Portal RFID: entenda o que é como ele funciona

20 out, 2021 | Portal RFID, RFID | 0 Comentários

Reading Time: 4 minutes

Investir em um portal RFID pode tornar a rotina de movimentação de produtos ainda mais otimizada, seja na empresa ou na indústria.

Entenda como funciona essa estrutura e quais as vantagens.

O que é um portal RFID e como ele funciona?

O portal RFID é uma estrutura fixa ou móvel (para empilhadeiras) que pode conter um leitor fixo (reader fix) ligado a um conjunto de antenas. Então, ao passar pela estrutura, é capturado as informações contidas nas etiquetas com a leitura em grande escala, permitindo leituras de até 1.000 itens simultaneamente e os dados são imediatamente enviados ao sistema de gestão da empresa.

Essa é uma das soluções RFID criadas para otimizar ainda mais a leitura das etiquetas. Dependendo do tamanho da empresa ou da indústria, é possível combinar diferentes leitores e antenas RFID nas operações, mesclando os leitores portáteis com os portais.

Portanto, o portal RFID pode ser considerado um tipo de leitor RFID. Apenas a nível de comparação, existem os leitores portáteis, que são menores e funcionam ao alcance das mãos, e os leitores fixos, que podem ter diferentes tamanhos.

No portal RFID, instala-se uma estrutura (que pode ser de diferentes materiais) munida com o kit de radiofrequência – antenas, leitores e o GPIO – para que a simples passagem por ele, a leitura dos dados da etiqueta seja feita.

Veja no vídeo a seguir como funciona a leitura dos dados da etiqueta RFID:

Quais as vantagens do portal RFID na logística da empresa ou da indústria?

Bom, vimos que o portal RFID é uma estrutura que pode ser instalada na empresa ou indústria para a leitura dos dados contidos nas etiquetas RFID.

Isso significa, por exemplo, que se você instalou um portal RFID na entrada do galpão do estoque, ao passar as mercadorias por ele, as leituras são feitas em tempo real. E isso é excelente para a logística.

Melhor ainda: centenas de etiquetas RFID podem ser lidas simultaneamente e não é preciso nem abrir as embalagens, caso as etiquetas estejam inseridas no interior delas.

Apenas essas duas vantagens já significam uma enorme redução de tempo na contagem do estoque e nos procedimentos de entrada e saída de mercadorias.

Outra vantagem é que não é necessário que um colaborador fique posicionado no portal para a leitura dos dados. Como os leitores já estão instalados na estrutura, a simples passagem da mercadoria pode acionar uma cancela, uma porta ou emitir uma informação em tempo real em um monitor, para que a ação seja imediata.

Com tudo isso, o resultado é uma alta acuracidade de estoque (até 99%) e também de inventário, evitando erros e retrabalhos manuais de contagem de mercadorias.

Também é importante dizer que as etiquetas RFID apresentam uma série de vantagens que facilitam essa logística, tais como:

  • Cada mercadoria recebe uma identificação exclusiva – ao contrário do sistema de código de barras;
  • Isso permite o melhor rastreio dos produtos durante todos os seus processos – desde a produção/chegada, até a venda deles.
  • As etiquetas RFID podem ser produzidas em diferentes materiais para diferentes superfícies – sejam esses materiais rígidos, flexíveis ou semiflexíveis.

Leia também: Implantação RFID passo a passo.

RFID-esteiras

Quando optar por um portal RFID para a leitura das etiquetas?

Se estamos falando de portal RFID, estamos falando de leitor RFID fixo, certo? Isso quer dizer que na prática é possível instalar portais em diversos pontos da empresa.

O portal para RFID pode ser colocado na entrada da linha de produção, na entrada do estoque, no centro de distribuição e em todos os locais que dizem respeito ao controle da logística.

Além disso, o portal para RFID também pode ser instalado em formatos menores para a diminuição das filas nos caixas do varejo.

Por exemplo: ao introduzir a cesta de produtos no portal RFID que está no caixa, automaticamente o leitor fixo contabiliza todas as mercadorias ao mesmo tempo, calculando o valor total a ser pago. Isso reduz em cerca de 60% as filas nos caixas, pois não é necessário esse procedimento manual de leitura.

Outra aplicação do portal RFID no varejo é transformá-lo em um provador inteligente para melhorar a experiência de compra dos clientes.

Na prática, é possível construir espelhos interativos que leem as etiquetas RFID e, automaticamente, exibem os itens em uma tela sensível pelo vidro do espelho.

Dessa forma, os clientes provam as mercadorias e também passam a ter acesso a dicas e recomendações de outros itens correspondentes. Isso mesmo, é uma estratégia cross selling, cujas pesquisas apontam que ela pode aumentar em 30% as vendas de produtos.

Para complementar, eis outras vantagens do sistema RFID, tanto com leitores fixos quanto portáteis:

  • Aumento da produtividade e eficiência da equipe;
  • Redução de perdas provocadas por falsificação no varejo;
  • Monitoramento do estoque em tempo real, quando os produtos estão passando pelos pontos de verificação de distribuição;
  • Rastreio dos produtos e melhor gerenciamento de seus ciclos de vida.

