Entenda o que é e como funciona o Chip RFID

5 jan, 2022 | RFID, Tecnologia | 0 Comentários

A tecnologia de radiofrequência que está sendo utilizada para a identificação de produtos em indústrias e no comércio em geral, só funciona por causa do chip RFID. Entenda como isso é possível!

O que é um chip RFID?

Bom, antes de explicarmos o que é um chip RFID, vamos desmembrar esse termo em dois: chip e RFID.

Um chip, também chamado de circuito integrado, é um pequeno dispositivo microeletrônico (que pode ter o tamanho de um grão de arroz) composto por milhões de componentes. Juntos, eles armazenam, movem e processam dados.

Já o sistema RFID é a tecnologia de identificação por radiofrequência (ondas de rádio), que permite fazer a identificação e contagem, em tempo real, de centenas de produtos simultaneamente.

Um chip RFID, portanto, é o dispositivo que armazena, move e processa os dados para tornar possível essa identificação por meio do sinal de radiofrequência.

Mas como é possível que um chip medindo 1 milímetro faça tamanha proeza? Explicaremos a seguir.

Como funciona o chip RFID?

Para entender o funcionamento do chip RFID, saiba que ele é composto por diferentes partes, tais como:

  • Pads: fazem a interconexão entre o chip e o ambiente externo.
  • Bloco analógico: recebem o sinal de alimentação externa e geram a pulsação elétrica responsável pelo funcionamento do chip.
  • Bloco digital: processam as informações dos comandos externos, retornando as respostas adequadas ao sistema.
  • Memória: onde as informações são armazenadas no chip.
  • Banco de capacitores: onde ocorre o armazenamento de energia para o funcionamento do chip.

Vale lembrar que o chip RFID é feito de um material semicondutor de corrente elétrica – o silício.

Então, existem basicamente três etapas do funcionamento de um chip com essa tecnologia:

  1. Os pads fazem a conexão do chip com o mundo externo e através dele os sinais de alimentação e comandos são transferidos entre o mundo externo e o circuito integrado.
  2. Os blocos analógicos recebem o sinal de alimentação externa, adequando-os para os níveis de tensão e corrente apropriados. Além disso, esses blocos são responsáveis pela geração da base de tempo do circuito integrado, que é a pulsação para o funcionamento do chip.
  3. Esses sinais são transferidos para os blocos digitais que processam as informações dos comandos externos, recuperando os dados da memória e, por fim, retornando as respostas adequadas ao sistema.

Ok. Agora que você já conhece as partes internas do chip RFID, vamos às partes externas.

Esse microchip é colocado dentro de uma etiqueta  RFID, que pode ser feita de diferentes materiais (adesivo, epóxi, plástico, silicone, etc.).

A etiqueta RFID é composta basicamente pelo chip RFID, por uma antena de 4 polegadas que capta o sinal de radiofrequência e pelo material externo que reveste a etiqueta.

Na prática, o sistema funciona da seguinte maneira:

  • A etiqueta RFID entra no campo de radiofrequência;
  • O leitor RFID capta o sinal;
  • Os dados do microchip são lidos e enviados ao computador conectado ao sistema de gestão.

Simples, não é mesmo? Assista no vídeo abaixo uma pequena apresentação sobre o funcionamento das etiquetas RFID:

 

Vale reforçar, portanto, que o chip RFID não é o mesmo que a etiqueta RFID, mas um dos componentes que fazem parte dela, certo?

Você pode ter diferentes etiquetas de diferentes materiais, mas internamente, o sistema funciona com o mesmo tipo de chip e antena.

Mas como os dados são gravados no chip RFID?

Até aqui, entendemos que para que uma etiqueta RFID funcione, é necessário que haja um chip interno com os dados do produto e uma antena que capta o sinal de radiofrequência.

Mas como é possível inserir os dados no chip?

Eles são gravados com um dispositivo chamado encoder, que costuma ser integrado às impressoras das etiquetas e ao leitor RFID.

Um tipo de encoder usado na gravação dos dados é o EPC (Eletronic Product Code), que é um número único utilizado para identificar o produto por meio da etiqueta. Ele fica registrado justamente no chip RFID e na hora da leitura, esse código é transmitido ao computador e transformado nas informações gravadas.

Quanto ao computador, será necessário utilizar um Middleware EPC – software que funciona como a central de informações do sistema.

Para saber mais detalhes sobre esse assunto, leia o nosso artigo sobre Como inserir os dados na etiqueta RFID .

Quais as vantagens do chip RFID nas empresas?

A tecnologia RFID vem substituindo o código de barras na logística de empresas e indústrias por vários motivos.

