A implantação RFID em uma empresa ou indústria necessita passar por uma boa fase de planejamento. Afinal, estamos falando de um projeto de tecnologia que mudará alguns processos corporativos.
Por isso, confira a seguir algumas dicas importantes para a construção de um projeto RFID.
Como funciona a tecnologia RFID?
Antes de tudo, vamos relembrar rapidamente como funciona o sistema RFID. Trata-se de uma tecnologia que utiliza sinal de radiofrequência para identificação, detecção e rastreio de mercadorias e também de pessoas.
O RFID é um grande avanço em relação ao tradicional código de barras porque cada produto recebe uma identificação exclusiva. Como resultado, facilita muito o rastreio e a contagem dos materiais, otimizando a logística e o processo de inventário.
Além disso, o sinal de radiofrequência consegue ler os dados de centenas de etiquetas RFID simultaneamente, otimizando também o tempo destinado ao processo de logística e de venda dos produtos.
A etiqueta RFID é composta por um microchip com os dados armazenados, uma pequena antena receptora das informações e o revestimento da etiqueta, que pode ser de diferentes materiais.
Então, ao entrar em um campo do leitor de radiofrequência, os dados contidos no microchip são enviados ao computador conectado no sistema de gestão da empresa.
Dessa forma, assista ao vídeo abaixo para entender mais sobre o funcionamento do RFID:
Etapas da implantação RFID
1. Defina os objetivos de implantar RFID
Acima de tudo, o primeiro grande passo da implantação RFID é entender os motivos de investir nessa tecnologia.
- Em quais departamentos da empresa ou indústria será implantado o RFID?
- Por que?
- Quais são as demandas que precisam ser resolvidas (por exemplo: erros na contagem do estoque e do inventário, lentidão na logística e na fila do caixa, etc.)?
- Quais objetivos, enfim, a empresa precisa colher ao implantar RFID?
2. Analise a situação atual da logística da empresa
Entender como montar um sistema RFID está diretamente relacionado a entender a situação atual da empresa.
Dessa forma, é preciso fazer um levantamento aprofundado sobre a situação dos processos da empresa que necessitam do sistema RFID. Aliás, isso é muito importante, pois também auxiliará na escolha dos tipos de etiquetas que serão utilizadas.
Portanto, colete informações em todos os departamentos envolvidos, tais como:
- equipe de TI;
- logística;
- gestão;
- controle de estoque;
- distribuição;
- usuários finais.
Questione as mesmas perguntas da dica anterior para entender quais são as demandas de cada departamento que podem ser resolvidas com as etiquetas RFID.
3. Documente os requisitos para implantação RFID
É importante que todo projeto de implantação de RFID esteja bem documentado, ainda que seja um projeto em pequena escala. Assim, será possível também realizar um levantamento mais detalhado dos custos.
O documento precisa conter cada especificação necessária para a correta implantação da tecnologia. Bem como as responsabilidades de todos os envolvidos com as respectivas assinaturas.
O que precisa constar no documento de implantação RFID:
- Requisitos tecnológicos;
- Segurança;
- Manutenção do sistema;
- Rede;
- Fatores ambientais;
- Etiquetas RFID;
- Produção;
- Preocupações regulatórias;
- Confiabilidade do sistema.
Não se preocupe com essa etapa, pois ela pode ser feita em conjunto com a empresa que implantará a tecnologia – pelo menos aqui na Haco, nós auxiliamos você em todas as etapas.
4. Analise os locais de implantação do sistema RFID
A tecnologia RFID funciona por meio de sinal de radiofrequência. Portanto, é fundamental que se faça uma análise dos locais onde serão instalados os leitores e as antenas.
Essa etapa também é importante porque é preciso saber se já existe sinal de radiofrequência na área ou elementos que possam causar alguma interferência. Bem como testar a qualidade e a potência do sinal.
A metodologia utilizada nessa etapa é o Site Survey, a mesma metodologia de identificação da capacidade de transmissão de dados em uma infraestrutura de rede. Ele também auxilia na identificação da quantidade de equipamentos a serem instalados.
5. Analise a integração do sistema RFID com o sistema de gestão da empresa
Assim como, a integração do sistema RFID com o sistema de gestão da empresa é fundamental para o sucesso do projeto.
Ela se faz por meio do middleware, que é o intermediário que integra os dados captados pelos sensores e leitores aos sistemas ERP ou WMS em tempo real.
Dessa forma, nessa etapa, é importante reunir toda a equipe de TI da empresa para a realização do levantamento e das especificações a serem implementadas na integração. Toda a comunicação do sistema RFID depende dessa etapa.
6. Escolha o modelo de etiqueta RFID
A partir dos levantamentos feitos nas etapas anteriores, por fim, será possível identificar os tipos de etiquetas RFID que serão implementadas.
Existem dois tipos de etiquetas: a ativa e a passiva. Cuja diferença se dá pela existência ou não de uma bateria interna, tornando o alcance do sinal maior ou menor, bem como o tamanho ideal de cada etiqueta.
Portanto, a escolha das etiquetas RFID precisa ser feita após a análise das seguintes características:
- Locais de aplicação das etiquetas;
- Condições do ambiente (como a umidade ou não do local, por exemplo);
- Quantidade de dados armazenados no microchip interno da etiqueta;
- Tipo de leitor que será adotado;
- Qualidade da receptibilidade do sinal de radiofrequência;
- Forma de fixação da etiqueta na mercadoria.
7. Treine a sua equipe
O treinamento da equipe é fundamental para o sucesso da implantação RFID. Afinal, a tecnologia certa e os profissionais capacitados é que fazem o sucesso do projeto.
Uma dica importante é construir um “manual do usuário”, esclarecendo todas as dúvidas e procedimentos a serem realizados em determinadas situações.
Conclusão: A Haco pode te ajudar no projeto de implantação RFID
O processo de implantação RFID é algo que precisa ser bem planejado. Afinal, estamos falando de uma intensa transformação digital na empresa ou indústria.
Lembre-se que depois de pronto, o projeto trará todos os benefícios que essa tecnologia tem proporcionado aos empreendimentos.
Assista abaixo ao case de sucesso das lojas Havan, que implementou o sistema RFID com a ajuda da Haco:
A Haco é pioneira na tecnologia RFID no Brasil e pode te auxiliar no desenvolvimento do seu projeto, independentemente do porte do seu empreendimento.
0 comentários