Entenda o que é e como funciona o Chip RFID

5 jan, 2022 | RFID, Tecnologia | 0 Comentários

Reading Time: 4 minutes

A tecnologia de radiofrequência que está sendo utilizada para a identificação de produtos em indústrias e no comércio em geral, só funciona por causa do chip RFID. Entenda como isso é possível!

O que é um chip RFID?

Bom, antes de explicarmos o que é um chip RFID, vamos desmembrar esse termo em dois: chip e RFID.

Um chip, também chamado de circuito integrado, é um pequeno dispositivo microeletrônico (que pode ter o tamanho de um grão de arroz) composto por milhões de componentes. Juntos, eles armazenam, movem e processam dados.

Já o sistema RFID é a tecnologia de identificação por radiofrequência (ondas de rádio), que permite fazer a identificação e contagem, em tempo real, de centenas de produtos simultaneamente.

Um chip RFID, portanto, é o dispositivo que armazena, move e processa os dados para tornar possível essa identificação por meio do sinal de radiofrequência.

Mas como é possível que um chip medindo 1 milímetro faça tamanha proeza? Explicaremos a seguir.

Como funciona o chip RFID?

Para entender o funcionamento do chip RFID, saiba que ele é composto por diferentes partes, tais como:

  • Pads: fazem a interconexão entre o chip e o ambiente externo.
  • Bloco analógico: recebem o sinal de alimentação externa e geram a pulsação elétrica responsável pelo funcionamento do chip.
  • Bloco digital: processam as informações dos comandos externos, retornando as respostas adequadas ao sistema.
  • Memória: onde as informações são armazenadas no chip.
  • Banco de capacitores: onde ocorre o armazenamento de energia para o funcionamento do chip.

Vale lembrar que o chip RFID é feito de um material semicondutor de corrente elétrica – o silício.

Então, existem basicamente três etapas do funcionamento de um chip com essa tecnologia:

  1. Os pads fazem a conexão do chip com o mundo externo e através dele os sinais de alimentação e comandos são transferidos entre o mundo externo e o circuito integrado.
  2. Os blocos analógicos recebem o sinal de alimentação externa, adequando-os para os níveis de tensão e corrente apropriados. Além disso, esses blocos são responsáveis pela geração da base de tempo do circuito integrado, que é a pulsação para o funcionamento do chip.
  3. Esses sinais são transferidos para os blocos digitais que processam as informações dos comandos externos, recuperando os dados da memória e, por fim, retornando as respostas adequadas ao sistema.

Ok. Agora que você já conhece as partes internas do chip RFID, vamos às partes externas.

Esse microchip é colocado dentro de uma etiqueta  RFID, que pode ser feita de diferentes materiais (adesivo, epóxi, plástico, silicone, etc.).

A etiqueta RFID é composta basicamente pelo chip RFID, por uma antena de 4 polegadas que capta o sinal de radiofrequência e pelo material externo que reveste a etiqueta.

Na prática, o sistema funciona da seguinte maneira:

  • A etiqueta RFID entra no campo de radiofrequência;
  • O leitor RFID capta o sinal;
  • Os dados do microchip são lidos e enviados ao computador conectado ao sistema de gestão.

Simples, não é mesmo? Assista no vídeo abaixo uma pequena apresentação sobre o funcionamento das etiquetas RFID:

 

Vale reforçar, portanto, que o chip RFID não é o mesmo que a etiqueta RFID, mas um dos componentes que fazem parte dela, certo?

Você pode ter diferentes etiquetas de diferentes materiais, mas internamente, o sistema funciona com o mesmo tipo de chip e antena.

Mas como os dados são gravados no chip RFID?

Até aqui, entendemos que para que uma etiqueta RFID funcione, é necessário que haja um chip interno com os dados do produto e uma antena que capta o sinal de radiofrequência.

Mas como é possível inserir os dados no chip?

Eles são gravados com um dispositivo chamado encoder, que costuma ser integrado às impressoras das etiquetas e ao leitor RFID.

Um tipo de encoder usado na gravação dos dados é o EPC (Eletronic Product Code), que é um número único utilizado para identificar o produto por meio da etiqueta. Ele fica registrado justamente no chip RFID e na hora da leitura, esse código é transmitido ao computador e transformado nas informações gravadas.

Quanto ao computador, será necessário utilizar um Middleware EPC – software que funciona como a central de informações do sistema.

Para saber mais detalhes sobre esse assunto, leia o nosso artigo sobre Como inserir os dados na etiqueta RFID .

Quais as vantagens do chip RFID nas empresas?

A tecnologia RFID vem substituindo o código de barras na logística de empresas e indústrias por vários motivos.