A seguir, destacamos os principais benefícios:

  • Centenas de etiquetas RFID podem ser lidas ao mesmo tempo;
  • Redução de tempo na contagem do estoque e do inventário;
  • Cada produto recebe uma identificação exclusiva;
  • Eliminação ou redução de retrabalho;
  • Maior integração da logística do estoque e da loja;
  • Redução no tempo de fila no caixa;
  • Aumento da produtividade;
  • As etiquetas RFID são mais duráveis em comparação às etiquetas do código de barras;
  • Fácil rastreamento da mercadoria;
  • Não há necessidade de abrir as embalagens para a leitura dos dados RFID, caso a etiqueta esteja dentro delas;
  • Fácil integração do estoque da loja física e virtual;
  • A etiqueta pode ser colocada em diferentes superfícies;
  • Facilidade na contagem e identificação de produtos que chegam e que saem da empresa.

 

Depois de tantas vantagens, você deve estar se perguntando: qual é o custo para instalar RFID? A resposta não é única; afinal, ela dependerá de diferentes fatores, incluindo a estrutura da sua empresa e quais departamentos utilizarão o sistema RFID.

Mas eis um fato incontestável: essa tecnologia tem um custo-benefício incomparável, pois os benefícios são sentidos logo nas primeiras horas de implantação do sistema na empresa

Dá uma olhada no vídeo a seguir com um case de sucesso da implantação da tecnologia RFID na logística da rede de lojas Havan:

 

Portanto, para saber como implantar RFID na empresa, a seguir separamos um material gratuito com os 10 passos iniciais para o seu projeto RFID. Baixe-o agora mesmo!

A Haco é especialista na área e pode te ajudar em todos os procedimentos.

5/5 - (1 vote)

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

etiquetas RFID

Entenda as normativas GS1 em relação as etiquetas RFID

A tecnologia de identificação por radiofrequência, mais conhecida por sua sigla em inglês RFID, já é uma tendência consolidada. Afinal, otimizar o reconhecimento e a rastreabilidade dos itens é a melhor estratégia para melhorar a performance nos negócios. Mas as...
Pontos importantes das etiquetas RFID

Pontos importantes das etiquetas RFID

Já pensou em dar um passo além do código de barras e alavancar seus negócios com muito mais segurança e eficiência? Se a resposta é sim, está na hora de investir nas etiquetas RFID - a identificação por radiofrequência, na sigla em inglês. Elas estão revolucionando os...
rastreabilidade de insumos e importante no seu processo

Por que a rastreabilidade de insumos é importante no seu processo?

Seja qual for o ramo ou o tamanho da indústria, a qualidade dos produtos finais é determinante para o sucesso. Mas é praticamente impossível manter um padrão de excelência sem rastreabilidade no processo. O monitoramento preciso e automático dos insumos pode evitar...
tiquetas RFID para varejo tudo sobre angulo de leitura da irradiacao

Etiquetas RFID para varejo: tudo sobre ângulo de leitura da irradiação

Durante muitos anos os códigos de barras foram a tecnologia dominante no varejo. No entanto, esse cenário está mudando rapidamente com a crescente utilização das etiquetas RFID. A solução oferece muito mais eficiência operacional e benefícios. E uma de suas grandes...
Descarte de etiquetas RFID

Descarte de etiquetas RFID

Quem já conhece a quantidade de funcionalidades das etiquetas RFID pode acrescentar mais duas à lista: o gerenciamento do ciclo de vida de um produto e a indicação da melhor forma de reciclagem ao final da vida útil.  Hoje, a tecnologia é considerada essencial na...
sinais-de-que-você-precisa-otimizar-os-processos-do-seu-negócio

4 sinais de que você precisa otimizar processos do seu negócio

Otimizar os processos da empresa não é uma alternativa, é uma necessidade a qualquer organização. Mas em uma época em que a transformação digital rege os novos rumos dos negócios, muitos procedimentos estão se tornando rapidamente obsoletos. É preciso saber a hora de...
Etiquetas-RFID-e-Metaverso-uma-tecnologia-invalida-a-outra

Etiquetas RFID e metaverso: uma tecnologia invalida a outra?

Etiquetas RFID e metaverso são dois assuntos do momento quando o tema é tecnologia. E não tem como ser diferente em um momento em que os ambientes de negócios estão cada vez mais digitais. O metaverso ainda está dando seus primeiros passos, mas os lucros milionários...
RFID qual a frequencia ideal para a sua aplicação

RFID: qual a frequência ideal para a sua aplicação

Quem está antenado com as novas tecnologias e busca melhores inovações para seu negócio com certeza já ouviu falar na tecnologia RFID.  A solução tem tantas aplicabilidades que pode ser utilizada em praticamente qualquer área: do controle de estoque à identificação de...
tags rfid

Como configurar as tags RFID e definir a zona de leitura

As tags RFID estão entre as soluções mais modernas dovarejo. Basta umaetiqueta para armazenar uma grande quantidade de dados e ler à distância informações valiosas para o controle deestoque einventário, mas também do fluxo e acesso de pessoas e veículos aos mais...
pessoa usando uma pulseira de acesso com leitora rfid

O uso do RFID para a gestão e o controle de acesso de pessoas em diversos locais

Muito se tem falado sobre o uso da RFID no varejo, já que a tecnologia é uma das formas mais eficientes, práticas e seguras de identificar e controlar mercadorias. No entanto, outra funcionalidade se destaca entre as empresas: identificar e controlar o acesso de...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This