O uso do RFID para a gestão e o controle de acesso de pessoas em diversos locais

29 mar, 2022 | Logística, Portal RFID, Processos empresariais, RFID, Tecnologia | 0 Comentários

Reading Time: 4 minutes

Muito se tem falado sobre o uso da RFID no varejo, já que a tecnologia é uma das formas mais eficientes, práticas e seguras de identificar e controlar mercadorias. No entanto, outra funcionalidade se destaca entre as empresas: identificar e controlar o acesso de pessoas.

Assim, o sistema RFID é um importante aliado quando o tema é segurança. A versatilidade é uma das vantagens, podendo ser usado em portarias remotas residenciais, estacionamentos públicos e privados, controle de funcionários a determinadas áreas de uma empresa, de sócios de um clube ou condomínio, ou ainda em eventos em geral – tanto como controle de acesso e informações de áreas de calor (onde há a maior concentração de pessoas, por exemplo.

 

Como funciona o controle de acesso RFID?

A identificação de pessoas por RFID é feita da mesma forma que a de um produto. Ou seja, é feita uma identificação por radiofrequência (RFID, na sigla em inglês) de alguém previamente cadastrado. 

Os dados são então armazenados em um microchip – nome, idade, cargo ou função, nível de acesso e/ou as demais informações necessárias para o controle de acesso a um determinado local. O responsável pelo sistema é que define que informações devem constar no cadastro e os níveis de prioridade de acesso de cada um, quando existirem.

Assim, esse microchip emite um sinal por radiofrequência para um equipamento receptor dessas informações. Dessa forma, como os ambientes são integrados através de um software, toda a circulação de pessoas pode ser controlada dentro de uma área com equipamentos de leitura, os quais estão distribuídos no ambiente a ser monitorado.

 

Vantagens da identificação de pessoas por radiofrequência

São muitas as vantagens da identificação de pessoas por RFID. Uma delas é que a tecnologia pode assumir diversos formatos, como tags, crachás, cartões, pulseiras e até biochip. Você escolhe o tipo mais adequado para o ambiente, evento ou empresa. Fora isso, são duráveis e reutilizáveis.

Outra vantagem é que a RFID não apenas identifica as pessoas que podem acessar determinados locais, mas também podem monitorar roteiros. E todo o histórico e informações controladas ficam devidamente gravadas para serem acessadas se for preciso.

Por outro lado, é possível guardar uma quantidade imensa de informações na RFID. Esses dados podem ser utilizados como identificação biométrica em passaportes e identidades, por exemplo.

A tecnologia também permite que o sistema seja personalizado com diferentes níveis e acessos. Dessa forma, o controle e a segurança são muito maiores, já que é possível saber quem acessou determinada sala ou parte da empresa e em que momento.

 

Onde a tecnologia pode ser usada?

A princípio a RFID pode ser usada em qualquer ambiente que precise ter o acesso de pessoas controlado. Veja alguns exemplos: 

  • Identificação e monitoramento de pacientes desde a entrada nas unidades de saúde à alta, com gravação do histórico de atendimentos, medicações e procedimentos em geral, possibilitando também posterior controle da saúde;
  • Eventos em geral (esportivos e culturais, cinema, shows, teatros, parques, jogos), controlando a entrada do público, setores, acesso ao palco, bastidores, camarotes, etc;
  • Estacionamentos de condomínios residenciais, centros comerciais, shoppings, supermercados, empresas, etc;
  • Para acesso e controle de alunos nas instituições de ensino em geral, como colégios e universidades;
  • Liberação de acesso de funcionários através de tags RFID aplicáveis ao tecido do uniforme;
  • Portarias remotas, com sistema de segurança virtual;
  • e muitas outras aplicações.

 

Como escolher a melhor RFID para o seu negócio?

Para cada modelo de negócio há uma solução RFID que melhor atende às suas necessidades. 

Há três tipos de RFID

RFID ativa – Tem fonte de energia própria tanto para alimentar seu circuito quanto para fazer a troca de informações. Dessa forma pode executar tem maior capacidade de armazenamento, pode executar tarefas mais complexas e suporta componentes externos como sensores ou outros dispositivos semelhantes. Vale ressaltar que as etiquetas RFID ativas possuem um custo mais elevado devido à complexidade do sistema.

RFID passiva – São o tipo mais simples e comum. Não têm bateria e seus circuitos são alimentados através das ondas eletromagnéticas emitidas pela antena do leitor. Dessa forma, não podem iniciar nenhuma comunicação por conta própria e funcionam a curta distância.  As etiquetas passivas também contam com uma alta capacidade de estabilidade, podendo ser  produzido milhões de inlays ao dia com valor atrativo para o mercado. Vale lembrar que possuem maior vida útil.

RFID semipassiva – Apesar de possuir uma bateria, serve apenas para alimentar os circuitos internos e não para criar um novo sinal de radiofrequência para o leitor. Como depende do sinal do leitor para se comunicar, é semelhante ao identificador passivo – mas tem alimentação interna como o identificador ativo. 