A seguir, destacamos os principais benefícios:

  • Centenas de etiquetas RFID podem ser lidas ao mesmo tempo;
  • Redução de tempo na contagem do estoque e do inventário;
  • Cada produto recebe uma identificação exclusiva;
  • Eliminação ou redução de retrabalho;
  • Maior integração da logística do estoque e da loja;
  • Redução no tempo de fila no caixa;
  • Aumento da produtividade;
  • As etiquetas RFID são mais duráveis em comparação às etiquetas do código de barras;
  • Fácil rastreamento da mercadoria;
  • Não há necessidade de abrir as embalagens para a leitura dos dados RFID, caso a etiqueta esteja dentro delas;
  • Fácil integração do estoque da loja física e virtual;
  • A etiqueta pode ser colocada em diferentes superfícies;
  • Facilidade na contagem e identificação de produtos que chegam e que saem da empresa.

 

Depois de tantas vantagens, você deve estar se perguntando: qual é o custo para instalar RFID? A resposta não é única; afinal, ela dependerá de diferentes fatores, incluindo a estrutura da sua empresa e quais departamentos utilizarão o sistema RFID.

Mas eis um fato incontestável: essa tecnologia tem um custo-benefício incomparável, pois os benefícios são sentidos logo nas primeiras horas de implantação do sistema na empresa

Dá uma olhada no vídeo a seguir com um case de sucesso da implantação da tecnologia RFID na logística da rede de lojas Havan:

 

Portanto, para saber como implantar RFID na empresa, a seguir separamos um material gratuito com os 10 passos iniciais para o seu projeto RFID. Baixe-o agora mesmo!

A Haco é especialista na área e pode te ajudar em todos os procedimentos.

5/5 - (1 vote)

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Vantagens de aplicar a tecnologia RFID no armazenamento logístico

Reading Time: 3 minutes

Reading Time: 3 minutes A agilidade e eficiência nos centros de distribuição são essenciais para o seu bom funcionamento e a tecnologia RFID pode ajudar neste processo. As etiquetas RFID (Identificação por Radiofrequência) fazem a leitura dos códigos de identificação por meio de ondas de rádio, facilitando assim a sua leitura. Veja as principais vantagens da sua aplicação nos armazéns logísticos.

HACO RFID x código de barras: 5 motivos para aderir à nova tecnologia

A transformação digital está mudando definitivamente a forma de fazer negócios e a HACO RFID é uma parte importante desse processo, proporcionando mais segurança, agilidade, rastreabilidade e redução de custos.  Por isso, cada vez mais o varejo está trocando o antigo...
Inclusão digital - na imagem uma mulher branca trabalhando

Inclusão digital: como treinar colaboradores mais velhos?

Novas tecnologias não param de surgir a todo momento. E, com isso, há uma necessidade constante de reinvenção das próprias empresas para acompanhar as tendências do mercado e manter uma competitividade contínua através de ferramentas inovadoras. No entanto, nem sempre...

Logística: o que esperar desse mercado em 2023

O ano de 2023 promete começar recheado de desafios e no mundo da logística não é diferente. Dar suporte às demandas de um e-commerce cada vez mais forte e, ao mesmo tempo, humanizar o atendimento com soluções inteligentes e inovadoras são algumas delas. A vantagem é...
Tecnologia-das-Coisas.

Internet das Coisas – IOT: 6 novidades do gerenciamento de inventário

Aumentar a eficiência operacional com a Internet das Coisas (IoT) não é mais uma promessa do futuro. As soluções em IoT já são uma realidade corporativa com o uso de dados em tempo real. Em pouco tempo, aliás, a Internet das Coisas deverá ser nativa em um ambiente...
bloqueio RFID

Bloqueio RFID: entenda mais sobre esse conceito

Talvez você já tenha vivido dois lados de uma mesma situação por conta de um mesmo objeto: o seu cartão de banco. Um deles foi celebrar a facilidade de fazer pagamentos por aproximação. E o outro foi se preocupar com a facilidade de fazer pagamentos por aproximação -...

Benefícios da logística reversa: como fazer e monitorar

Um dos grandes desafios da sustentabilidade é o descarte correto dos materiais. E não só porte do comércio e das indústrias, mas também dos consumidores. No entanto, as empresas podem adotar a logística reversa, que minimiza o impacto dos detritos no meio ambiente ao...
haco rfid setores nao varejistas que se beneficiam dessa tecnologia

HACO RFID: 9 setores não varejistas que se beneficiam dessa tecnologia

A tecnologia RFID tem sido muito utilizada no varejo, principalmente na gestão de estoque. A substituição do código de barras pelo sistema traz tantos benefícios que já é considerada uma das principais estratégias para aumentar a competitividade no setor. Mas ele não...
Rastreabilidade de produtos

Rastreabilidade de produtos: da saída da fábrica até o PDV

A rastreabilidade de produtos é uma das formas mais importantes de controle logístico. O processo permite que uma empresa faça todo o caminho de determinado item, da saída da fábrica ao PDV. Assim, é possível acompanhar todo o trajeto do artigo, podendo, inclusive,...
O que considerar antes de adotar tecnologias na gestão de estoque

O que considerar antes de adotar tecnologias na gestão de estoque

Uma boa gestão de estoque é fundamental para a saúde financeira da empresa. O monitoramento eficiente da cadeia de suprimentos evita o desperdício, favorece o capital de giro, otimiza o espaço físico e ainda gera conhecimento da oferta e da procura. No entanto, nem...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This