A rastreabilidade de produtos é uma das formas mais importantes de controle logístico. O processo permite que uma empresa faça todo o caminho de determinado item, da saída da fábrica ao PDV. Assim, é possível acompanhar todo o trajeto do artigo, podendo, inclusive, resolver problemas detectados mesmo depois da venda.
É o caso do recall de algumas montadoras, por exemplo, que pedem que os consumidores de determinados lotes retornem à concessionária para trocar um elemento em que foi constatada alguma irregularidade.
[rock-convert-pdf id=”627″]
Por que a rastreabilidade de produtos é tão importante?
Assim, a rastreabilidade de produtos permite que você saiba exatamente o que foi vendido para quem, onde e quando. E isso serve tanto para itens comercializados nacional ou internacionalmente, quanto bens de consumo ou insumos utilizados em qualquer tipo de indústria.
Por outro lado, a rastreabilidade de produtos também possibilita um maior controle de qualidade dentro da própria empresa. Ao saber exatamente em que etapa do processo produtivo o item se encontra, é possível evitar, identificar e corrigir falhas.
Dessa forma, você reduz tempo e custos de produção. E, ao melhorar todo o processo produtivo, seu negócio ganha também mais competitividade no mercado.
Riscos são minimizados
Além disso, outra vantagem é a redução de riscos relacionados a perdas e furtos. Ao acompanhar o trajeto dos itens durante a logística de transporte fica mais fácil encontrar itens desviados por engano ou má fé.
Ao mesmo tempo, há produtos que precisam ter sua integridade preservada a qualquer custo. É o caso de itens como os farmacêuticos e alimentícios, cuja qualidade no armazenamento e transporte precisa ser assegurada aos clientes, intermediários ou finais.
Por isso é tão importante ter um sistema que permita a rastreabilidade de produtos com facilidade e clareza. Até porque ela empresta mais transparência e segurança nas relações entre fornecedores, empresas e consumidores finais, qualidades essenciais no mercado atual.
Como criar uma rastreabilidade eficiente na sua empresa?
O primeiro passo para criar um sistema de rastreabilidade eficiente é determinar o mecanismo de controle. Hoje a tecnologia de identificação por radiofrequência (RFID) é uma das modernas, seguras e utilizadas em todos os setores produtivos.
A tecnologia RFID captura, identifica, monitora e armazena as informações ao longo de toda a cadeia produtiva e a saída da fábrica até o ponto de venda. Mas apesar de ser parecido com o sistema de código de barras, o RFID é bem mais completo e abrangente.
As informações são transmitidas através das ondas de rádio das etiquetas (tags) que possuem um chip conectado a uma antena para um leitor RFID.
Uma das muitas vantagens do sistema é a multiplicidade de leituras simultâneas sem que seja necessário visualizar a linha com o código de cada item. Essa automatização evita o gasto de tempo, recursos e mão de obra, além de erros humanos.
Cada projeto é personalizado para as dimensões e características da empresa e seus objetivos. Para isso há vários tipos de etiquetas para os mais diversos materiais, alcances diferentes da distância de leitura, frequência e capacidade das antenas.
Assim, do varejo ao trânsito, dos esportes às indústrias, do setor de logística às empresas de todos os tipos, a RFID está revolucionando o controle de qualidade na produção, distribuição e venda, melhorando a gestão de produtos.
Processos devem ser integrados
Outro passo importante da rastreabilidade de produtos é a integração dos processos. Se não houver diálogo entre todos os setores não é possível fazer um acompanhamento consistente. Então é preciso eliminar os gargalos que podem gerar conflitos de informações.
A tecnologia RFID permite uma integração perfeita entre todas as etapas, com uma arquitetura feita exclusivamente para cada tipo de negócio e suas necessidades.
Dessa forma é possível melhorar a eficiência dos processos internos, mas também traçar um caminho seguro depois que o produto sai da fábrica até o consumidor com uma base de informações atualizada em tempo real.
Afinal, quanto mais rapidamente os dados são inseridos no sistema, maior a eficiência e assertividade da rastreabilidade de produtos.
A integração com as equipes também é muito importante. A tecnologia RFID é de fácil aprendizado e manuseio, mas é necessário que haja uma cultura de união para a alimentação da estratégia.
Aproveite para garantir a melhor rastreabilidade de produtos com soluções personalizadas para o seu negócio.
Venha falar com a equipe de consultores da Haco RFID e tome a melhor decisão para a sua empresa!
0 comentários