Como o RFID pode auxiliar em campanhas de marketing

22 fev, 2022 | RFID | 0 Comentários

As etiquetas RFID são uma tecnologia de ponta cada vez mais adotada no mundo da moda – assim como em outras áreas do varejo. Entretanto, apesar das grandes vantagens para controle de estoque, inventário e rastreamento de produtos, a verdade é que cada vez mais aplicações são descobertas a cada dia. E uma delas diz respeito justamente a um dos principais pontos estratégicos de qualquer empresa: as campanhas de marketing.

Qualquer empresário ou empreendedor que leve seu negócio a sério sabe que, quanto mais souber sobre seu público-alvo, mais fácil será desenvolver produtos realmente assertivos. 

Compreender os desejos, necessidades e dores é fundamental para criar empatia e oferecer o produto certo, na hora certa, para as pessoas certas. Não é à toa, portanto, que a informação é o maior ativo de qualquer empresa – e é justamente aí que a RFID se torna ainda mais interessante.

 

Tecnologia RFID ajuda a criar estratégias mais empáticas

Primeiramente, não custa lembrar o que é RFID, a Radio Frequency Identification (ou identificação por radiofrequência). A tecnologia permite que um item seja identificado através das ondas de rádio, a uma distância de até 10 metros.

Ela é bem parecida com a NFC, a Near Field Communication (comunicação por proximidade) que troca informação com dispositivos próximos, mas em um raio menor, de 1 metro. 

Ambas são inovações bastante comuns no dia a dia, usadas nos bilhetes de transportes públicos, pulseiras de eventos e até em pagamentos com cartões bancários ou via smartphone por aproximação, por exemplo.

Por outro lado, as pessoas hoje passam grande parte do tempo conectadas a seus celulares. Seja para buscas no Google, em redes sociais ou interagindo com alguma marca de alguma forma. Então se o seu cliente está online, é online que a sua marca tem que estar, principalmente quando a RFID pode ajudar tanto seu negócio a se conectar com seus clientes.

Imagine que você está passando na rua e decide entrar em uma loja para fazer hora até um compromisso. Nesse mero acaso, acabou encontrando a blusa perfeita para o encontro da happy hour, mas desistiu de levar depois de encarar cinco minutos na fila do caixa.

Agora imagine substituir o cód. de barras por uma etiqueta RFID para pagar o produto em um totem com NFC no ponto de venda. Sem fila, sem precisar de vendedor. É atrito zero entre público e marca e fidelização praticamente certa do cliente.

Isso, sem falar que a mesma RFID já traz todas as informações para baixa no estoquecontrole de inventário que a loja precisa. Além de permitir o gerenciamento em tempo real dos produtos, a capacidade de memória é imensa, muito maior que a código de barras.  

 

Cruzamento de dados gera mais assertividade

Outro ponto a favor das campanhas de marketing é a capacidade da RFID de armazenar informações dos clientes nas transações presenciais. É possível saber, por exemplo, o ticket médio, a hora da compra, o que e em qual quantidade foi comprado.

Também fica mais fácil saber quais os itens mais populares, quando têm mais saída e programar sua reposição. Por outro lado, se cada compra for registrada em um banco de dados, a mineração pode revelar as preferências do cliente, criando campanhas de marketing personalizadas para clientes vip, por exemplo, ou ajudando a direcionar e-mails marketing.

E então, pronto para conhecer de perto a RFID e adotar em seu modelo de negócio para incrementar suas campanhas de marketing?

Conheça esse case de sucesso da RFID Haco e inspire-se!

4.7/5 - (8 votes)

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

etiquetas RFID

Entenda as normativas GS1 em relação as etiquetas RFID

A tecnologia de identificação por radiofrequência, mais conhecida por sua sigla em inglês RFID, já é uma tendência consolidada. Afinal, otimizar o reconhecimento e a rastreabilidade dos itens é a melhor estratégia para melhorar a performance nos negócios. Mas as...
Pontos importantes das etiquetas RFID

Pontos importantes das etiquetas RFID

Já pensou em dar um passo além do código de barras e alavancar seus negócios com muito mais segurança e eficiência? Se a resposta é sim, está na hora de investir nas etiquetas RFID - a identificação por radiofrequência, na sigla em inglês. Elas estão revolucionando os...
rastreabilidade de insumos e importante no seu processo

Por que a rastreabilidade de insumos é importante no seu processo?

Seja qual for o ramo ou o tamanho da indústria, a qualidade dos produtos finais é determinante para o sucesso. Mas é praticamente impossível manter um padrão de excelência sem rastreabilidade no processo. O monitoramento preciso e automático dos insumos pode evitar...
tiquetas RFID para varejo tudo sobre angulo de leitura da irradiacao

Etiquetas RFID para varejo: tudo sobre ângulo de leitura da irradiação

Durante muitos anos os códigos de barras foram a tecnologia dominante no varejo. No entanto, esse cenário está mudando rapidamente com a crescente utilização das etiquetas RFID. A solução oferece muito mais eficiência operacional e benefícios. E uma de suas grandes...
Descarte de etiquetas RFID

Descarte de etiquetas RFID

Quem já conhece a quantidade de funcionalidades das etiquetas RFID pode acrescentar mais duas à lista: o gerenciamento do ciclo de vida de um produto e a indicação da melhor forma de reciclagem ao final da vida útil.  Hoje, a tecnologia é considerada essencial na...
sinais-de-que-você-precisa-otimizar-os-processos-do-seu-negócio

4 sinais de que você precisa otimizar processos do seu negócio

Otimizar os processos da empresa não é uma alternativa, é uma necessidade a qualquer organização. Mas em uma época em que a transformação digital rege os novos rumos dos negócios, muitos procedimentos estão se tornando rapidamente obsoletos. É preciso saber a hora de...
Etiquetas-RFID-e-Metaverso-uma-tecnologia-invalida-a-outra

Etiquetas RFID e metaverso: uma tecnologia invalida a outra?

Etiquetas RFID e metaverso são dois assuntos do momento quando o tema é tecnologia. E não tem como ser diferente em um momento em que os ambientes de negócios estão cada vez mais digitais. O metaverso ainda está dando seus primeiros passos, mas os lucros milionários...
RFID qual a frequencia ideal para a sua aplicação

RFID: qual a frequência ideal para a sua aplicação

Quem está antenado com as novas tecnologias e busca melhores inovações para seu negócio com certeza já ouviu falar na tecnologia RFID.  A solução tem tantas aplicabilidades que pode ser utilizada em praticamente qualquer área: do controle de estoque à identificação de...
tags rfid

Como configurar as tags RFID e definir a zona de leitura

As tags RFID estão entre as soluções mais modernas dovarejo. Basta umaetiqueta para armazenar uma grande quantidade de dados e ler à distância informações valiosas para o controle deestoque einventário, mas também do fluxo e acesso de pessoas e veículos aos mais...
pessoa usando uma pulseira de acesso com leitora rfid

O uso do RFID para a gestão e o controle de acesso de pessoas em diversos locais

Muito se tem falado sobre o uso da RFID no varejo, já que a tecnologia é uma das formas mais eficientes, práticas e seguras de identificar e controlar mercadorias. No entanto, outra funcionalidade se destaca entre as empresas: identificar e controlar o acesso de...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This