Descarte de etiquetas RFID

7 jun, 2022 | Logística, Marca, sustentabilidade, Tecnologia | 0 Comentários

Reading Time: 3 minutes

Quem já conhece a quantidade de funcionalidades das etiquetas RFID pode acrescentar mais duas à lista: o gerenciamento do ciclo de vida de um produto e a indicação da melhor forma de reciclagem ao final da vida útil. 

Hoje, a tecnologia é considerada essencial na aplicação da logística reversa, permitindo a rastreabilidade da rota e destinação dos detritos, por exemplo. Mas e o descarte dos resíduos sólidos gerados pelas próprias etiquetas, como deve ser feito? 

 

Como as etiquetas RFID funcionam?

Mas antes de mais nada é preciso lembrar como as etiquetas RFID funcionam. Essa forma de identificação por radiofrequência trabalha com a comunicação através de ondas de rádio entre uma etiqueta e um leitor. Basicamente, a tag tem um chip que troca informações com uma antena, enviando os dados para um software. 

Há dois tipos de etiquetas RFID. A passiva, mais simples e de baixo custo, não tem nenhuma fonte de energia própria e depende de uma fonte externa – ao contrário das tags ativas. 

Assim, a princípio, as etiquetas RFID podem ser recicladas juntamente com os produtos a que estão anexadas. Mas quando o destino final é o aterro sanitário a história muda de figura – principalmente para as tags ativas.

Esse tipo de etiqueta tem uma fonte de alimentação interna, que geralmente é uma bateria de lítio. No entanto, o uso em larga escala ainda é muito recente e não há resultados de estudos que definam a relação entre as etiquetas RFID e possíveis impactos ambientais.

 

Então como fazer o descarte?

A princípio há duas formas sugeridas na literatura sobre o assunto. Uma delas é como simples objetos que carregam materiais recicláveis interessantes para o meio ambiente. 

Esses materiais e o valor agregado, no entanto, variam de acordo com o tipo de etiqueta RFID, que podem ser produzidas em papel, plástico, borracha, tecido, silicone, vidro, adesivo, epóxi, etc. 

Por outro lado, a pesquisa “Smart Trash: Estudo sobre etiquetas RFID e a indústria de reciclagem” mostra que as instalações de processamento de resíduos não são projetadas para separar chips RFID – à exceção, talvez, de alguns fluxos dedicados, como os de resíduos de equipamentos elétricos e eletrônicos. 

Um dos motivos, de acordo com o documento, pode ser a própria natureza do design das etiquetas RFID, orientado por considerações do uso comercial a que se destina.

A segunda forma de descarte das etiquetas RFID, portanto, é juntamente com o próprio material à qual está agregada, seguindo o destino de reciclagem do produto.

 

Etiquetas RFID ajudam a melhorar as taxas de reciclagem

Por outro lado, as etiquetas RFID se tornaram aliadas poderosas para melhorar as taxas de reciclagem nas cidades. As tags são anexadas a containers e caminhões e, combinadas com outras tecnologias, como GPS e balanças eletrônicas, coletando dados valiosos. 

Dados como classificação do lixo, quantidade e peso ajudam a mapear o caminho dos detritos em cada bairro. Esse verdadeiro inventário possibilita a otimização da rota dos veículos, por exemplo. 

As tags também estão sendo anexadas às lixeiras comunitárias, que muitas vezes são transportadas de um local para outro pelos próprios moradores. Assim, as etiquetas RFID rastreiam sua movimentação e o fluxo do lixo. 

 

Vantagens das tags RFID

Nesse caso, as etiquetas RFID trazem várias vantagens. Com essas informações é possível criar programas de coleta mais eficientes, otimizar o investimento na reciclagem e eliminar processos tradicionais manuais que são mais onerosos, lentos e sujeitos a erros.

No entanto, elas são também mais resistentes, já que não há eficiência no rastreamento de detritos se o material não for resistente às condições climáticas.

Grande capacidade de armazenamento, com chips de alta frequência, com memória de gravação de até 2048 bits;

Funcionamento em várias frequências, como LF, HF e UHF, ideal para rotas de maior distância;

Fácil adaptação em containers e lixeiras dos mais diferentes materiais, como plástico e metal. 