Outro ponto a ser lembrado é que a etiqueta semipassiva não é tão utilizada hoje em dia por possuir baixa capacidade de produtividade, além de custo médio em relação ao modelo ativo.

Além desses três tipos, as RFID também podem ter frequências diferentes, variando o alcance entre o leitor e a RFID e, portanto, mudando também o tipo de aplicação mais indicada.

LF (low frequency ou baixa frequência) – O alcance entre o leitor e a etiqueta é de menos de meio metro, sendo ideal para o controle de acesso de pessoas. Possui 128 Khz.

HF (high frequency ou alta frequência) – Esta frequência possui 13,56 Mhz. O alcance é inferior a um metro. São ideais para pulseiras de identificação de pessoas, bilhetes únicos e etiquetas antifurto.

UF (ultra high frequency ou frequência muito alta) – Até 12 metros de alcance entre a etiqueta e o leitor. Por causa da distância, esse tipo é mais usado para controlar estoques empresariais. Lembrando que possui 915 Mhz.

O uso da solução RFID para controlar o acesso de pessoas torna os ambientes muito mais seguros, gerando um grau de eficiência e praticidade que agrega valor aos mais diversos modelos de negócios.

 

Agora que você já sabe como funciona e todas as vantagens dessa tecnologia, aproveite para descobrir como a RFID pode ajudar também nas suas campanhas de marketing!

 

4.6/5 - (14 votos)

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

RFID: O que é?

Uma dúvida comum sobre a tecnologia RFID: o que é, como funciona, por que usar e quanto custa implementar esta tecnologia nas empresas. Você sabia que essa tecnologia está revolucionando a forma como empresas gerenciam os seus estoques? Neste artigo, vamos...

Vantagens de aplicar a tecnologia RFID no armazenamento logístico

Reading Time: 3 minutes

Reading Time: 3 minutes A agilidade e eficiência nos centros de distribuição são essenciais para o seu bom funcionamento e a tecnologia RFID pode ajudar neste processo. As etiquetas RFID (Identificação por Radiofrequência) fazem a leitura dos códigos de identificação por meio de ondas de rádio, facilitando assim a sua leitura. Veja as principais vantagens da sua aplicação nos armazéns logísticos.

HACO RFID x código de barras: 5 motivos para aderir à nova tecnologia

A transformação digital está mudando definitivamente a forma de fazer negócios e a HACO RFID é uma parte importante desse processo, proporcionando mais segurança, agilidade, rastreabilidade e redução de custos.  Por isso, cada vez mais o varejo está trocando o antigo...
Inclusão digital - na imagem uma mulher branca trabalhando

Inclusão digital: como treinar colaboradores mais velhos?

Novas tecnologias não param de surgir a todo momento. E, com isso, há uma necessidade constante de reinvenção das próprias empresas para acompanhar as tendências do mercado e manter uma competitividade contínua através de ferramentas inovadoras. No entanto, nem sempre...

Logística: o que esperar desse mercado em 2023

O ano de 2023 promete começar recheado de desafios e no mundo da logística não é diferente. Dar suporte às demandas de um e-commerce cada vez mais forte e, ao mesmo tempo, humanizar o atendimento com soluções inteligentes e inovadoras são algumas delas. A vantagem é...
Tecnologia-das-Coisas.

Internet das Coisas – IOT: 6 novidades do gerenciamento de inventário

Aumentar a eficiência operacional com a Internet das Coisas (IoT) não é mais uma promessa do futuro. As soluções em IoT já são uma realidade corporativa com o uso de dados em tempo real. Em pouco tempo, aliás, a Internet das Coisas deverá ser nativa em um ambiente...
bloqueio RFID

Bloqueio RFID: entenda mais sobre esse conceito

Talvez você já tenha vivido dois lados de uma mesma situação por conta de um mesmo objeto: o seu cartão de banco. Um deles foi celebrar a facilidade de fazer pagamentos por aproximação. E o outro foi se preocupar com a facilidade de fazer pagamentos por aproximação -...

Benefícios da logística reversa: como fazer e monitorar

Um dos grandes desafios da sustentabilidade é o descarte correto dos materiais. E não só porte do comércio e das indústrias, mas também dos consumidores. No entanto, as empresas podem adotar a logística reversa, que minimiza o impacto dos detritos no meio ambiente ao...
haco rfid setores nao varejistas que se beneficiam dessa tecnologia

HACO RFID: 9 setores não varejistas que se beneficiam dessa tecnologia

A tecnologia RFID tem sido muito utilizada no varejo, principalmente na gestão de estoque. A substituição do código de barras pelo sistema traz tantos benefícios que já é considerada uma das principais estratégias para aumentar a competitividade no setor. Mas ele não...
Rastreabilidade de produtos

Rastreabilidade de produtos: da saída da fábrica até o PDV

A rastreabilidade de produtos é uma das formas mais importantes de controle logístico. O processo permite que uma empresa faça todo o caminho de determinado item, da saída da fábrica ao PDV. Assim, é possível acompanhar todo o trajeto do artigo, podendo, inclusive,...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This