Etiquetas RFID para varejo: tudo sobre ângulo de leitura da irradiação

21 jun, 2022 | Estratégia de mercado, Logística, Varejo | 0 Comentários

Reading Time: 4 minutes

Durante muitos anos os códigos de barras foram a tecnologia dominante no varejo. No entanto, esse cenário está mudando rapidamente com a crescente utilização das etiquetas RFID. A solução oferece muito mais eficiência operacional e benefícios.

E uma de suas grandes vantagens é, justamente, a leitura da tag sem necessidade de contato visual ou físico. Ou seja, as informações sobre um produto podem ser obtidas mesmo através de materiais como madeira, papel, vidro, plástico, etc.

Esse é um dos motivos pelos quais as etiquetas RFID são consideradas uma evolução do barcode. A técnica, já considerada ultrapassada, precisa que um facho de luz varra a superfície com o código de barras.

Assim, o rastreamento através de ondas de rádio está revolucionando o varejo, melhorando a gestão de estoque e checkout. Essa maior precisão faz com que as perdas sejam reduzidas e as vendas aumentem, já que é também muito mais fácil localizar os produtos e agilizar o atendimento ao consumidor.

Mas alguns fatores podem, sim, interferir na faixa de leitura das etiquetas RFID. Mas antes de descobrir quais são, é interessante saber um pouco mais sobre essa tecnologia.

 

Como funcionam as etiquetas RFID

RFID significa Identificação por Rádio Frequência (Radio Frequency Identification) e é um método de leitura ou captação de dados através de ondas de rádio frequência.

Assim, a tecnologia utiliza as ondas eletromagnéticas para ter acesso a informações  armazenadas em um microchip que possui uma pequena antena.

Essa antena emite um sinal que permite que os dados armazenados no chip da etiqueta RFID sejam identificados através de um leitor.

Então, no varejo, os produtos recebem uma etiqueta RFID com as informações sobre cada item. Pelo espaço físico (loja, shopping, etc) são distribuídos leitores, antenas, portais e/ou prateleiras RFID que irão se comunicar com um servidor. Este, por sua vez, integra e controla todas as informações transmitidas.

Dessa forma, um sistema básico de RFID é formado por etiquetas ou tags, leitores e as antenas. E há ainda a parte de infraestrutura e os ERP’s (sistemas integrados de gestão) para gerar os dados das etiquetas.

 

O que pode interferir no ângulo de leitura

Cada projeto de etiquetas RFID deve ser concebido de forma personalizada para o negócio, considerando as necessidades e os objetivos do dia a dia. O tipo de arquitetura do hardware, por exemplo, faz bastante diferença em relação à funcionalidade pretendida para o sistema.

Isso porque enquanto alguns hardwares são projetados para maximizar o alcance de leitura, outros têm o propósito oposto, que é justamente limitar esse alcance.

Por isso, mesmo que todas as configurações já tenham sido aplicadas e testadas, podem acontecer problemas de leitura das etiquetas RFID.

Veja o que pode interferir no ângulo de leitura:

 

Tipo de antena

Se a ideia é ler as etiquetas RFID bem de pertinho, as antenas precisam ser de baixo desempenho. Há locais em que essa leitura precisa ser rigidamente controlada, mas há outros em que a estratégia é justamente um longo alcance.

Nesse caso, são indicadas as antenas de alto desempenho, que aumentam a potência recebida do leitor. Como as primeiras são menores que essas últimas, de uma forma geral quanto maior a antena, maior o seu alcance e ângulo de leitura.

 

Polarização da antena

Basicamente há dois tipos de antenas RFID: polarização linear e polarização circular. O tipo escolhido também interfere no ângulo de leitura das etiquetas RFID e é bem fácil entender porquê.

Nas lineares a irradiação das ondas é feita apenas em uma direção: vertical ou horizontal. Então, para ser lida, a etiqueta RFID precisa estar na horizontal ou na vertical. Ou seja, na mesma orientação da configuração da antena.

Já nas circulares, as ondas eletromagnéticas se propagam em ambas as direções, como um pequeno tornado. Ou seja, a antena vai ler a etiqueta RFID independentemente dela estar na vertical ou na horizontal.

Em compensação, as antenas lineares têm um alcance de leitura maior. Ou seja, elas são capazes de ler mais longe porque não há divisão da energia em mais de um eixo.

 

Tamanho das etiquetas RFID

O tamanho das etiquetas RFID também influencia no ângulo de leitura da irradiação. Isso acontece justamente por causa do tamanho da antena inserida na tag.

Então, como as antenas maiores transmitem mais longe do que as antenas menores, em geral, quanto maior a etiqueta, maior o ângulo de leitura.

 

Angulação

De uma forma geral, há um melhor alcance quando a etiqueta RFID é lida de frente. No entanto, quanto mais íngreme o ângulo de leitura, mais o alcance de leitura será reduzido.

