Saiba o que pode interferir na leitura das etiquetas RFID

15 mar, 2022 | Portal RFID, RFID, Tecnologia | 0 Comentários

Reading Time: 3 minutes

As etiquetas RFID são o que há de mais moderno e eficiente para controle de mercadorias e inventários. Mas não somente: a cada dia novas funcionalidades são agregadas ao sistema de identificação por radiofrequência. No entanto, é preciso atenção para evitar problemas, já que alguns fatores interferem na leitura.

Há pequenas armadilhas que podem atrapalhar a leitura das etiquetas RFID no dia a dia mesmo quando tudo parece conectado corretamente. De qualquer forma, o primeiro passo é testar e fazer os ajustes necessários.

Afinal, os hardwares não são todos iguais. Enquanto alguns são projetados para maximizar o alcance da leitura, outros visam justamente o contrário: limitar ao máximo a distância.

É o caso de quando a etiqueta RFID é usada para identificar e controlar o acesso de pessoas a determinados locais, por exemplo. Por isso é tão importante que o sistema seja específico para a aplicação que você precisa.

Se, mesmo assim, estiver ocorrendo problemas com as etiquetas RFID,  vale ficar atento a alguns fatores que podem estar interferindo na leitura.

Atenção aos cuidados com as etiquetas RFID

Apesar de não parecer a princípio, as etiquetas RFID são equipamentos eletrônicos: dentro delas existe um chip e uma antena. E, como qualquer outro equipamento eletrônico, demanda alguns cuidados especiais para não haver danos que comprometam a leitura.

Se o chip ou a antena estiverem danificados a tag não fará a leitura, e terá que ser substituída. Por isso, é muito importante que o ambiente não seja agressivo aos componentes – ou que a tag seja produzida para prever algumas situações.

É o caso das tags encapsuladas. Objetos com alto conteúdo líquido ou metálico, por exemplo, devem ser marcados com etiquetas RFID projetadas especificamente para este tipo de produto.

O que acontece é que as mesmas são altamente afetadas pelo metal (reflexo de energia de radiofrequência) e pela água (absorção de energia de radiofrequência). Por isso, se não for escolhida a tag correta, a leitura pode ter seu alcance bastante reduzido ou até impossível de ser feita.

 

Distância de leitura do objeto com etiquetas RFID

Este é um fator bastante importante porque, como já dissemos, a distância de leitura da etiqueta RFID vai depender do objetivo da aplicação. Então antenas de alto ganho aumentam também a potência do leitor.

Já ambientes que precisam de uma leitura rigidamente controlada devem ter uma varredura de proximidade. Nesses casos, as antenas de baixo ganho são as mais indicadas. Por outro lado, fatores como o tipo do artefato lido, a posição de colagem da tag e até o próprio ambiente interfere e precisam ser testados. Por isso, a definição da distância de leitura deve ser feita logo no início do projeto de etiqueta RFID evitando erros posteriores.

 

Tamanho das etiquetas RFID

As etiquetas RFID podem variar em alcance de leitura de alguns centímetros a até mais de 10 metros. Da mesma forma, vale lembrar que, como contêm antenas, as maiores transmitem mais longe do que as menores. Então, quanto maior a etiqueta, maior o alcance de leitura.

 

Padronização do local de colagem das tags

O local de colagem também influencia na leitura das tags. Ainda que a tendência seja escondê-las, dependendo do caso pode ser melhor mantê-las aparentes, facilitando a leitura sem interferências.

O posicionamento das tags também está relacionado à polarização da antena. Ela é o tipo de campo eletromagnético que será gerado pela antena, podendo ser linear (ao longo de um único pano) ou circular (quando a potência irradiada é dividida em dois eixos e depois o campo é girado para cobrir o maior número possível de planos).

Dessa forma, se as tags estiverem alinhadas com a polarização da antena, as polarizadas lineares lerão mais longe do que as circulares. Mas se esse alinhamento não ocorrer, as antenas polarizadas circulares terão mais alcance do que as lineares.

