Neste artigo, vamos esclarecer uma dúvida comum sobre a tecnologia RFID: o que é, como funciona e por que utilizá-la na rotina de empresas e indústrias.
Vamos lá?
RFID: o que é e como funciona?
Antes de tudo, o significado de RFID é Radio Frequency Identification, traduzido como Identificação por Radiofrequência.
Em outras palavras, isso quer dizer que é um sistema que identifica produtos por meio de um sinal de radiofrequência – produtos esses que contêm etiquetas RFID.
Apesar de gerar excelentes resultados para as empresas, a tecnologia de radiofrequência funciona de uma maneira simples:
- Dentro do campo de radiofrequência, a etiqueta RFID entra em contato com o leitor;
- Os dados gravados no microchip interno da etiqueta enviam as informações ao computador conectado ao sistema de gestão.
Daí você pode pensar: “Mas então não é melhor continuar utilizando o tradicional código de barras para a leitura dos dados das etiquetas?”.
Depois de entender o que quer dizer a sigla RFID, vamos a uma grande vantagem do sistema: ele consegue ler centenas de etiquetas ao mesmo tempo.
Mas sobre isso, falaremos logo adiante aqui no artigo!
Quais são os equipamentos que compõem a tecnologia RFID?
De uma forma geral, até o momento vimos sobre RFID – o que é e como funciona. Mas agora vamos falar sobre os equipamentos necessários para que o sistema funcione nas empresas e indústrias.
Em síntese, são eles:
Sinal de radiofrequência
Nesse sentido, entende-se como sinal de radiofrequência a comunicação que fica dispersa no ar por meio de ondas de rádio.
Existem vários tipos de frequência de ondas de rádio, ou seja, tipos de níveis de alcance de leitura.
Por fim, de maneira geral, o sistema RFID pode ser utilizado nas frequências UHF (Ultra High Frequency), HF (High Frequency) ou LF (Low Frequency). A escolha dependerá de diversos fatores.
Leitor RFID
O leitor RFID é um equipamento específico para a leitura dos dados do microchip que fica encapsulado na etiqueta.
Contudo, existem diferentes tipos de leitor RFID, desde os portáteis (conhecidos como handhelds) e leitores fixos, que podem ser fixados em superfícies, como as paredes.
A escolha do leitor também é feita com base em várias características do projeto, como, por exemplo, o alcance de leitura.
Tags RFID
As tags RFID são as etiquetas compostas por um microchip interno e o revestimento externo, que pode ser de diferentes materiais, sejam eles rígidos, flexíveis ou semiflexíveis, como por exemplo:
- Adesivo;
- Papel;
- Plástico;
- Silicone;
- Tecido;
- Epóxi;
- Cartão;
- Argola;
- Vidro.
Enfim, para saber como funcionam as tags, assista ao vídeo a seguir:
Computador
Por fim, para que os dados armazenados no microchip sejam traduzidos em informações sobre as mercadorias, é necessário que o sistema RFID esteja conectado ao computador – e este, por sua vez, conectado ao sistema de gestão da empresa.
Uma grande vantagem do RFID é que ele se integra facilmente aos sistemas, incluindo o uso da tecnologia EDI (Eletronic Data Interchange).
Nesse sentido, mais especificamente sobre isso, assista o vídeo abaixo:
Por que usar RFID e quais as principais aplicações?
Agora que já conhecemos sobre os principais pontos de RFID – o que é, como funciona e os equipamentos básicos, uma pergunta importante é: por que, afinal, investir nessa tecnologia?
Melhorias de performance nas diversas áreas de uma empresa ou indústria
O fato é que o RFID facilita muito mais a área de logística de uma empresa ou indústria. Para você ter uma ideia, o sistema pode ler cerca de 600 etiquetas ao mesmo tempo. Isso quer dizer uma contagem 25% mais rápida, principalmente em grandes departamentos.
E se existe uma contagem mais rápida, essa vantagem vai sendo repercutida nos demais procedimentos, seja de distribuição das mercadorias, contagem do inventário, tempo de entrega dos produtos a fornecedores e clientes finais, etc. Então, é uma reação em cadeia.
Facilidade de leitura
Aliás, com o sistema RFID, nem é necessário que as mercadorias estejam próximas do leitor – como ocorre com o código de barras. Em alguns casos, estando a dezenas de metros do campo de radiofrequência, a leitura é efetivada.
Isso significa, também, que a etiqueta RFID pode ler em diversas superfícies sem a necessidade de abrir as embalagens.
Ela pode ser lida através de caixas, pallets e outras superfícies, reduzindo ainda mais o tempo de procedimento de entrada, saída e contagem de mercadorias. Lá na outra ponta, quem ganha é o seu cliente e/ou fornecedor.
Identificação exclusiva
Outra vantagem é que, ao contrário do código de barras, cada etiqueta recebe uma identificação exclusiva. Ou seja, mesmo idênticos, cada produto tem sua identificação, resultando em uma alta acuracidade de estoque e de inventário.
Outras vantagens de saber o que é RFID e utilizá-lo na empresa, como por exemplo:
- Economia de mão de obra;
- Aumento da produtividade e eliminação de retrabalho nos departamentos que contam com RFID;
- Durabilidade maior das tags de radiofrequência em relação a outras etiquetas.
- Facilidade no rastreio dos produtos.
Por exemplo, em relação às aplicações do sistema de radiofrequência, temos:
- Controle de produção;
- Pagamento sem filas no PDV;
- Criação de provador, armários e prateleiras inteligentes;
- Gerenciamento da cadeia de suprimentos;
- Controle de acesso;
- Integração do estoque de lojas físicas e virtuais;
- Rastreabilidade de bagagens e de animais;
- Hospitais;
- Bibliotecas;
- Pedágios.
Qual é o custo para instalar RFID?
Cada projeto RFID é único; por isso, não é possível determinar um valor sem antes avaliarmos diversas características, o que inclui:
- Objetivos;
- Materiais das etiquetas de radiofrequência;
- Faixa de leitura da radiofrequência;
- Locais de implantação do sistema.
Enfim, em todos esses casos, saiba que a Haco é pioneira na tecnologia RFID aqui no Brasil e está apta a fazer um projeto assertivo de implantação do sistema, independentemente do porte e segmento da sua empresa ou indústria.
No próximo post, vamos falar sobre cada uma das características que avaliamos para um projeto RFID? Conheça um passo a passo para implementar a esta tecnologia em seu negócio.
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