Saiba o que pode interferir na leitura das etiquetas RFID

15 mar, 2022 | Portal RFID, RFID, Tecnologia | 0 Comentários

As etiquetas RFID são o que há de mais moderno e eficiente para controle de mercadorias e inventários. Mas não somente: a cada dia novas funcionalidades são agregadas ao sistema de identificação por radiofrequência. No entanto, é preciso atenção para evitar problemas, já que alguns fatores interferem na leitura.

Há pequenas armadilhas que podem atrapalhar a leitura das etiquetas RFID no dia a dia mesmo quando tudo parece conectado corretamente. De qualquer forma, o primeiro passo é testar e fazer os ajustes necessários.

Afinal, os hardwares não são todos iguais. Enquanto alguns são projetados para maximizar o alcance da leitura, outros visam justamente o contrário: limitar ao máximo a distância.

É o caso de quando a etiqueta RFID é usada para identificar e controlar o acesso de pessoas a determinados locais, por exemplo. Por isso é tão importante que o sistema seja específico para a aplicação que você precisa.

Se, mesmo assim, estiver ocorrendo problemas com as etiquetas RFID,  vale ficar atento a alguns fatores que podem estar interferindo na leitura.

Atenção aos cuidados com as etiquetas RFID

Apesar de não parecer a princípio, as etiquetas RFID são equipamentos eletrônicos: dentro delas existe um chip e uma antena. E, como qualquer outro equipamento eletrônico, demanda alguns cuidados especiais para não haver danos que comprometam a leitura.

Se o chip ou a antena estiverem danificados a tag não fará a leitura, e terá que ser substituída. Por isso, é muito importante que o ambiente não seja agressivo aos componentes – ou que a tag seja produzida para prever algumas situações.

É o caso das tags encapsuladas. Objetos com alto conteúdo líquido ou metálico, por exemplo, devem ser marcados com etiquetas RFID projetadas especificamente para este tipo de produto.

O que acontece é que as mesmas são altamente afetadas pelo metal (reflexo de energia de radiofrequência) e pela água (absorção de energia de radiofrequência). Por isso, se não for escolhida a tag correta, a leitura pode ter seu alcance bastante reduzido ou até impossível de ser feita.

 

Distância de leitura do objeto com etiquetas RFID

Este é um fator bastante importante porque, como já dissemos, a distância de leitura da etiqueta RFID vai depender do objetivo da aplicação. Então antenas de alto ganho aumentam também a potência do leitor.

Já ambientes que precisam de uma leitura rigidamente controlada devem ter uma varredura de proximidade. Nesses casos, as antenas de baixo ganho são as mais indicadas. Por outro lado, fatores como o tipo do artefato lido, a posição de colagem da tag e até o próprio ambiente interfere e precisam ser testados. Por isso, a definição da distância de leitura deve ser feita logo no início do projeto de etiqueta RFID evitando erros posteriores.

 

Tamanho das etiquetas RFID

As etiquetas RFID podem variar em alcance de leitura de alguns centímetros a até mais de 10 metros. Da mesma forma, vale lembrar que, como contêm antenas, as maiores transmitem mais longe do que as menores. Então, quanto maior a etiqueta, maior o alcance de leitura.

 

Padronização do local de colagem das tags

O local de colagem também influencia na leitura das tags. Ainda que a tendência seja escondê-las, dependendo do caso pode ser melhor mantê-las aparentes, facilitando a leitura sem interferências.

O posicionamento das tags também está relacionado à polarização da antena. Ela é o tipo de campo eletromagnético que será gerado pela antena, podendo ser linear (ao longo de um único pano) ou circular (quando a potência irradiada é dividida em dois eixos e depois o campo é girado para cobrir o maior número possível de planos).

Dessa forma, se as tags estiverem alinhadas com a polarização da antena, as polarizadas lineares lerão mais longe do que as circulares. Mas se esse alinhamento não ocorrer, as antenas polarizadas circulares terão mais alcance do que as lineares.

Portanto, o ideal é definir características, necessidades e objetivos pretendidos em conjunto com uma empresa especializada para elaboração de um projeto personalizado de etiquetas RFID. Assim é possível evitar que determinados fatores interfiram negativamente no funcionamento do equipamento e sua empresa possa obter o melhor resultado.

