As etiquetas RFID são uma tecnologia de ponta cada vez mais adotada no mundo da moda – assim como em outras áreas do varejo. Entretanto, apesar das grandes vantagens para controle de estoque, inventário e rastreamento de produtos, a verdade é que cada vez mais aplicações são descobertas a cada dia. E uma delas diz respeito justamente a um dos principais pontos estratégicos de qualquer empresa: as campanhas de marketing.
Qualquer empresário ou empreendedor que leve seu negócio a sério sabe que, quanto mais souber sobre seu público-alvo, mais fácil será desenvolver produtos realmente assertivos.
Compreender os desejos, necessidades e dores é fundamental para criar empatia e oferecer o produto certo, na hora certa, para as pessoas certas. Não é à toa, portanto, que a informação é o maior ativo de qualquer empresa – e é justamente aí que a RFID se torna ainda mais interessante.
Tecnologia RFID ajuda a criar estratégias mais empáticas
Primeiramente, não custa lembrar o que é RFID, a Radio Frequency Identification (ou identificação por radiofrequência). A tecnologia permite que um item seja identificado através das ondas de rádio, a uma distância de até 10 metros.
Ela é bem parecida com a NFC, a Near Field Communication (comunicação por proximidade) que troca informação com dispositivos próximos, mas em um raio menor, de 1 metro.
Ambas são inovações bastante comuns no dia a dia, usadas nos bilhetes de transportes públicos, pulseiras de eventos e até em pagamentos com cartões bancários ou via smartphone por aproximação, por exemplo.
Por outro lado, as pessoas hoje passam grande parte do tempo conectadas a seus celulares. Seja para buscas no Google, em redes sociais ou interagindo com alguma marca de alguma forma. Então se o seu cliente está online, é online que a sua marca tem que estar, principalmente quando a RFID pode ajudar tanto seu negócio a se conectar com seus clientes.
Imagine que você está passando na rua e decide entrar em uma loja para fazer hora até um compromisso. Nesse mero acaso, acabou encontrando a blusa perfeita para o encontro da happy hour, mas desistiu de levar depois de encarar cinco minutos na fila do caixa.
Agora imagine substituir o cód. de barras por uma etiqueta RFID para pagar o produto em um totem com NFC no ponto de venda. Sem fila, sem precisar de vendedor. É atrito zero entre público e marca e fidelização praticamente certa do cliente.
Isso, sem falar que a mesma RFID já traz todas as informações para baixa no estoque e controle de inventário que a loja precisa. Além de permitir o gerenciamento em tempo real dos produtos, a capacidade de memória é imensa, muito maior que a código de barras.
Cruzamento de dados gera mais assertividade
Outro ponto a favor das campanhas de marketing é a capacidade da RFID de armazenar informações dos clientes nas transações presenciais. É possível saber, por exemplo, o ticket médio, a hora da compra, o que e em qual quantidade foi comprado.
Também fica mais fácil saber quais os itens mais populares, quando têm mais saída e programar sua reposição. Por outro lado, se cada compra for registrada em um banco de dados, a mineração pode revelar as preferências do cliente, criando campanhas de marketing personalizadas para clientes vip, por exemplo, ou ajudando a direcionar e-mails marketing.
E então, pronto para conhecer de perto a RFID e adotar em seu modelo de negócio para incrementar suas campanhas de marketing?
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