As etiquetas RFID são o que há de mais moderno e eficiente para controle de mercadorias e inventários. Mas não somente: a cada dia novas funcionalidades são agregadas ao sistema de identificação por radiofrequência. No entanto, é preciso atenção para evitar problemas, já que alguns fatores interferem na leitura.
Há pequenas armadilhas que podem atrapalhar a leitura das etiquetas RFID no dia a dia mesmo quando tudo parece conectado corretamente. De qualquer forma, o primeiro passo é testar e fazer os ajustes necessários.
Afinal, os hardwares não são todos iguais. Enquanto alguns são projetados para maximizar o alcance da leitura, outros visam justamente o contrário: limitar ao máximo a distância.
É o caso de quando a etiqueta RFID é usada para identificar e controlar o acesso de pessoas a determinados locais, por exemplo. Por isso é tão importante que o sistema seja específico para a aplicação que você precisa.
Se, mesmo assim, estiver ocorrendo problemas com as etiquetas RFID, vale ficar atento a alguns fatores que podem estar interferindo na leitura.
Atenção aos cuidados com as etiquetas RFID
Apesar de não parecer a princípio, as etiquetas RFID são equipamentos eletrônicos: dentro delas existe um chip e uma antena. E, como qualquer outro equipamento eletrônico, demanda alguns cuidados especiais para não haver danos que comprometam a leitura.
Se o chip ou a antena estiverem danificados a tag não fará a leitura, e terá que ser substituída. Por isso, é muito importante que o ambiente não seja agressivo aos componentes – ou que a tag seja produzida para prever algumas situações.
É o caso das tags encapsuladas. Objetos com alto conteúdo líquido ou metálico, por exemplo, devem ser marcados com etiquetas RFID projetadas especificamente para este tipo de produto.
O que acontece é que as mesmas são altamente afetadas pelo metal (reflexo de energia de radiofrequência) e pela água (absorção de energia de radiofrequência). Por isso, se não for escolhida a tag correta, a leitura pode ter seu alcance bastante reduzido ou até impossível de ser feita.
Distância de leitura do objeto com etiquetas RFID
Este é um fator bastante importante porque, como já dissemos, a distância de leitura da etiqueta RFID vai depender do objetivo da aplicação. Então antenas de alto ganho aumentam também a potência do leitor.
Já ambientes que precisam de uma leitura rigidamente controlada devem ter uma varredura de proximidade. Nesses casos, as antenas de baixo ganho são as mais indicadas. Por outro lado, fatores como o tipo do artefato lido, a posição de colagem da tag e até o próprio ambiente interfere e precisam ser testados. Por isso, a definição da distância de leitura deve ser feita logo no início do projeto de etiqueta RFID evitando erros posteriores.
Tamanho das etiquetas RFID
As etiquetas RFID podem variar em alcance de leitura de alguns centímetros a até mais de 10 metros. Da mesma forma, vale lembrar que, como contêm antenas, as maiores transmitem mais longe do que as menores. Então, quanto maior a etiqueta, maior o alcance de leitura.
O local de colagem também influencia na leitura das tags. Ainda que a tendência seja escondê-las, dependendo do caso pode ser melhor mantê-las aparentes, facilitando a leitura sem interferências.
O posicionamento das tags também está relacionado à polarização da antena. Ela é o tipo de campo eletromagnético que será gerado pela antena, podendo ser linear (ao longo de um único pano) ou circular (quando a potência irradiada é dividida em dois eixos e depois o campo é girado para cobrir o maior número possível de planos).
Dessa forma, se as tags estiverem alinhadas com a polarização da antena, as polarizadas lineares lerão mais longe do que as circulares. Mas se esse alinhamento não ocorrer, as antenas polarizadas circulares terão mais alcance do que as lineares.
Portanto, o ideal é definir características, necessidades e objetivos pretendidos em conjunto com uma empresa especializada para elaboração de um projeto personalizado de etiquetas RFID. Assim é possível evitar que determinados fatores interfiram negativamente no funcionamento do equipamento e sua empresa possa obter o melhor resultado.
Quer saber mais sobre a versatilidade das etiquetas RFID? Aproveite para descobrir, então, como o RFID pode auxiliar em campanhas de marketing!
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