 

Quer saber mais sobre a versatilidade das etiquetas RFID? Aproveite para descobrir, então, como o RFID pode auxiliar em campanhas de marketing!

4.4/5 - (11 votes)

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

etiquetas RFID

Entenda as normativas GS1 em relação as etiquetas RFID

A tecnologia de identificação por radiofrequência, mais conhecida por sua sigla em inglês RFID, já é uma tendência consolidada. Afinal, otimizar o reconhecimento e a rastreabilidade dos itens é a melhor estratégia para melhorar a performance nos negócios. Mas as...
Pontos importantes das etiquetas RFID

Pontos importantes das etiquetas RFID

Já pensou em dar um passo além do código de barras e alavancar seus negócios com muito mais segurança e eficiência? Se a resposta é sim, está na hora de investir nas etiquetas RFID - a identificação por radiofrequência, na sigla em inglês. Elas estão revolucionando os...
rastreabilidade de insumos e importante no seu processo

Por que a rastreabilidade de insumos é importante no seu processo?

Seja qual for o ramo ou o tamanho da indústria, a qualidade dos produtos finais é determinante para o sucesso. Mas é praticamente impossível manter um padrão de excelência sem rastreabilidade no processo. O monitoramento preciso e automático dos insumos pode evitar...
tiquetas RFID para varejo tudo sobre angulo de leitura da irradiacao

Etiquetas RFID para varejo: tudo sobre ângulo de leitura da irradiação

Durante muitos anos os códigos de barras foram a tecnologia dominante no varejo. No entanto, esse cenário está mudando rapidamente com a crescente utilização das etiquetas RFID. A solução oferece muito mais eficiência operacional e benefícios. E uma de suas grandes...
Descarte de etiquetas RFID

Descarte de etiquetas RFID

Quem já conhece a quantidade de funcionalidades das etiquetas RFID pode acrescentar mais duas à lista: o gerenciamento do ciclo de vida de um produto e a indicação da melhor forma de reciclagem ao final da vida útil.  Hoje, a tecnologia é considerada essencial na...
sinais-de-que-você-precisa-otimizar-os-processos-do-seu-negócio

4 sinais de que você precisa otimizar processos do seu negócio

Otimizar os processos da empresa não é uma alternativa, é uma necessidade a qualquer organização. Mas em uma época em que a transformação digital rege os novos rumos dos negócios, muitos procedimentos estão se tornando rapidamente obsoletos. É preciso saber a hora de...
Etiquetas-RFID-e-Metaverso-uma-tecnologia-invalida-a-outra

Etiquetas RFID e metaverso: uma tecnologia invalida a outra?

Etiquetas RFID e metaverso são dois assuntos do momento quando o tema é tecnologia. E não tem como ser diferente em um momento em que os ambientes de negócios estão cada vez mais digitais. O metaverso ainda está dando seus primeiros passos, mas os lucros milionários...
RFID qual a frequencia ideal para a sua aplicação

RFID: qual a frequência ideal para a sua aplicação

Quem está antenado com as novas tecnologias e busca melhores inovações para seu negócio com certeza já ouviu falar na tecnologia RFID.  A solução tem tantas aplicabilidades que pode ser utilizada em praticamente qualquer área: do controle de estoque à identificação de...
tags rfid

Como configurar as tags RFID e definir a zona de leitura

As tags RFID estão entre as soluções mais modernas dovarejo. Basta umaetiqueta para armazenar uma grande quantidade de dados e ler à distância informações valiosas para o controle deestoque einventário, mas também do fluxo e acesso de pessoas e veículos aos mais...
pessoa usando uma pulseira de acesso com leitora rfid

O uso do RFID para a gestão e o controle de acesso de pessoas em diversos locais

Muito se tem falado sobre o uso da RFID no varejo, já que a tecnologia é uma das formas mais eficientes, práticas e seguras de identificar e controlar mercadorias. No entanto, outra funcionalidade se destaca entre as empresas: identificar e controlar o acesso de...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This