RFID são uma tecnologia de ponta cada vez mais adotada no mundo da moda – assim como em outras áreas do varejo. Entretanto, apesar das grandes vantagens para controle de estoque, inventário e rastreamento de produtos, a verdade é que cada vez mais aplicações são descobertas a cada dia. E uma delas diz respeito justamente a um dos principais pontos estratégicos de qualquer empresa: as campanhas de marketing.

Qualquer empresário ou empreendedor que leve seu negócio a sério sabe que, quanto mais souber sobre seu público-alvo, mais fácil será desenvolver produtos realmente assertivos. 

Compreender os desejos, necessidades e dores é fundamental para criar empatia e oferecer o produto certo, na hora certa, para as pessoas certas. Não é à toa, portanto, que a informação é o maior ativo de qualquer empresa – e é justamente aí que a RFID se torna ainda mais interessante.

 

Tecnologia RFID ajuda a criar estratégias mais empáticas

Primeiramente, não custa lembrar o que é RFID, a Radio Frequency Identification (ou identificação por radiofrequência). A tecnologia permite que um item seja identificado através das ondas de rádio, a uma distância de até 10 metros.

Ela é bem parecida com a NFC, a Near Field Communication (comunicação por proximidade) que troca informação com dispositivos próximos, mas em um raio menor, de 1 metro. 

Ambas são inovações bastante comuns no dia a dia, usadas nos bilhetes de transportes públicos, pulseiras de eventos e até em pagamentos com cartões bancários ou via smartphone por aproximação, por exemplo.

Por outro lado, as pessoas hoje passam grande parte do tempo conectadas a seus celulares. Seja para buscas no Google, em redes sociais ou interagindo com alguma marca de alguma forma. Então se o seu cliente está online, é online que a sua marca tem que estar, principalmente quando a RFID pode ajudar tanto seu negócio a se conectar com seus clientes.

Imagine que você está passando na rua e decide entrar em uma loja para fazer hora até um compromisso. Nesse mero acaso, acabou encontrando a blusa perfeita para o encontro da happy hour, mas desistiu de levar depois de encarar cinco minutos na fila do caixa.

Agora imagine substituir o cód. de barras por uma etiqueta RFID para pagar o produto em um totem com NFC no ponto de venda. Sem fila, sem precisar de vendedor. É atrito zero entre público e marca e fidelização praticamente certa do cliente.

Isso, sem falar que a mesma RFID já traz todas as informações para baixa no estoquecontrole de inventário que a loja precisa. Além de permitir o gerenciamento em tempo real dos produtos, a capacidade de memória é imensa, muito maior que a código de barras.  

 

Cruzamento de dados gera mais assertividade

Outro ponto a favor das campanhas de marketing é a capacidade da RFID de armazenar informações dos clientes nas transações presenciais. É possível saber, por exemplo, o ticket médio, a hora da compra, o que e em qual quantidade foi comprado.

Também fica mais fácil saber quais os itens mais populares, quando têm mais saída e programar sua reposição. Por outro lado, se cada compra for registrada em um banco de dados, a mineração pode revelar as preferências do cliente, criando campanhas de marketing personalizadas para clientes vip, por exemplo, ou ajudando a direcionar e-mails marketing.

E então, pronto para conhecer de perto a RFID e adotar em seu modelo de negócio para incrementar suas campanhas de marketing?

Conheça esse case de sucesso da RFID Haco e inspire-se!

4.7/5 - (8 votos)

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Inventário de estoque: o que é, como fazer e os benefícios do RFID

Com o fim de ano chegando, deixar o inventário de estoque em dia é essencial para evitar desorganização, prejuízos e melhorar a gestão da empresa. A seguir, veja o que é, como funciona e como a tecnologia RFID pode otimizar esse processo. O que é inventário de...

Tecnologia na logística: benefícios e soluções que transformam empresas e indústrias

A tecnologia na logística veio para simplificar processos e trazer mais eficiência ao nosso dia a dia. Muito além de softwares que otimizam operações, soluções como as etiquetas inteligentes RFID tornam os fluxos logísticos mais ágeis e precisos, reduzindo erros e...

RFID e NFC: Entenda a diferença

RFID ou NFC? Conheça as principais diferenças e descubra como aplicar a tecnologia na moda. A tecnologia e a moda andam lado a lado. Um exemplo disso são as soluções de identificação por radiofrequência, como o RFID e NFC. Ambas são utilizadas para o rastreamento,...

RFID: O que é?

Uma dúvida comum sobre a tecnologia RFID: o que é, como funciona, por que usar e quanto custa implementar esta tecnologia nas empresas. Você sabia que essa tecnologia está revolucionando a forma como empresas gerenciam os seus estoques? Neste artigo, vamos...

Vantagens de aplicar a tecnologia RFID no armazenamento logístico

Reading Time: 3 minutes

Reading Time: 3 minutes A agilidade e eficiência nos centros de distribuição são essenciais para o seu bom funcionamento e a tecnologia RFID pode ajudar neste processo. As etiquetas RFID (Identificação por Radiofrequência) fazem a leitura dos códigos de identificação por meio de ondas de rádio, facilitando assim a sua leitura. Veja as principais vantagens da sua aplicação nos armazéns logísticos.

HACO RFID x código de barras: 5 motivos para aderir à nova tecnologia

A transformação digital está mudando definitivamente a forma de fazer negócios e a HACO RFID é uma parte importante desse processo, proporcionando mais segurança, agilidade, rastreabilidade e redução de custos.  Por isso, cada vez mais o varejo está trocando o antigo...
Inclusão digital - na imagem uma mulher branca trabalhando

Inclusão digital: como treinar colaboradores mais velhos?

Novas tecnologias não param de surgir a todo momento. E, com isso, há uma necessidade constante de reinvenção das próprias empresas para acompanhar as tendências do mercado e manter uma competitividade contínua através de ferramentas inovadoras. No entanto, nem sempre...

Logística: o que esperar desse mercado em 2023

O ano de 2023 promete começar recheado de desafios e no mundo da logística não é diferente. Dar suporte às demandas de um e-commerce cada vez mais forte e, ao mesmo tempo, humanizar o atendimento com soluções inteligentes e inovadoras são algumas delas. A vantagem é...
Tecnologia-das-Coisas.

Internet das Coisas – IOT: 6 novidades do gerenciamento de inventário

Aumentar a eficiência operacional com a Internet das Coisas (IoT) não é mais uma promessa do futuro. As soluções em IoT já são uma realidade corporativa com o uso de dados em tempo real. Em pouco tempo, aliás, a Internet das Coisas deverá ser nativa em um ambiente...
bloqueio RFID

Bloqueio RFID: entenda mais sobre esse conceito

Talvez você já tenha vivido dois lados de uma mesma situação por conta de um mesmo objeto: o seu cartão de banco. Um deles foi celebrar a facilidade de fazer pagamentos por aproximação. E o outro foi se preocupar com a facilidade de fazer pagamentos por aproximação -...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This