Portanto, o ideal é definir características, necessidades e objetivos pretendidos em conjunto com uma empresa especializada para elaboração de um projeto personalizado de etiquetas RFID. Assim é possível evitar que determinados fatores interfiram negativamente no funcionamento do equipamento e sua empresa possa obter o melhor resultado.

 

Quer saber mais sobre a versatilidade das etiquetas RFID? Aproveite para descobrir, então, como o RFID pode auxiliar em campanhas de marketing!

4.4/5 - (11 votes)

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Vantagens de aplicar a tecnologia RFID no armazenamento logístico

Reading Time: 3 minutes

Reading Time: 3 minutes A agilidade e eficiência nos centros de distribuição são essenciais para o seu bom funcionamento e a tecnologia RFID pode ajudar neste processo. As etiquetas RFID (Identificação por Radiofrequência) fazem a leitura dos códigos de identificação por meio de ondas de rádio, facilitando assim a sua leitura. Veja as principais vantagens da sua aplicação nos armazéns logísticos.

HACO RFID x código de barras: 5 motivos para aderir à nova tecnologia

A transformação digital está mudando definitivamente a forma de fazer negócios e a HACO RFID é uma parte importante desse processo, proporcionando mais segurança, agilidade, rastreabilidade e redução de custos.  Por isso, cada vez mais o varejo está trocando o antigo...
Inclusão digital - na imagem uma mulher branca trabalhando

Inclusão digital: como treinar colaboradores mais velhos?

Novas tecnologias não param de surgir a todo momento. E, com isso, há uma necessidade constante de reinvenção das próprias empresas para acompanhar as tendências do mercado e manter uma competitividade contínua através de ferramentas inovadoras. No entanto, nem sempre...

Logística: o que esperar desse mercado em 2023

O ano de 2023 promete começar recheado de desafios e no mundo da logística não é diferente. Dar suporte às demandas de um e-commerce cada vez mais forte e, ao mesmo tempo, humanizar o atendimento com soluções inteligentes e inovadoras são algumas delas. A vantagem é...
Tecnologia-das-Coisas.

Internet das Coisas – IOT: 6 novidades do gerenciamento de inventário

Aumentar a eficiência operacional com a Internet das Coisas (IoT) não é mais uma promessa do futuro. As soluções em IoT já são uma realidade corporativa com o uso de dados em tempo real. Em pouco tempo, aliás, a Internet das Coisas deverá ser nativa em um ambiente...
bloqueio RFID

Bloqueio RFID: entenda mais sobre esse conceito

Talvez você já tenha vivido dois lados de uma mesma situação por conta de um mesmo objeto: o seu cartão de banco. Um deles foi celebrar a facilidade de fazer pagamentos por aproximação. E o outro foi se preocupar com a facilidade de fazer pagamentos por aproximação -...

Benefícios da logística reversa: como fazer e monitorar

Um dos grandes desafios da sustentabilidade é o descarte correto dos materiais. E não só porte do comércio e das indústrias, mas também dos consumidores. No entanto, as empresas podem adotar a logística reversa, que minimiza o impacto dos detritos no meio ambiente ao...
haco rfid setores nao varejistas que se beneficiam dessa tecnologia

HACO RFID: 9 setores não varejistas que se beneficiam dessa tecnologia

A tecnologia RFID tem sido muito utilizada no varejo, principalmente na gestão de estoque. A substituição do código de barras pelo sistema traz tantos benefícios que já é considerada uma das principais estratégias para aumentar a competitividade no setor. Mas ele não...
Rastreabilidade de produtos

Rastreabilidade de produtos: da saída da fábrica até o PDV

A rastreabilidade de produtos é uma das formas mais importantes de controle logístico. O processo permite que uma empresa faça todo o caminho de determinado item, da saída da fábrica ao PDV. Assim, é possível acompanhar todo o trajeto do artigo, podendo, inclusive,...
O que considerar antes de adotar tecnologias na gestão de estoque

O que considerar antes de adotar tecnologias na gestão de estoque

Uma boa gestão de estoque é fundamental para a saúde financeira da empresa. O monitoramento eficiente da cadeia de suprimentos evita o desperdício, favorece o capital de giro, otimiza o espaço físico e ainda gera conhecimento da oferta e da procura. No entanto, nem...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This