Muito se tem falado sobre o uso da RFID no varejo, já que a tecnologia é uma das formas mais eficientes, práticas e seguras de identificar e controlar mercadorias. No entanto, outra funcionalidade se destaca entre as empresas: identificar e controlar o acesso de pessoas.
Assim, o sistema RFID é um importante aliado quando o tema é segurança. A versatilidade é uma das vantagens, podendo ser usado em portarias remotas residenciais, estacionamentos públicos e privados, controle de funcionários a determinadas áreas de uma empresa, de sócios de um clube ou condomínio, ou ainda em eventos em geral – tanto como controle de acesso e informações de áreas de calor (onde há a maior concentração de pessoas, por exemplo.
Como funciona o controle de acesso RFID?
A identificação de pessoas por RFID é feita da mesma forma que a de um produto. Ou seja, é feita uma identificação por radiofrequência (RFID, na sigla em inglês) de alguém previamente cadastrado.
Os dados são então armazenados em um microchip – nome, idade, cargo ou função, nível de acesso e/ou as demais informações necessárias para o controle de acesso a um determinado local. O responsável pelo sistema é que define que informações devem constar no cadastro e os níveis de prioridade de acesso de cada um, quando existirem.
Assim, esse microchip emite um sinal por radiofrequência para um equipamento receptor dessas informações. Dessa forma, como os ambientes são integrados através de um software, toda a circulação de pessoas pode ser controlada dentro de uma área com equipamentos de leitura, os quais estão distribuídos no ambiente a ser monitorado.
Vantagens da identificação de pessoas por radiofrequência
São muitas as vantagens da identificação de pessoas por RFID. Uma delas é que a tecnologia pode assumir diversos formatos, como tags, crachás, cartões, pulseiras e até biochip. Você escolhe o tipo mais adequado para o ambiente, evento ou empresa. Fora isso, são duráveis e reutilizáveis.
Outra vantagem é que a RFID não apenas identifica as pessoas que podem acessar determinados locais, mas também podem monitorar roteiros. E todo o histórico e informações controladas ficam devidamente gravadas para serem acessadas se for preciso.
Por outro lado, é possível guardar uma quantidade imensa de informações na RFID. Esses dados podem ser utilizados como identificação biométrica em passaportes e identidades, por exemplo.
A tecnologia também permite que o sistema seja personalizado com diferentes níveis e acessos. Dessa forma, o controle e a segurança são muito maiores, já que é possível saber quem acessou determinada sala ou parte da empresa e em que momento.
Onde a tecnologia pode ser usada?
A princípio a RFID pode ser usada em qualquer ambiente que precise ter o acesso de pessoas controlado. Veja alguns exemplos:
- Identificação e monitoramento de pacientes desde a entrada nas unidades de saúde à alta, com gravação do histórico de atendimentos, medicações e procedimentos em geral, possibilitando também posterior controle da saúde;
- Eventos em geral (esportivos e culturais, cinema, shows, teatros, parques, jogos), controlando a entrada do público, setores, acesso ao palco, bastidores, camarotes, etc;
- Estacionamentos de condomínios residenciais, centros comerciais, shoppings, supermercados, empresas, etc;
- Para acesso e controle de alunos nas instituições de ensino em geral, como colégios e universidades;
- Liberação de acesso de funcionários através de tags RFID aplicáveis ao tecido do uniforme;
- Portarias remotas, com sistema de segurança virtual;
- e muitas outras aplicações.
Como escolher a melhor RFID para o seu negócio?
Para cada modelo de negócio há uma solução RFID que melhor atende às suas necessidades.
Há três tipos de RFID:
RFID ativa – Tem fonte de energia própria tanto para alimentar seu circuito quanto para fazer a troca de informações. Dessa forma pode executar tem maior capacidade de armazenamento, pode executar tarefas mais complexas e suporta componentes externos como sensores ou outros dispositivos semelhantes. Vale ressaltar que as etiquetas RFID ativas possuem um custo mais elevado devido à complexidade do sistema.
RFID passiva – São o tipo mais simples e comum. Não têm bateria e seus circuitos são alimentados através das ondas eletromagnéticas emitidas pela antena do leitor. Dessa forma, não podem iniciar nenhuma comunicação por conta própria e funcionam a curta distância. As etiquetas passivas também contam com uma alta capacidade de estabilidade, podendo ser produzido milhões de inlays ao dia com valor atrativo para o mercado. Vale lembrar que possuem maior vida útil.
RFID semipassiva – Apesar de possuir uma bateria, serve apenas para alimentar os circuitos internos e não para criar um novo sinal de radiofrequência para o leitor. Como depende do sinal do leitor para se comunicar, é semelhante ao identificador passivo – mas tem alimentação interna como o identificador ativo.
Outro ponto a ser lembrado é que a etiqueta semipassiva não é tão utilizada hoje em dia por possuir baixa capacidade de produtividade, além de custo médio em relação ao modelo ativo.
Além desses três tipos, as RFID também podem ter frequências diferentes, variando o alcance entre o leitor e a RFID e, portanto, mudando também o tipo de aplicação mais indicada.
LF (low frequency ou baixa frequência) – O alcance entre o leitor e a etiqueta é de menos de meio metro, sendo ideal para o controle de acesso de pessoas. Possui 128 Khz.
HF (high frequency ou alta frequência) – Esta frequência possui 13,56 Mhz. O alcance é inferior a um metro. São ideais para pulseiras de identificação de pessoas, bilhetes únicos e etiquetas antifurto.
UF (ultra high frequency ou frequência muito alta) – Até 12 metros de alcance entre a etiqueta e o leitor. Por causa da distância, esse tipo é mais usado para controlar estoques empresariais. Lembrando que possui 915 Mhz.
O uso da solução RFID para controlar o acesso de pessoas torna os ambientes muito mais seguros, gerando um grau de eficiência e praticidade que agrega valor aos mais diversos modelos de negócios.
Agora que você já sabe como funciona e todas as vantagens dessa tecnologia, aproveite para descobrir como a RFID pode ajudar também nas suas campanhas de marketing!
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