Se o varejo digital vem revolucionando a forma como adquirimos produtos, o uso da tecnologia RFID por parte das empresas certamente é um passo a mais nessa transformação.
Afinal, o sistema RFID consegue otimizar a gestão de estoque do varejo digital, além de promover outras vantagens que aumentam as chances de vendas.
Vamos entender melhor sobre este assunto agora mesmo!
O que é varejo digital?
O varejo digital, ou varejo online, nada mais é do que a venda de produtos e serviços diretamente ao consumidor final por meios digitais.
Na prática, as empresas podem ter seu varejo totalmente digital por meio das lojas virtuais e marketplaces, ou, ainda, terem lojas virtuais e também pontos de vendas físicos.
Nos últimos tempos, o varejo digital teve um crescimento acima da média. Aliás, muito por conta da crise gerada pela pandemia de coronavírus.
Muitas lojas tradicionalmente físicas tiveram que migrar para a internet, ao mesmo tempo em que e-commerces foram criados do zero.
Segundo dados da Neotrust, apenas no primeiro trimestre de 2021, o varejo digital teve um crescimento de mais de 70% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Essa é uma prova da força desse tipo de empreendimento, não é mesmo? Porém, é preciso ter em mãos ferramentas igualmente tecnológicas para otimizar os processos, deixando a experiência do cliente mais simples e satisfatória.
Por isso, continue lendo para entender como o sistema RFID entra nessa história.
Quais os benefícios do varejo digital?
Além de proporcionar praticidade aos clientes na hora de adquirir produtos e serviços, vamos relembrar algumas vantagens do varejo digital para as empresas:
O varejo digital é escalável
Ao oferecer produtos pela internet, não há limites para expandir o número de clientes.
Mesmo que, à princípio, você comece vendendo os produtos a nível local ou regional, essa forma de comercialização te permite expandir o negócio de forma sustentável. Você não precisará investir em determinados itens, como o aluguel de pontos físicos, por exemplo.
Você vende 24 horas por dia no varejo digital
Outra grande vantagem de vender pela internet é que as vendas ocorrem de forma passiva. Os clientes poderão fazer as compras em qualquer dia e horário, sem que a sua equipe esteja de prontidão.
É claro que isso não se aplica à entrega dos produtos, mas já é uma vantagem importante para a praticidade dos clientes e o aumento das suas vendas.
O varejo digital está incluído na tendência do omnichannel
Omnichannel é a integração e convergência de diversos canais de vendas, o que é uma forte tendência no varejo.
Isso porque os clientes praticamente não diferenciam mais o mundo online do offline em termos de compras – afinal, a integração desses dois mundos está cada vez mais presente.
Por isso é que lojas físicas também podem migrar para a internet sem abrirem mão de suas vendas presenciais, mas como uma forma de expandir seus negócios e facilitar a vida dos clientes.
E com a tecnologia, ponto físico e digital ficam totalmente integrados, facilitando a gestão da empresa.
O varejo digital tem menos custos operacionais
Como dissemos, gastos com aluguel de pontos físicos, compra de equipamentos específicos e outras despesas são dispensáveis no varejo digital.
Em relação ao espaço físico, o investimento se dará basicamente na logística de estoque e distribuição das mercadorias. Aliás, é aqui que o RFID entra para ajudar nesse procedimento, conforme veremos a seguir.
Como o RFID otimiza os processos do varejo digital?
A tecnologia RFID é uma das soluções ideais para o varejo digital. Você sabe como ela funciona?
RFID é a sigla traduzida de Identificação por Radiofrequência. Isso quer dizer, na prática, utilizar etiquetas com essa tecnologia para a identificação dos produtos em tempo real.
Uma etiqueta RFID é composta por um microchip onde são gravados os dados da mercadoria. Além disso, a própria etiqueta também conta com uma pequena antena que capta o sinal de radiofrequência.
Então, quando a mercadoria com a etiqueta RFID passa por um leitor RFID – que pode ser portátil ou de tamanho maior – os dados do microchip são enviados ao computador conectado ao sistema de gestão.
O RFID apresenta mais benefícios do que o código de barras para o varejo digital por alguns motivos, tais como:
- cada produto recebe uma identificação exclusiva;
- várias etiquetas RFID podem ser lidas ao mesmo tempo (aliás, centenas delas);
- o tempo de contagem das mercadorias em um estoque fica mais rápido e à prova de erros, pois não ocorre leitura duplicada.
Por isso, vale a pena investir nas etiquetas RFID para os seus produtos no varejo digital. Vamos falar sobre algumas aplicabilidades do sistema:
O RFID é ideal para o controle do estoque do varejo digital
A logística do estoque ganha novos patamares com as etiquetas RFID.
Além de proporcionar a contagem das mercadorias de forma mais rápida e segura, todo o trajeto do produto pode ser monitorado até chegar ao cliente final.
O inventário da empresa também passa a ter alta acuracidade, já que a contagem também pode ser feita por meio do sistema RFID.
O RFID agiliza o check-out dos produtos
Como a leitura dos dados das etiquetas RIFD é feita de forma simultânea e muito rápida, o procedimento de saída das mercadorias vendidas também fica muito mais ágil.
Aliás, saiba que as etiquetas RFID podem ser lidas até mesmo se estiverem dentro de embalagens de diferentes materiais. Isso facilita muito a rotina de contagem do estoque e também da chegada e saída dos produtos.
As etiquetas RFID ajudam no giro de estoque
Fica muito mais fácil controlar a entrada e saída de mercadorias do estoque no varejo digital, tanto por conta do tempo reduzido de contagem quanto da exclusividade de identificação de cada produto.
Além disso, saiba que no microchip interno da etiqueta, você consegue gravar muitos dados sobre os produtos. E isso ajuda muito na hora de saber quais deles estão prestes a vencer o prazo de validade, no caso de itens perecíveis.
Na hora da própria contagem do estoque, você consegue saber quais produtos estão para vencer, fazendo com que você consiga tomar decisões importantes para a saída deles (como uma promoção, por exemplo).
Conclusão: precisa implementar a tecnologia RFID no varejo digital?
A Haco é pioneira no estudo e no desenvolvimento do sistema RFID no Brasil. Temos a expertise de produzir as melhores etiquetas de acordo com as necessidades das empresas físicas e digitais.
Além disso, também ajudamos em todo o processo de implementação do sistema na rotina de logística do seu negócio.
Confira no vídeo abaixo o case de sucesso da Havan, que contou com a Haco para implementar o sistema RFID em seu estoque e outros departamentos:
E então? Quer conhecer mais sobre como a tecnologia RFID pode ajudar em seu negócio de varejo digital? Entre em contato com a nossa equipe agora mesmo!
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