RFID: O que é?

12 nov, 2024 | Primeiros Passos, Tecnologia | 0 Comentários

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Uma dúvida comum sobre a tecnologia RFID: o que é, como funciona, por que usar e quanto custa implementar esta tecnologia nas empresas.

Você sabia que essa tecnologia está revolucionando a forma como empresas gerenciam os seus estoques? Neste artigo, vamos descomplicar o RFID, entender as suas vantagens, aplicação e quais equipamentos são necessários para a sua implementação. Vamos lá?

RFID: o que é e como funciona?

O RFID é uma abreviação de “Identificação por Radiofrequência”, uma tecnologia que permite a identificação de produtos por meio de sinais de rádio, tornando o processo muito mais ágil e eficiente, se comparado com o uso do código de barras, por exemplo.

Quando uma etiqueta RFID passa pelo alcance de um leitor, o microchip da etiqueta envia seus dados para o sistema de gestão conectado, capaz de ler centenas de etiquetas simultaneamente.

Como colocar isso em prática?

Alguns equipamentos são essenciais para que a tecnologia funcione corretamente. Como as etiquetas RFID se comunicam por ondas de rádio com diversas frequências (UHF, HF ou LF), o sinal de radiofrequência é indispensável para qualquer projeto.

Além disso, é necessário contar com um leitor, que pode ser fixo ou portátil, dependendo das necessidades de cada empresa.

As etiquetas RFID ou tags, contém um microchip que armazena dados. Elas podem ser produzidas com diversos materiais e adaptam-se à vários setores e aplicações.

E por fim, mas não menos importante, um computador que, conectado ao sistema, traduz as informações das etiquetas e as integra ao sistema de gestão da empresa.

Por que usar RFID?

• Agilidade e eficiência: ideal para logística e inventário, o RFID lê até 600 etiquetas ao mesmo tempo, acelerando processos e evitando retrabalhos.

• Leitura à distância: ao contrário do código de barras, a tecnologia permite a leitura a metros de distância e até mesmo através de caixas e pallets, facilitando o controle de estoque.

• Identificação exclusiva: cada etiqueta possui um código único, aumentando a precisão no controle e rastreabilidade dos produtos.

Outro benefício do RFID é a possibilidade de aplicá-lo em diversos segmentos, incluindo controle de produção, gestão de estoques físicos e online, controle de acesso, rastreio de bagagens e animais, aplicações em hospitais, bibliotecas, pedágios, entre outros.

A pergunta que não quer calar: quanto custa implementar RFID?

Cada projeto é único e por isso, o custo de um sistema RFID varia conforme as necessidades de cada cliente, considerando fatores como objetivos, materiais da etiqueta e locais de instalação.

Mas uma coisa é certa: a Haco, pioneira em RFID no Brasil, tem expertise para desenvolver soluções personalizadas e eficazes para cada negócio.

Gostou deste conteúdo? Então continue acompanhando o nosso blog. No nosso próximo post, você irá conhecer as principais diferenças entre as tecnologias RFID e NFC e como aplicá-las no contexto da moda.

Clique aqui e conheça um passo a passo para implementar a esta tecnologia em seu negócio.

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