Algumas etiquetas RFID, no entanto, têm um perfil de leitura de 360 ​​graus que mitiga a preocupação com o ângulo de leitura.

 

Tipo de tag para o tipo de material

Você pode pensar estar tendo dificuldades com o ângulo de leitura, mas na verdade o que está acontecendo é que aquela etiqueta RFID não é a ideal para aquele produto. Em uma loja de artigos de decoração, por exemplo, é fácil encontrar itens dos mais diversos materiais.

Mas a uma tag usada para tecido não terá o mesmo desempenho em um objeto de metal ou com água. Certifique-se de ter as etiquetas RFID certas para cada item do seu negócio.

Como você viu, há vários fatores que podem interferir no ângulo de leitura das etiquetas RFID. Por isso, faça o sistema apenas com empresas consolidadas no mercado e com vários cases de sucesso e pioneirismo, como a Haco RFID.

Venha conferir as etiquetas RFID da Haco ideais para serialização no varejo e peça um orçamento!

Tecnologia RFID | Baixe o infográfico

4.6/5 - (5 votes)

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Vantagens de aplicar a tecnologia RFID no armazenamento logístico

Reading Time: 3 minutes

Reading Time: 3 minutes A agilidade e eficiência nos centros de distribuição são essenciais para o seu bom funcionamento e a tecnologia RFID pode ajudar neste processo. As etiquetas RFID (Identificação por Radiofrequência) fazem a leitura dos códigos de identificação por meio de ondas de rádio, facilitando assim a sua leitura. Veja as principais vantagens da sua aplicação nos armazéns logísticos.

HACO RFID x código de barras: 5 motivos para aderir à nova tecnologia

A transformação digital está mudando definitivamente a forma de fazer negócios e a HACO RFID é uma parte importante desse processo, proporcionando mais segurança, agilidade, rastreabilidade e redução de custos.  Por isso, cada vez mais o varejo está trocando o antigo...
Inclusão digital - na imagem uma mulher branca trabalhando

Inclusão digital: como treinar colaboradores mais velhos?

Novas tecnologias não param de surgir a todo momento. E, com isso, há uma necessidade constante de reinvenção das próprias empresas para acompanhar as tendências do mercado e manter uma competitividade contínua através de ferramentas inovadoras. No entanto, nem sempre...

Logística: o que esperar desse mercado em 2023

O ano de 2023 promete começar recheado de desafios e no mundo da logística não é diferente. Dar suporte às demandas de um e-commerce cada vez mais forte e, ao mesmo tempo, humanizar o atendimento com soluções inteligentes e inovadoras são algumas delas. A vantagem é...
Tecnologia-das-Coisas.

Internet das Coisas – IOT: 6 novidades do gerenciamento de inventário

Aumentar a eficiência operacional com a Internet das Coisas (IoT) não é mais uma promessa do futuro. As soluções em IoT já são uma realidade corporativa com o uso de dados em tempo real. Em pouco tempo, aliás, a Internet das Coisas deverá ser nativa em um ambiente...
bloqueio RFID

Bloqueio RFID: entenda mais sobre esse conceito

Talvez você já tenha vivido dois lados de uma mesma situação por conta de um mesmo objeto: o seu cartão de banco. Um deles foi celebrar a facilidade de fazer pagamentos por aproximação. E o outro foi se preocupar com a facilidade de fazer pagamentos por aproximação -...

Benefícios da logística reversa: como fazer e monitorar

Um dos grandes desafios da sustentabilidade é o descarte correto dos materiais. E não só porte do comércio e das indústrias, mas também dos consumidores. No entanto, as empresas podem adotar a logística reversa, que minimiza o impacto dos detritos no meio ambiente ao...
haco rfid setores nao varejistas que se beneficiam dessa tecnologia

HACO RFID: 9 setores não varejistas que se beneficiam dessa tecnologia

A tecnologia RFID tem sido muito utilizada no varejo, principalmente na gestão de estoque. A substituição do código de barras pelo sistema traz tantos benefícios que já é considerada uma das principais estratégias para aumentar a competitividade no setor. Mas ele não...
Rastreabilidade de produtos

Rastreabilidade de produtos: da saída da fábrica até o PDV

A rastreabilidade de produtos é uma das formas mais importantes de controle logístico. O processo permite que uma empresa faça todo o caminho de determinado item, da saída da fábrica ao PDV. Assim, é possível acompanhar todo o trajeto do artigo, podendo, inclusive,...
O que considerar antes de adotar tecnologias na gestão de estoque

O que considerar antes de adotar tecnologias na gestão de estoque

Uma boa gestão de estoque é fundamental para a saúde financeira da empresa. O monitoramento eficiente da cadeia de suprimentos evita o desperdício, favorece o capital de giro, otimiza o espaço físico e ainda gera conhecimento da oferta e da procura. No entanto, nem...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This