Quer saber mais sobre os usos e as vantagens das etiquetas RFID? Venha conhecer as soluções HACO RFID e descubra muitas outras aplicabilidades!

Tecnologia RFID | Baixe o infográfico

4.5/5 - (11 votes)

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Vantagens de aplicar a tecnologia RFID no armazenamento logístico

Reading Time: 3 minutes

Reading Time: 3 minutes A agilidade e eficiência nos centros de distribuição são essenciais para o seu bom funcionamento e a tecnologia RFID pode ajudar neste processo. As etiquetas RFID (Identificação por Radiofrequência) fazem a leitura dos códigos de identificação por meio de ondas de rádio, facilitando assim a sua leitura. Veja as principais vantagens da sua aplicação nos armazéns logísticos.

HACO RFID x código de barras: 5 motivos para aderir à nova tecnologia

A transformação digital está mudando definitivamente a forma de fazer negócios e a HACO RFID é uma parte importante desse processo, proporcionando mais segurança, agilidade, rastreabilidade e redução de custos.  Por isso, cada vez mais o varejo está trocando o antigo...
Inclusão digital - na imagem uma mulher branca trabalhando

Inclusão digital: como treinar colaboradores mais velhos?

Novas tecnologias não param de surgir a todo momento. E, com isso, há uma necessidade constante de reinvenção das próprias empresas para acompanhar as tendências do mercado e manter uma competitividade contínua através de ferramentas inovadoras. No entanto, nem sempre...

Logística: o que esperar desse mercado em 2023

O ano de 2023 promete começar recheado de desafios e no mundo da logística não é diferente. Dar suporte às demandas de um e-commerce cada vez mais forte e, ao mesmo tempo, humanizar o atendimento com soluções inteligentes e inovadoras são algumas delas. A vantagem é...
Tecnologia-das-Coisas.

Internet das Coisas – IOT: 6 novidades do gerenciamento de inventário

Aumentar a eficiência operacional com a Internet das Coisas (IoT) não é mais uma promessa do futuro. As soluções em IoT já são uma realidade corporativa com o uso de dados em tempo real. Em pouco tempo, aliás, a Internet das Coisas deverá ser nativa em um ambiente...
bloqueio RFID

Bloqueio RFID: entenda mais sobre esse conceito

Talvez você já tenha vivido dois lados de uma mesma situação por conta de um mesmo objeto: o seu cartão de banco. Um deles foi celebrar a facilidade de fazer pagamentos por aproximação. E o outro foi se preocupar com a facilidade de fazer pagamentos por aproximação -...

Benefícios da logística reversa: como fazer e monitorar

Um dos grandes desafios da sustentabilidade é o descarte correto dos materiais. E não só porte do comércio e das indústrias, mas também dos consumidores. No entanto, as empresas podem adotar a logística reversa, que minimiza o impacto dos detritos no meio ambiente ao...
haco rfid setores nao varejistas que se beneficiam dessa tecnologia

HACO RFID: 9 setores não varejistas que se beneficiam dessa tecnologia

A tecnologia RFID tem sido muito utilizada no varejo, principalmente na gestão de estoque. A substituição do código de barras pelo sistema traz tantos benefícios que já é considerada uma das principais estratégias para aumentar a competitividade no setor. Mas ele não...
Rastreabilidade de produtos

Rastreabilidade de produtos: da saída da fábrica até o PDV

A rastreabilidade de produtos é uma das formas mais importantes de controle logístico. O processo permite que uma empresa faça todo o caminho de determinado item, da saída da fábrica ao PDV. Assim, é possível acompanhar todo o trajeto do artigo, podendo, inclusive,...
O que considerar antes de adotar tecnologias na gestão de estoque

O que considerar antes de adotar tecnologias na gestão de estoque

Uma boa gestão de estoque é fundamental para a saúde financeira da empresa. O monitoramento eficiente da cadeia de suprimentos evita o desperdício, favorece o capital de giro, otimiza o espaço físico e ainda gera conhecimento da oferta e da procura. No entanto, nem...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This