RFID: O que é?

12 nov, 2024 | Primeiros Passos, Tecnologia | 0 Comentários

Reading Time: 2 minutes

Uma dúvida comum sobre a tecnologia RFID: o que é, como funciona, por que usar e quanto custa implementar esta tecnologia nas empresas.

Você sabia que essa tecnologia está revolucionando a forma como empresas gerenciam os seus estoques? Neste artigo, vamos descomplicar o RFID, entender as suas vantagens, aplicação e quais equipamentos são necessários para a sua implementação. Vamos lá?

RFID: o que é e como funciona?

O RFID é uma abreviação de “Identificação por Radiofrequência”, uma tecnologia que permite a identificação de produtos por meio de sinais de rádio, tornando o processo muito mais ágil e eficiente, se comparado com o uso do código de barras, por exemplo.

Quando uma etiqueta RFID passa pelo alcance de um leitor, o microchip da etiqueta envia seus dados para o sistema de gestão conectado, capaz de ler centenas de etiquetas simultaneamente.

Como colocar isso em prática?

Alguns equipamentos são essenciais para que a tecnologia funcione corretamente. Como as etiquetas RFID se comunicam por ondas de rádio com diversas frequências (UHF, HF ou LF), o sinal de radiofrequência é indispensável para qualquer projeto.

Além disso, é necessário contar com um leitor, que pode ser fixo ou portátil, dependendo das necessidades de cada empresa.

As etiquetas RFID ou tags, contém um microchip que armazena dados. Elas podem ser produzidas com diversos materiais e adaptam-se à vários setores e aplicações.

E por fim, mas não menos importante, um computador que, conectado ao sistema, traduz as informações das etiquetas e as integra ao sistema de gestão da empresa.

Por que usar RFID?

• Agilidade e eficiência: ideal para logística e inventário, o RFID lê até 600 etiquetas ao mesmo tempo, acelerando processos e evitando retrabalhos.

• Leitura à distância: ao contrário do código de barras, a tecnologia permite a leitura a metros de distância e até mesmo através de caixas e pallets, facilitando o controle de estoque.

• Identificação exclusiva: cada etiqueta possui um código único, aumentando a precisão no controle e rastreabilidade dos produtos.

Outro benefício do RFID é a possibilidade de aplicá-lo em diversos segmentos, incluindo controle de produção, gestão de estoques físicos e online, controle de acesso, rastreio de bagagens e animais, aplicações em hospitais, bibliotecas, pedágios, entre outros.

A pergunta que não quer calar: quanto custa implementar RFID?

Cada projeto é único e por isso, o custo de um sistema RFID varia conforme as necessidades de cada cliente, considerando fatores como objetivos, materiais da etiqueta e locais de instalação.

Mas uma coisa é certa: a Haco, pioneira em RFID no Brasil, tem expertise para desenvolver soluções personalizadas e eficazes para cada negócio.

Gostou deste conteúdo? Então continue acompanhando o nosso blog. No nosso próximo post, você irá conhecer as principais diferenças entre as tecnologias RFID e NFC e como aplicá-las no contexto da moda.

Clique aqui e conheça um passo a passo para implementar a esta tecnologia em seu negócio.

Rate this post

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Vantagens de aplicar a tecnologia RFID no armazenamento logístico

Reading Time: 3 minutes

Reading Time: 3 minutes A agilidade e eficiência nos centros de distribuição são essenciais para o seu bom funcionamento e a tecnologia RFID pode ajudar neste processo. As etiquetas RFID (Identificação por Radiofrequência) fazem a leitura dos códigos de identificação por meio de ondas de rádio, facilitando assim a sua leitura. Veja as principais vantagens da sua aplicação nos armazéns logísticos.

HACO RFID x código de barras: 5 motivos para aderir à nova tecnologia

A transformação digital está mudando definitivamente a forma de fazer negócios e a HACO RFID é uma parte importante desse processo, proporcionando mais segurança, agilidade, rastreabilidade e redução de custos.  Por isso, cada vez mais o varejo está trocando o antigo...
Inclusão digital - na imagem uma mulher branca trabalhando

Inclusão digital: como treinar colaboradores mais velhos?

Novas tecnologias não param de surgir a todo momento. E, com isso, há uma necessidade constante de reinvenção das próprias empresas para acompanhar as tendências do mercado e manter uma competitividade contínua através de ferramentas inovadoras. No entanto, nem sempre...

Logística: o que esperar desse mercado em 2023

O ano de 2023 promete começar recheado de desafios e no mundo da logística não é diferente. Dar suporte às demandas de um e-commerce cada vez mais forte e, ao mesmo tempo, humanizar o atendimento com soluções inteligentes e inovadoras são algumas delas. A vantagem é...
Tecnologia-das-Coisas.

Internet das Coisas – IOT: 6 novidades do gerenciamento de inventário

Aumentar a eficiência operacional com a Internet das Coisas (IoT) não é mais uma promessa do futuro. As soluções em IoT já são uma realidade corporativa com o uso de dados em tempo real. Em pouco tempo, aliás, a Internet das Coisas deverá ser nativa em um ambiente...
bloqueio RFID

Bloqueio RFID: entenda mais sobre esse conceito

Talvez você já tenha vivido dois lados de uma mesma situação por conta de um mesmo objeto: o seu cartão de banco. Um deles foi celebrar a facilidade de fazer pagamentos por aproximação. E o outro foi se preocupar com a facilidade de fazer pagamentos por aproximação -...

Benefícios da logística reversa: como fazer e monitorar

Um dos grandes desafios da sustentabilidade é o descarte correto dos materiais. E não só porte do comércio e das indústrias, mas também dos consumidores. No entanto, as empresas podem adotar a logística reversa, que minimiza o impacto dos detritos no meio ambiente ao...
haco rfid setores nao varejistas que se beneficiam dessa tecnologia

HACO RFID: 9 setores não varejistas que se beneficiam dessa tecnologia

A tecnologia RFID tem sido muito utilizada no varejo, principalmente na gestão de estoque. A substituição do código de barras pelo sistema traz tantos benefícios que já é considerada uma das principais estratégias para aumentar a competitividade no setor. Mas ele não...
Rastreabilidade de produtos

Rastreabilidade de produtos: da saída da fábrica até o PDV

A rastreabilidade de produtos é uma das formas mais importantes de controle logístico. O processo permite que uma empresa faça todo o caminho de determinado item, da saída da fábrica ao PDV. Assim, é possível acompanhar todo o trajeto do artigo, podendo, inclusive,...
O que considerar antes de adotar tecnologias na gestão de estoque

O que considerar antes de adotar tecnologias na gestão de estoque

Uma boa gestão de estoque é fundamental para a saúde financeira da empresa. O monitoramento eficiente da cadeia de suprimentos evita o desperdício, favorece o capital de giro, otimiza o espaço físico e ainda gera conhecimento da oferta e da procura. No entanto, nem...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This