Veja a seguir o case de sucesso da Haco RFID, que implementou o sistema de radiofrequência na rede varejista Havan:

Conclusão: Conte com a Haco para o seu projeto RFID

Como você viu no artigo de hoje, o portal RFID é um tipo de estrutura que contém um ou vários leitores fixos de radiofrequência.

Dessa maneira, ao adentrar nesse portal, as etiquetas RFID que estão dentro da embalagem, fora dela, ou, ainda, nos empilhadas em paletes, são lidas em tempo real – e ao mesmo tempo.

O portal RFID, portanto, agiliza muito os procedimentos de entrada e saída de mercadorias, além de facilitar a contagem de produtos, desde a sua linha de produção até a venda final, na fila do caixa.

Dependendo do tamanho da empresa ou indústria, é possível criar projetos diferenciados para instalar portais RFID em pontos estratégicos, sem abrir mão dos leitores portáteis para alguns procedimentos.

Se você se interessou em saber mais sobre como funciona o sistema RFID e o que ele pode fazer especificamente pelo seu negócio, saiba que a Haco é pioneira nessa tecnologia aqui no Brasil.

Podemos te ajudar agora mesmo a iniciar o seu projeto RFID. Entre em contato conosco através deste formulário.

4.5/5 - (4 votes)

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Vantagens de aplicar a tecnologia RFID no armazenamento logístico

Reading Time: 3 minutes

Reading Time: 3 minutes A agilidade e eficiência nos centros de distribuição são essenciais para o seu bom funcionamento e a tecnologia RFID pode ajudar neste processo. As etiquetas RFID (Identificação por Radiofrequência) fazem a leitura dos códigos de identificação por meio de ondas de rádio, facilitando assim a sua leitura. Veja as principais vantagens da sua aplicação nos armazéns logísticos.

HACO RFID x código de barras: 5 motivos para aderir à nova tecnologia

A transformação digital está mudando definitivamente a forma de fazer negócios e a HACO RFID é uma parte importante desse processo, proporcionando mais segurança, agilidade, rastreabilidade e redução de custos.  Por isso, cada vez mais o varejo está trocando o antigo...
Inclusão digital - na imagem uma mulher branca trabalhando

Inclusão digital: como treinar colaboradores mais velhos?

Novas tecnologias não param de surgir a todo momento. E, com isso, há uma necessidade constante de reinvenção das próprias empresas para acompanhar as tendências do mercado e manter uma competitividade contínua através de ferramentas inovadoras. No entanto, nem sempre...

Logística: o que esperar desse mercado em 2023

O ano de 2023 promete começar recheado de desafios e no mundo da logística não é diferente. Dar suporte às demandas de um e-commerce cada vez mais forte e, ao mesmo tempo, humanizar o atendimento com soluções inteligentes e inovadoras são algumas delas. A vantagem é...
Tecnologia-das-Coisas.

Internet das Coisas – IOT: 6 novidades do gerenciamento de inventário

Aumentar a eficiência operacional com a Internet das Coisas (IoT) não é mais uma promessa do futuro. As soluções em IoT já são uma realidade corporativa com o uso de dados em tempo real. Em pouco tempo, aliás, a Internet das Coisas deverá ser nativa em um ambiente...
bloqueio RFID

Bloqueio RFID: entenda mais sobre esse conceito

Talvez você já tenha vivido dois lados de uma mesma situação por conta de um mesmo objeto: o seu cartão de banco. Um deles foi celebrar a facilidade de fazer pagamentos por aproximação. E o outro foi se preocupar com a facilidade de fazer pagamentos por aproximação -...

Benefícios da logística reversa: como fazer e monitorar

Um dos grandes desafios da sustentabilidade é o descarte correto dos materiais. E não só porte do comércio e das indústrias, mas também dos consumidores. No entanto, as empresas podem adotar a logística reversa, que minimiza o impacto dos detritos no meio ambiente ao...
haco rfid setores nao varejistas que se beneficiam dessa tecnologia

HACO RFID: 9 setores não varejistas que se beneficiam dessa tecnologia

A tecnologia RFID tem sido muito utilizada no varejo, principalmente na gestão de estoque. A substituição do código de barras pelo sistema traz tantos benefícios que já é considerada uma das principais estratégias para aumentar a competitividade no setor. Mas ele não...
Rastreabilidade de produtos

Rastreabilidade de produtos: da saída da fábrica até o PDV

A rastreabilidade de produtos é uma das formas mais importantes de controle logístico. O processo permite que uma empresa faça todo o caminho de determinado item, da saída da fábrica ao PDV. Assim, é possível acompanhar todo o trajeto do artigo, podendo, inclusive,...
O que considerar antes de adotar tecnologias na gestão de estoque

O que considerar antes de adotar tecnologias na gestão de estoque

Uma boa gestão de estoque é fundamental para a saúde financeira da empresa. O monitoramento eficiente da cadeia de suprimentos evita o desperdício, favorece o capital de giro, otimiza o espaço físico e ainda gera conhecimento da oferta e da procura. No entanto, nem...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This